Comentários em: Rodrigo McSilva – Já existe capa para o “Escritos dos Ancestrais” (Campos de Odelberon #1) https://branmorrighan.com/2010/08/rodrigo-mcsilva-ja-existe-capa-para-o.html Literatura, Leitura, Música e Quotidiano Wed, 23 Dec 2020 21:11:29 +0000 hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.8.2 Por: Vitor Frazão https://branmorrighan.com/2010/08/rodrigo-mcsilva-ja-existe-capa-para-o.html#comment-3987 Sun, 05 Dec 2010 18:14:35 +0000 #comment-3987 A primeira vez que ouvi falar deste livro fiquei curioso, porém, mantive as minhas expectativas baixas, para evitar desgostos. Afinal, os mitos que o autor pretendia utilizar haviam-me feito companhia durante a infância e todos sabemos quão delicadas são essas memórias.

Terminada a leitura devo dizer que não desapontou, sendo o balanço positivo. Por um lado, deu-me a oportunidade de rever “velhos amigos”, por outro, fui apresentado a outros que não conhecia tão bem. Mitos testados pelo tempo, aliados a novas histórias concebidas à medida que essas entidades ancestrais foram tiradas do seu ambiente natural e colocadas em novos cenários, numa temática de êxodo/conquista do Novo Mundo, permitiu uma narrativa interessante.

Contudo, não há bela sem senão. Uma vez que aborda as vivências de diversos povos ao longo de várias décadas, é um épico e, como tal, centra-se nos eventos em grande escala em detrimento dos indivíduos, acabando a acção por ser acelerada e as personagens pouco aprofundadas. Infelizmente, tendo em conta os parâmetros do livro, seria difícil ao autor contornar essa questão.

A título pessoal, devo dizer que não sou fã da divisão vincada entre o Bem e o Mal que o autor concebe, em que os maus são feios, porcos e imorais, sendo os bons a personificação de tudo o que está certo. Lá está, é uma questão de gostos.

http://cronicasobscuras.blogspot.com/

]]>