Bruno Franco – Bran Morrighan https://branmorrighan.com Literatura, Leitura, Música e Quotidiano Mon, 28 Dec 2020 06:11:17 +0000 pt-PT hourly 1 https://wordpress.org/?v=7.0 https://branmorrighan.com/wp-content/uploads/2020/12/cropped-Preto-32x32.png Bruno Franco – Bran Morrighan https://branmorrighan.com 32 32 Bruno Franco lança o seu novo livro “Contagem Decrescente”, no dia 15 de Novembro https://branmorrighan.com/2014/11/bruno-franco-lanca-o-seu-novo-livro.html https://branmorrighan.com/2014/11/bruno-franco-lanca-o-seu-novo-livro.html#respond Mon, 03 Nov 2014 15:30:00 +0000

O livro será lançado por Alexandre Serrasqueiro, com um representante da Chiado Editora e um representante da Junta de Freguesia de Corroios. A entrada é livre.

Local: Largo do Mercado, Corroios (ao lado da Junta de Freguesia de Corroios).

Para quem não sabe onde fica, podem consultar no google maps a localização através deste link: https://www.google.pt/maps/place/Freguesia+De+Corroios/@38.641407,-9.151753,17z/data=!4m2!3m1!1s0xd193570cfa1c329:0xb66c9f6ab968c05c

]]>
https://branmorrighan.com/2014/11/bruno-franco-lanca-o-seu-novo-livro.html/feed 0
[Divulgação] Revelação da SINOPSE do livro “Contagem Decrescente” https://branmorrighan.com/2014/09/divulgacao-revelacao-da-sinopse-do.html https://branmorrighan.com/2014/09/divulgacao-revelacao-da-sinopse-do.html#respond Sat, 13 Sep 2014 17:25:00 +0000

Há uns dias divulguei aqui que o Bruno Franco ia ver o seu segundo livro publicado e a capa foi então anunciada. Desta vez, mostro-vos a sinopse e remeto-vos para o blogue do autor onde este vai colocando todas as actualizações referentes à obra: https://branmorrighan.com/2014/09/update-4-sinopse-de-contagem-decrescente.html

A minha opinião sobre o seu primeiro livro, O Novo Membro, pode ser lida aqui: http://www.branmorrighan.com/2010/07/opiniao-o-novo-membro-de-bruno-franco.html

]]>
https://branmorrighan.com/2014/09/divulgacao-revelacao-da-sinopse-do.html/feed 0
Depois de O Novo Membro, Bruno Franco prepara-se para lançar Contagem Decrescente! https://branmorrighan.com/2014/09/depois-de-o-novo-membro-bruno-franco.html https://branmorrighan.com/2014/09/depois-de-o-novo-membro-bruno-franco.html#respond Sat, 06 Sep 2014 12:19:00 +0000

Lembram-se do Bruno Franco? Foi em 2010 que entrei em contacto consigo e com a sua obra e é agora, passados quatro anos, que finalmente começamos a ver a continuação da mesma. O Novo Membro, um policial dinâmico cuja opinião no blogue está disponível aqui, vê agora o seu sucessor – Contagem Decrescente – que será publicado através da Chiado Editora. O autor mantém um blogue onde vai actualizando o estado do processo de publicação e podem acompanhá-lo aqui: http://brunomiguelfranco.blogspot.pt/

A primeira entrevista, ainda curta e, de certa forma, ingénua, pode ser lida aqui: http://www.branmorrighan.com/2010/05/entrevista-bruno-franco-escritor.html

]]>
https://branmorrighan.com/2014/09/depois-de-o-novo-membro-bruno-franco.html/feed 0
Opinião: “O Novo Membro” de Bruno Franco https://branmorrighan.com/2010/07/opiniao-o-novo-membro-de-bruno-franco.html https://branmorrighan.com/2010/07/opiniao-o-novo-membro-de-bruno-franco.html#comments Thu, 08 Jul 2010 18:37:00 +0000 O Novo Membro

Bruno Franco

Editora:Corpos Editora

Nº de Páginas: 343

Sinopse:Nos arredores de Almada dava-se o primeiro passo para uma terrível e surpreendente fase em Portugal. Alex, uma pessoa bastante peculiar, desejava ardentemente ingressar numa determinada e também ela peculiar sociedade secreta, que estava ainda em crescimento, mas que tinha grandes ambições e potencialidades. O líder, Ferro, impôs uma condição: Alex teria de passar por uma missão muito perigosa e sangrenta, para provar a sua lealdade, coragem, inteligência e determinação. Era uma missão assustadoramente bem organizada, e eles sabiam que nem o aclamado detective Rodrigo Tavares seria capaz de os apanhar.

Durante a investigação, Rodrigo Tavares depara-se com um número escrito com impiedosas facadas numa das vítimas que o transporta para algo bem mais perigoso e grandioso do que à partida se supunha.

311

Este número aparentemente inofensivo escondia uma terrível verdade e fê-lo perceber que os assassinatos não eram aleatórios, e que o elo de ligação entre as vítimas, mestriamente escondido, revelava-se ser catastrófico para ele mesmo.

Num policial cheio de acção e emoção, e com a ajuda de dois agentes da PSP e do seu parceiro da PJ, Rodrigo perseguirá Alex até ao fim, e tentará fazer o que eles acreditam ser impossível até para o mais astuto e inteligente dos detectives portugueses.

Opinião:Esta leitura para além de bastante emocionante, acabou por ser, também, uma grande lição de cultura geral. No seu primeiro policial, Bruno Franco surpreendeu-me bastante pela positiva.

Com uma escrita segura, bem pontuada e sem falhas aparentes, o autor conseguiu construir uma teia firme de acontecimentos, muitas vezes, imprevisíveis. É um livro que se lê bastante bem, que nos prende à leitura e que quando damos conta já vamos quase a meio do livro.

Temos então duas personagens centrais, Rodrigo – a principal – e Fábio Costa – o companheiro de Rodrigo nas suas investigações. Quando estes se deparam com o primeiro assassinato, para além de Alex não ter deixado pista alguma, eles não conseguem ver motivo algum para tal ter acontecido. Até que Rodrigo tem um primeiro palpite que vai sendo posto à prova morte após morte.

O autor consegue realmente com que fiquemos baralhados com os acontecimentos e ansiosos por mais desenvolvimentos. Parece que, às tantas, já só queremos que aconteça a próxima morte para algo mais nos ser revelado.

Um aspecto que por vezes achei um pouco infantil, na minha opinião pessoal, foram algumas demonstrações de afecto entre os companheiros e o excessivo deslumbramento que por vezes Fábio demonstra por Rodrigo. O mesmo acontece com a dupla de policiais – agente Horta e Fonseca – que vão auxiliando estes dois detectives.

O romance que existe entre Rodrigo e outra personagem, está também ele bastante saudável, nada forçado ou exagerado e com uma pontinha de erotismo que assentou bastante bem.

Acima de tudo, achei que está aqui um bom policial para jovens/adultos, cuja escrita vai ficando mais madura ao longo do livro. Achei espantoso o que ele fez com a personagem Alex. Bastante imprevísivel e que me espantou imenso. Ele leva-nos a pensar algo sobre a sua identidade ao longo do livro todo e de repente, troca-nos as voltas todas.

O autor demonstra assim, um grande potencial e uma imaginação bastante criativa.

Justificando o porquê de achar que foi uma lição de cultura geral, posso dizer-vos que a base das premissas que o autor constrói para os assassinatos, é bem justificada e explicada, dando assim a conhecer bastante aspectos em relação a alguns factos que penso que muita gente desconhece. Levantando um pouco o véu, o que sabem vocês sobre os Ku Klux Klan e as suas motivações?

Mas mais não digo. Se ficaram curiosos, leiam o livro!

Fica aqui, então, uma nota bastante positiva para o autor que me parece bastante promissor. Com um fim que penso que ficou em aberto, fico na expectativa se o Bruno vai continuar a escrever nestes moldes com a mesma personagem principal.

]]>
https://branmorrighan.com/2010/07/opiniao-o-novo-membro-de-bruno-franco.html/feed 4
Bruno Franco – Sessão de Autografos https://branmorrighan.com/2010/06/bruno-franco-sessao-de-autografos.html https://branmorrighan.com/2010/06/bruno-franco-sessao-de-autografos.html#respond Thu, 10 Jun 2010 10:31:00 +0000

]]>
https://branmorrighan.com/2010/06/bruno-franco-sessao-de-autografos.html/feed 0
Entrevista a Bruno Franco, Escritor Português https://branmorrighan.com/2010/05/entrevista-bruno-franco-escritor.html https://branmorrighan.com/2010/05/entrevista-bruno-franco-escritor.html#comments Sat, 15 May 2010 18:18:00 +0000 Boa tarde a todos! Como está a ser o vosso fim-de-semana? O meu está a ser na faculdade, depois de um teste já feito às 9h da manhã!!! E para descontrair, que tal dar a conhecer mais um jovem autor português? Bruno Franco é autor do policial O Novo Membro, editado pela Corpos Editora. Já tive oportunidade de conhecer o Bruno pessoalmente e é uma pessoa impecável, humilde e está sempre bem disposto!
Já tenho o seu livro e mal o leia, colocarei a minha opinião aqui.
Ao Bruno só me resta agradecer o seu tempo e desejar-lhe toda a sorte do mundo!!

Sobre mim:

Chamo-me Bruno Franco, tenho 19 anos e sou natural de Corroios, no Concelho do Seixal. Adoro sair com a namorada e com os amigos, seja para onde for. O importante é estarmos juntos. Adoro desporto! Pertenço à equipa de competição de natação do Clube Lisnave, mas também adoro futebol, ténis e voleibol.
Estou no segundo ano do curso de Radioterapia na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa.
A escrita encontrou-me quando tinha 14 anos. A ideia surgiu quando vi, no final de um livro, o desafio de uma editora para os jovens que escreveram livros e que gostariam de os publicar. Apesar de adorar ler, nunca tinha ponderado escrever, mas foi esse desafio que me levou a arriscar e a dar os primeiros passos na escrita. Sabia lá eu que passados 5 anos iria publicar um livro!
Sou um rapaz irreverente, apaixonado pela vida, às vezes bastante desastrado, mas, acima de tudo, considero-me um bom amigo e uma boa pessoa.

Estilo e Ritmo de Escrita:
O meu estilo é um estilo simples. Não gosto quando os escritores escrevem de uma maneira demasiado floreada só para parecer que escrevem muito bem. No meu caso, a escrita serve unicamente para contar uma história, e não para me exibir. O que eu pretendo com a escrita é partilhar uma história cativante e viciante, onde abordo alguns temas que façam os leitores reflectir, que proporcione momentos de alegria, de choque e que façam o leitor raciocinar, muito devido às pistas que vou deixando ao longo do meu livro, resultantes do enredo que criei. O ritmo com que escrevo depende única e exclusivamente da minha inspiração. Há dias em que sou bombardeado com ideias brutais: nesses dias sou capaz de ficar o dia inteiro a escrever. Mas, se for preciso, sou capaz de ficar logo a seguir uma semana sem “pegar na pena”. Resumindo: escrevo quando estou inspirado. Se não estiver, não vale a pena forçar. Acima de tudo, escrevo livros que gostaria de ler! Portanto, não é de admirar que escreva Romances Policiais, que puxam por mim e que me deixam bastante orgulhoso por os ter escrito.

Influências:
Um dos meus objectivos é manter-me original. Claro que há-de haver semelhanças com outros escritores, mas tento ter a minha maneira de escrever. No entanto, há escritores que tenho como referências e que adoro ler. São eles Tess Gerritsen, Dan Brown, José Rodrigues dos Santos, Daniel Silva, Jeff Abbott, Christopher Paolini, Steve Berry… Gosto bastante da maneira como estes escritores cativam o interesse dos leitores com uma escrita relativamente simples, mas sempre com uma história muito boa! Creio que me influenciaram neste aspecto, ao mostrarem-me que bons livros não são os que estão demasiado bem escritos, de tal forma que sejam de difícil compreensão, mas sim aqueles que têm uma escrita simples e eficaz, aliada sempre a um história viciante, que serve para que o leitor se foque apenas no que está a ser contado e não na maneira como a história está a ser contada.

Dado que lançaste o teu livro há pouco tempo, que dificuldades encontraste, qual a sensação de ver o teu livro publicado?
Ver o meu livro publicado foi inacreditável! Inicialmente, não imaginava que algum dia fosse publicar um livro, mas este foi um sonho que foi adquirindo forma à medida que a minha escrita evoluía e que acreditava cada vez mais nas minhas capacidades. Quando escrevi “O Novo Membro”, tinha apenas 16 anos e percebi que tinha chegado a altura de “vir cá para fora”, ideia essa que se tornou mais forte quando escrevi o livro seguinte. Por isso, parti à procura de editoras que me ajudassem a realizar este sonho. Tentei quatro editoras, e felizmente todas quiseram publicar o meu livro. No entanto, as três primeiras via-se que estavam mais interessadas em lucrar comigo do que em me ajudar, apesar de elogiarem bastante o meu livro. A Corpos Editora foi a que mais quis apostar em mim. Estou muito feliz por os ter contactado e sei que posso marcar a diferença porque sinto que tenho muito para dar!
Portanto, a única dificuldade que tive para publicar foi encontrar uma editora que quisesse, de facto, ajudar-me, e não apenas lucrar. De resto, organizar o lançamento e divulgar o livro foi bastante fácil, porque tenho a sorte de estar rodeado de pessoas que gostam muito de mim, que me acarinham bastante e que estão dispostas a ajudar-me. Sem a minha família, a minha namorada e os meus amigos, nada disto seria possível.
Contudo, sei que há muitas editoras que não respondem aos escritores e, quando o fazem, é imenso tempo depois, e nem sempre a resposta é positiva. Há também editoras que se aproveitam de escritores desconhecidos para lucrarem às custas deles, o que eu acho inaceitável. Há imensos talentos em Portugal que são desperdiçados porque as editoras exigem demasiado financeiramente do autor. Um escritor deveria publicar pela sua qualidade, e não por ter dinheiro, e esse é um dos princípios em que me baseei para publicar. Felizmente a Corpos quis apostar em mim, e estou-lhes muito grato por esta oportunidade!

Projectos Futuros:
O meu objectivo é que este meu livro, “O Novo Membro”, chegue a mais pessoas, porque tenho a certeza que é daqueles livros que vale muito a pena ser lido. No final, este livro abre uma janela para o segundo, o que deixa o leitor bastante ansioso por o ler! Portanto, um objectivo a médio prazo será publicar o segundo livro, onde sei que já mostro uma boa evolução. De resto, tenho de me focar no meu curso e empenhar-me em todas as actividades em que esteja envolvido. Mas viverei despreocupadamente a vida um dia de cada vez, passo a passo, porque o importante é pensar no presente, e não tanto no futuro, senão acabaremos por nos distrair do que está à nossa volta. E eu até gosto de desfrutar de todos os momentos da minha vida!

Trailler da Sinopse:

Blog
Facebook

]]>
https://branmorrighan.com/2010/05/entrevista-bruno-franco-escritor.html/feed 7
Apresentação do Livro “O Novo Membro” de Bruno Franco https://branmorrighan.com/2010/05/apresentacao-do-livro-o-novo-membro-de.html https://branmorrighan.com/2010/05/apresentacao-do-livro-o-novo-membro-de.html#respond Sat, 15 May 2010 17:52:00 +0000 Olá a todos!! Bruno Franco é um jovem autor português, cuja publicação da entrevista está prestes a sair!!, e que vai apresentar pela segunda vez o seu livro, desta vez em Corroios.
Visitem o seu facebook e o seu blog para mais actualizações!!

]]>
https://branmorrighan.com/2010/05/apresentacao-do-livro-o-novo-membro-de.html/feed 0
Especial Blog BranMorrighan na Feira do Livro de Lisboa – Resumo do dia 2 de Maio https://branmorrighan.com/2010/05/especial-blog-branmorrighan-na-feira-do_08.html https://branmorrighan.com/2010/05/especial-blog-branmorrighan-na-feira-do_08.html#comments Sat, 08 May 2010 22:47:00 +0000

Hello everyone!!

Hoje foi um dia em cheio! Mesmo com chuva, percorri todos aqueles que tinha planeado no post anterior.
O dia começou cedo: eu, a Madalena Santos, o Fábio Ventura e a Milene Emídio fomos almoçar ao El Corte Inglês onde estivemos na cavaqueira =P
Finalmente conheci a Madalena Santos e tenho-vos a dizer que ela é uma pessoa espectacular! Só podia ser do Norte =P
O Fábio Ventura já o conheci na Segunda-feira e também ele é uma pessoal impecável, super querido.

Indo mesmo ao dia na feira em si:
Choveu, choveu, choveu que se fartou! Estava a chegar a hora da Madalena começar a dar autógrafos e não havia uma única mesa ou cadeira seca na praça Leya! Rapidamente colocaram uma mesa dentro da tenda da Gailivro e foi lá que ela acabou por autografar uns quantos livrinhos! Volto a dizer, nem que seja pela pessoa que a Madalena é, já vale a pena comprar os seus livros! E o último está para sair em Julho!

Antes de a Madalena começar a dar autógrafos, ainda dei um pulinho à Porto Editora para o Paul Hoffman autografar o meu livrito O Braço Esquerdo de Deus.

Voltei para a tenda da Gailivro onde ainda permaneci uns bons minutos. Por lá acabou por aparecer o Samuel Pimenta. Outro autor hiper simpático. Tudo gente jovem, bem disposta e animada! Como a próxima sessão era a sua, deixámos a Madalena por uns momentos e fomos com o Samuel até à tenda da Planeta Editora.
Lá, o rapaz nem sequer tinha onde dar autógrafos!!! Acabou por ir para dentro da tenda da Planeta Editora e foi lá que autografou o meu exemplar.

Como o Ricardo Pinto já estava a apresentar o seu livro, acabei por ir ao espaço EDP ver um pouco dessa apresentação. O som estava uma porcaria cá atrás e por isso acabei por sair de lá e dirigir-me à tenda da Saída de Emergência onde houve o meeting do fórum Nora Roberts. Conheci mais uma data de gente bem disposta 🙂

Por volta das 17h, voltei a passar pelo Espaço EDP, onde a sessão de apresentação do Ricardo Pinto terminava. Foi nesse espaço que conheci dois senhores da Ficção Científica portuguesa – Luis Filipe Silva e João Seixas – duas pessoas de quem ainda espero a resposta à entrevista!
Quando a apresentação terminou, o autor dirigiu-se para o espaço onde ia dar autógrafos e, lá, colei-me ao Bruno Franco (outro autor português de quem brevemente publicarei entrevista e que tive o prazer de conhecer na feira!) e à sua namorada pois estava uma fila enooooooorrrrrrmmmmmmmeeeeeeeee!
Quando chegou a minha vez, apresentei-me a reacção dele foi “OOHhhhhh, Ah! Eu sei quem és. Eu recebi o teu mail mas perdi! Eu quero responder a entrevista. Eu quero” =P
Foi engraçadíssimo! Passo a explicar: eu contactei o autor há uns meses mas ele só respondeu muito tempo depois para marcar encontro na feira do livro e que tinha algumas dificuldades em escrever em português. Eu respondi com um mail em inglês a perguntar se ele preferia responder em inglês que eu traduzia, mas nunca mais recebi resposta. Está finalmente explicado! E disponibilizou-se logo, dando-me um cartão de contacto, para voltar a falar com ele que ele quer muito dar a entrevista!

Depois dos autógrafos todos, acabei por ir com o Rogério Ribeiro, Luis Filipe Silva e João Seixas até à praça Leya para depois me ir embora.
Foi um dia cheio de autores e pessoas novas! Gostei muito de conhecer toda a gente 🙂
E pronto, cá fica o registo de mais um dia na feira do livro de Lisboa de 2010.

FOTOS completas:
http://www.facebook.com/album.php?aid=166735&id=530543261&l=5f8a7fae79

]]>
https://branmorrighan.com/2010/05/especial-blog-branmorrighan-na-feira-do_08.html/feed 4