Comentários em: [Opinião Blog Morrighan] Ser Blogger nos Dias de Hoje https://branmorrighan.com/2012/12/opiniao-blog-morrighan-ser-blogger-nos.html Literatura, Leitura, Música e Quotidiano Wed, 23 Dec 2020 20:45:47 +0000 hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.8.2 Por: Flávio Gonçalves https://branmorrighan.com/2012/12/opiniao-blog-morrighan-ser-blogger-nos.html#comment-2227 Fri, 07 Dec 2012 03:42:17 +0000 #comment-2227 Para dar vazão aos livros que recebo para resenhar no "O Diabo" tenho pensado em fazer resenhas no meu blogue e no http://www.geopol.com.pt

Por razões de espaço (a secção de cultura do "O Diabo" só tem uma página para livros e revistas) normalmente não publico resenhas a livros que ache muito mais, salvo quando acho que o autor e/ou a editora merecem uma chamada de atenção de tão horrendo que é o produto.

Mas já tinha essa impressão, de que a maior parte dos blogues literários não são de fiar, pois mais parecem um esquema para obter livros gratuitos e domina o "gostei muito" para não irritar o editor.

Eu tenho tentado disciplinar as editoras a enviar-me somente os livros que me despertem a atenção, pois volta e meia quase que recebo uma caixa de uma vez na redacção com livros cujos títulos e sinopres da contracapa já me parecem de fugir, nestes casos admito que me sinto "pressionado" pelos editores a publicitar um produto que eles próprios já devem saber à partida que não é dos melhores.

Se começar a resenhar na blogosfera e no GeoPol, creio que vou abandonar a minha política de não publicar resenhas a livros "maus".

Manteres um blogue activo hoje, quando reina supremamente o vampirismo do facebook, é de louvar 🙂

]]>
Por: Isabel Maia https://branmorrighan.com/2012/12/opiniao-blog-morrighan-ser-blogger-nos.html#comment-2226 Mon, 03 Dec 2012 17:53:09 +0000 #comment-2226 Excelente artigo Sofia!
Acho que principalmente nós, bloggers mais antigos, sentimos exactamente o que referes na crónica. Quando começamos os nossos espaços, ou por iniciativa própria ou por inspiração de outros já existentes, fomos com o propósito que referes. Um espaço nosso, que reflectisse a nossa personalidade, diferente dos já existentes e que não fosse "another face in the crowd", passe a expressão.
Hoje em dia, sempre que abro o Google Reader, 20 dos 50 artigos à minha espera são todos iguais. E isso chateia, é tempo útil que se perde!
Posso ser seguidora no silêncio mas estou aqui todos os dias a ler os teus posts! Muito sucesso para o Morrighan 🙂

]]>
Por: Morrighan https://branmorrighan.com/2012/12/opiniao-blog-morrighan-ser-blogger-nos.html#comment-2225 Mon, 03 Dec 2012 15:01:30 +0000 #comment-2225 Olá Joana! Claro que estou a ver quem tu és. E lembro-me de ler bastantes opiniões tuas no BLID 😉

Quanto a criares um espaço teu, fá-lo quando achares que é a altura certa e te sentires bem com isso. Certamente já terás quem o vá querer seguir dado o teu percurso no BLID. Não desanimes.

Beijinho

]]>
Por: Joana C. https://branmorrighan.com/2012/12/opiniao-blog-morrighan-ser-blogger-nos.html#comment-2224 Mon, 03 Dec 2012 12:53:17 +0000 #comment-2224 Ora portanto, li o post, li os comentários e tentei ignorar a minha vontade de escrever e seguir em frente tendo em conta que tudo o que há para dizer já foi dito. Falhei redondamente no meu objectivo.

Apesar de provavelmente não estares a ver quem sou (tomámos café com a Elphaba no Campo Pequeno durante a Feira do Livro) a verdade é que sigo o Blog já há bastante tempo. Não me recordo o que me trouxe até ele, mas lembro-me que na altura foi logo adicionado aos meus marcadores.

Que mais há a acrescentar que ainda não tinha sido dito? Nada. Não há mais nenhuma verdade a não ser a de que os Blogs hoje em dia são fotocópias baratas uns dos outros, que o que interessa é receber livros e que o resto é um sacrifício dos diabos. Durante alguns anos escrevi para o BLID, não tenho problemas em dizer que todas as críticas que escrevi eram de livros de parcerias, e orgulho-me poder dizer que quando não gostava de algo apontava o dedo e remexia na ferida. Nunca fui de andar a bajular ninguém.

Sinceramente tenho saudades de escrever opiniões quando me dá na veneta, ou porque adorei um livro ou porque o detestei, ou porque apesar de tudo acho que merece ser referenciado. Já pensei n vezes em começar o meu Blog para poder ter esta atitude. Uma das resoluções que sempre veio a acompanhar este pensamento é que se fosse em frente nunca iria querer uma parceria. Ou pelo menos não as ía procurar. x) Porque é que ainda não o fiz? Porque como alguém disse Blogs de livros hoje em dia são como cogumelos. Apesar de ir escrever porque gosto, a verdade é que também quero que as pessoas confiem no meu blog e o leiam e que ele não seja apenas mais um entre muitos. Não sei se tenho capacidade para neste momento apanhar um desgosto. Além disso a faculdade rouba-me todo o tempo, mas quando acabar a tese pode ser que finalmente ganhe coragem para realizar este pequeno sonho.

Obrigado por teres aproveitado o teu espaço para dares uns pontapés a quem os merece. 😉

]]>
Por: Joana C. https://branmorrighan.com/2012/12/opiniao-blog-morrighan-ser-blogger-nos.html#comment-2223 Mon, 03 Dec 2012 12:46:19 +0000 #comment-2223 Ora portanto, li o post, li os comentários e tentei ignorar a minha vontade de escrever e seguir em frente tendo em conta que tudo o que há para dizer já foi dito. Falhei redondamente no meu objectivo.

Apesar de provavelmente não estares a ver quem sou (tomámos café com a Elphaba no Campo Pequeno durante a Feira do Livro) a verdade é que sigo o Blog já há bastante tempo. Não me recordo o que me trouxe até ele, mas lembro-me que na altura foi logo adicionado aos meus marcadores.

Que há mais a acrescentar que ainda não tinha sido dito? Nada. Não há mais nenhuma verdade a não ser a de que os Blogs hoje em dia são fotocópias baratas uns dos outros, que o que interessa é receber livros e que o resto é um sacrifício dos diabos. Durante alguns anos escrevi para o BLID, não tenho problemas em dizer que todas as críticas que escrevi eram de livros de parcerias, e orgulho-me poder dizer que quando não gostava de algo apontava o dedo e remexia na ferida. Nunca fui de andar a bajular ninguém.

Sinceramente tenho saudades de escrever opiniões quando me dá na veneta, ou porque adorei um livro ou porque o detestei, ou porque apesar de tudo acho que merece ser referenciado. Já pensei n vezes em começar o meu Blog para poder ter esta atitude. Uma das resoluções que sempre veio a acompanhar este pensamento é que se fosse em frente nunca iria querer uma parceria. Ou pelo menos não as ía procurar. x) Porque é que ainda não o fiz? Porque como alguém disse Blogs de livros hoje em dia são como cogumelos. Apesar de ir escrever porque gosto,a verdade é que também quero que as pessoas confiem no meu blog e o leiam e que ele não seja apenas mais um entre muitos. Não sei se tenho capacidade para neste momento apanhar um desgosto. Além disso a faculdade rouba-me todo o tempo, mas quando acabar a tese pode ser que finalmente ganhe coragem para realizar este pequeno sonho.

Obrigado por teres aproveitado o teu espaço para dares uns pontapés a quem os merece. 😉

]]>
Por: Morrighan https://branmorrighan.com/2012/12/opiniao-blog-morrighan-ser-blogger-nos.html#comment-2222 Mon, 03 Dec 2012 11:46:40 +0000 #comment-2222 Olá Patrícia, fui visitar o teu cantinho e reparei que neste post, http://ler-por-ai.blogspot.pt/2012/11/curtas-26-blogs-de-livros.html, já abordavas um pouco a questão.

Eu concordo contigo, sabes? Fica cada vez mais complicado separar o trigo do joio e o nosso espaço deve ser mesmo algo com que nos sintamos bem.

Gostei mesmo do teu espaço, já o tinha visitado, mas reparei que ainda não era seguidora, já o sou!

Beijinho e obrigada pelo teu comentário!

]]>
Por: Unknown https://branmorrighan.com/2012/12/opiniao-blog-morrighan-ser-blogger-nos.html#comment-2221 Mon, 03 Dec 2012 11:40:55 +0000 #comment-2221 Olá Morrighan,
Parabéns pelo aniversário e pelo blog em si.
Gostava imenso de ler blogs de livros até que, exatamente como dizes, começaram a ser todos iguais, a comentar os mesmos livros e a fazer publicidade como se não houvesse amanhã. Ainda por cima ninguém se dá ao trabalho de fazer publicidade de forma criativa. E por causa disso todos os dias alguns blogs são retirados do meu Google Reader. Mas continuo a gostar muito de ler opiniões sobre livros e pôr ou tirar alguns da minha “lista” só por causa disso. Nunca cedi à pressão dos livros oferecidos. Na realidade não tenho tempo para ler todos os livros que tenho à minha disposição (sejam meus, emprestados ou requisitados na biblioteca), não faço questão de ler as novidades assim que são publicadas e acho que, dado o pouco tempo que tenho disponível, só devo ler o que me dá na real gana e não o que alguém acha que eu devo ler. Mas principalmente porque detesto poluição visual (aka publicidade) tenho recusado as (poucas) parcerias que já me ofereceram.
E o meu blog é fundamentalmente um registo das minhas leituras e das minhas opiniões. Já passei por fases complicadas, mas agora divirto-me imenso com os comentários insultuosos quando critico qualquer livro.
Isto tudo para dizer que, para mim, ser blogger, é algo meio privado (na realidade quase ninguém “real” tem conhecimento do meu blog) mas que me dá muito gozo.
Boas leituras

]]>
Por: Morrighan https://branmorrighan.com/2012/12/opiniao-blog-morrighan-ser-blogger-nos.html#comment-2220 Mon, 03 Dec 2012 10:05:53 +0000 #comment-2220 Alu, conheço bem o teu cantinho!

Quando os livros que leio são de editoras, envio as minhas opiniões para elas. Se responderem, muito bem, se não responderem, bem, isso fica ao critério delas.

Já tive 'parcerias', se é que a isso de pode chamar parcerias, em que só enviavam publicidade e nunca estavam receptivas a nada. Oh well, bye bye. Mas isto das parcerias é outro assunto que dá panos para mangas!!! Mal o abordei aqui 😉

Um grande beijinho e continuação de bom trabalho!

]]>
Por: Alu https://branmorrighan.com/2012/12/opiniao-blog-morrighan-ser-blogger-nos.html#comment-2219 Mon, 03 Dec 2012 09:57:46 +0000 #comment-2219 Olá!

Antes de mais, muitos parabéns pelo sucesso!
Concordo com tudo o que dizes. Tenho o Baú dos Livros há cerca de dois anos. Não é muito tempo, mas é tempo bastante para notar o aparecimento de milhões de novos blogs que acabam por ser todos iguais entre si. Recebo na minha caixa de correio montes de material publicitário de editoras e também autores. Não publico nem 1 terço, isto porque detesto aqueles blogs que so tem publicidade e 0 conteúdo!
Em relação à oferta de livros, só uma vez recebi um livro de uma editora muito conhecida. Li-o e fiz uma critica sincera. Nem uma única palavra recebi de volta…A partir daí apaguei todas as parcerias com editoras e decidi que preferia pagar pelos livros, ler o que eu quisesse e parar de tentar novas parcerias.

E nunca fui tão livre/feliz ^^
Cumps!
Alu

]]>
Por: Morrighan https://branmorrighan.com/2012/12/opiniao-blog-morrighan-ser-blogger-nos.html#comment-2218 Sun, 02 Dec 2012 23:46:17 +0000 #comment-2218 Ana C. Nunes, muito obrigada pelo teu comentário. Sigo o teu trabalho desde há imenso tempo e admiro-o muito. Gosto de ler as tuas opiniões e por isso não poderia deixar de concordar com tudo o que dizes. Talvez seja mesmo a crise, mas isso não impede as pessoas de dizerem o que pensam.

Sinto-me muito lisonjeada por gostares do meu trabalho e agradeço-te o apoio.

Continuação de um óptimo trabalho para ti também 🙂

]]>