Laurell K. Hamilton – Bran Morrighan https://branmorrighan.com Literatura, Leitura, Música e Quotidiano Wed, 23 Dec 2020 21:03:23 +0000 pt-PT hourly 1 https://wordpress.org/?v=7.0 https://branmorrighan.com/wp-content/uploads/2020/12/cropped-Preto-32x32.png Laurell K. Hamilton – Bran Morrighan https://branmorrighan.com 32 32 Opinião: ‘Carícias da Noite’ (Meredith Gentry #2) de Laurell K. Hamilton https://branmorrighan.com/2012/02/opiniao-caricias-da-noite-meredith.html https://branmorrighan.com/2012/02/opiniao-caricias-da-noite-meredith.html#respond Tue, 28 Feb 2012 21:03:00 +0000

Carícias da Noite (Meredith Gentry #2)

Laurell K. Hamilton

Editora: Saída de Emergência

Colecção: Bang!

Sinopse:  A maioria das pessoas conhece-me como Merry Gentry, detective privada, contudo o meu nome verdadeiro é princesa Meredith NicEssus e sou herdeira de um trono – se conseguir sobreviver o suficiente para o reclamar. O meu primo, o príncipe Cel, está determinado a certificar-se de que não serei bem-sucedida. Enquanto estivermos os dois vivos, esta será uma disputa para obter a coroa: o primeiro a gerar um herdeiro ficará com o trono. Os homens da minha guarda real – guerreiros habilidosos – tornaram-se meus amantes, prestando provas para o papel de futuro rei e pai do meu filho. Claro que preciso da protecção deles, já que, eu sou meia humana e absolutamente mortal. Mas agora, na Cidade dos Anjos, há pessoas a morrer de formas misteriosas e assustadoras. O que a polícia humana não sabe é que o assassino também anda à caça dos seres feéricos. Pressinto que estamos perto do caos; a própria existência do sítio conhecido como o mundo das Fadas está em risco. Portanto, enquanto desfruto dos prazeres mais intensos com os meus guardas, tenho noção de que, brevemente, terei de enfrentar um demónio ancestral que poderá destruir a própria realidade – a vossa e a minha. E essa é só uma parte do meu trabalho…

Opinião: Depois de um primeiro volume surpreendente, O Beijo das Sombras, a autora traz até nós a continuação da história da princesa da Carne Unseelie, Meredith Gentry, cujo principal objectivo é engravidar e tornar-se a verdadeira rainha dos Unseelie. Pena que a sua tarefa avizinha-se tudo menos fácil.

Com toda a extravagância, carga sexual e até violência que são características dos seres feéricos, é com alguma tensão e avidez que vamos seguindo o desenrolar da vida de Merry. Deparada com uma Seelie exilada que deseja desesperadamente ser mãe, com um ser incontrolável cheio de poderes de antigos deuses à solta e ainda com o rei Seelie a tentar manipulá-la, Merry não tem mãos a medir. Valhe-lhe ter os seus guerreiros com ela para a ajudarem nestes tempos tão conturbados.

Existem vários ingredientes que tornam esta leitura rápida e agradável. A autora é exaustiva o quanto baste nas suas descrições e a mitologia por ela criada está sem dúvida muito bem estruturada. À medida que vamos sabendo mais sobre outros seres feéricos, a teia da trama vai ficando ainda mais fascinante e parece que na nossa cabeça vão sendo feitas ‘apostas’ sobre o que vai acontecer a seguir e quem é que é responsável pelo quê.

Tenho lido pela web que algumas pessoas são da opinião que estes livros são só sexo, no entanto, eu discordo. A cultura sexual dos seres feéricos é o que tanto têm de fascinante pois, ao contrário do que seria de pensar não é um acto banal, mas um acto que pode trazer grandes consequências políticas ou até mesmo parcerias inesperadas. O acto sexual é um acto de poder e no contexto destas obras, penso que as torna ainda mais únicas.

Sou da opinião que é uma saga que vale a pena ler, a escrita da autora é leve e contagiante, com capítulos pequenos, o que faz com que seja mesmo muito difícil largar a sua leitura. Gostei.

]]>
https://branmorrighan.com/2012/02/opiniao-caricias-da-noite-meredith.html/feed 0
Opinião: ‘O Beijo das Sombras’ (Meredith Gentry #1) de Laurell K. Hamilton https://branmorrighan.com/2011/09/opiniao-o-beijo-das-sombras-de-laurell.html https://branmorrighan.com/2011/09/opiniao-o-beijo-das-sombras-de-laurell.html#comments Mon, 05 Sep 2011 15:43:00 +0000

O Beijo das Sombras (Meredith Gentry #1)

Laurell K. Hamilton

Editora: Saída de Emergência

Colecção: Bang!

Sinopse: Os mais supremos seres sobrenaturais são fadas Sidhe,
uma raça tão bela e poderosa que foi em tempos adorada como os deuses.
Não só são luxuriosos, como incrivelmente bons amantes. Quando têm
sangue real… são literalmente viciantes. Fadas de sangue puro não
toleram as cidades e raramente vivem entre os humanos. Mas Meredith
Gentry não é de puro-sangue. Ela tem sangue humano e por isso é mortal.
Talvez também por isso, sinta que não pertence a lugar nenhum. Meredith
Gentry, princesa da corte real das Fadas, faz-se passar por humana em
Los Angeles, onde trabalha como detective privada. Mas, agora, o
carrasco da rainha foi enviado para a levar de volta para casa – quer
ela queira quer não. Subitamente, Meredith vê-se como um mero peão
encurralado nos terríveis planos da sua tia. A tarefa que a aguarda:
desfrutar da companhia constante dos homens imortais mais bonitos do
mundo. A recompensa: a coroa – e a oportunidade de salvar a sua vida. O
castigo por fracassar: a morte.

Opinião: Ingredientes como mitologia, sensualidade, personagens
inteligentes, perigo e mistério à mistura são sempre essenciais para
apimentar seja que romance for. Pois bem, este tem isso e muito mais.
Entrei com alguma precaução neste mundo, pois não sabia bem o que
esperar, todavia fui agradavelmente surpreendida.

Ao início demorou um pouco a desenvolver todo o entusiasmo que vim a
sentir com a leitra, mas passada essa pequena introdução à história de
Merry o livro torna-se cada vez melhor sendo vertiginosamente viciante.
Os seres Sidhe fazem parte da mitologia irlandesa e são ricos em
histórias e feitos antigos. Vê-los aqui abordados numa outra perspectiva
foi outro factor motivador.

Merry é então uma princesa foragida que subitamente é requerida na corte
e nada mais a podia surpreender que ter tantos dos homens de maior
confiança da rainha a protegê-la. Pura e simplesmente não fazia sentido.
A rainha tentara matá-la ainda ela era uma criança e, de repente,
promessas impossíveis são-lhe feitas. Claro que tudo tem um preço e
parece que ela não pode dar dois passos sem algum tipo de feitiço tentar
sabotar o seu regresso ao reino.

A autora foi muito bem sucedida na descrição das raças e na forma como
organizou as hierarquias. Achei que está bastante original e
equilibrada. A rivalidade dentro do próprio reino é algo que aguça a
curiosidade sobre o que vai acontecer a seguir e qual o destino da nossa
protagonista.

Quanto à sua escrita, esta é simples e fluída, carecendo apenas de algum
diálogo em alturas que parece que as descrições já vão um pouco longas
para o entusiasmo não amortecer.

Cheio de acção do princípio ao fim e com muitas surpresas pelo meio,
este romance está repleto de sensualidade em que a sexualidade é
abordada de forma bastante aberta e sem complexo algum. O fim deixou
claro que nada ficou por ali e deixa-nos ansiosos pelo próximo volume.
Aqui vou eu ficar à espera dele. Gostei muito.

]]>
https://branmorrighan.com/2011/09/opiniao-o-beijo-das-sombras-de-laurell.html/feed 1