Tiago Gonçalves – Bran Morrighan https://branmorrighan.com Literatura, Leitura, Música e Quotidiano Mon, 28 Dec 2020 00:19:51 +0000 pt-PT hourly 1 https://wordpress.org/?v=7.0 https://branmorrighan.com/wp-content/uploads/2020/12/cropped-Preto-32x32.png Tiago Gonçalves – Bran Morrighan https://branmorrighan.com 32 32 Entrevista a Tiago Gonçalves, Escritor Português https://branmorrighan.com/2012/07/entrevista-tiago-goncalves-escritor.html https://branmorrighan.com/2012/07/entrevista-tiago-goncalves-escritor.html#respond Mon, 16 Jul 2012 15:28:00 +0000 Viva! Depois da boa leitura que foi ‘Não Fomos Nós Dois‘, decidi entrevistar o seu autor, português por sinal, Tiago Gonçalves. Espero que gostem!

Fala-nos um pouco sobre ti:

Sou um jovem portuense que procura colocar no papel os seus pensamentos, polvilhados um pouco pela sua formação, assim como pelos seus ideias. Procuro deixar a minha marca em algo que sempre gostei, desde muito novo, a literatura.

Estilo e Ritmo de Escrita:

Procuro que a minha escrita seja directa, flúida, simples, intensa. Tento que tenha muito ritmo, para conduzir o leitor e ajudar no seu pensamento, já que me foco sempre nas mensagens a transmitir.

Quais as tuas maiores influências?

Kafka, Garcia Márquez, Sepúlveda, Miguel Torga, Vergílio Ferreira, Eça de Queirós, Camilo Castelo-Branco…são os meus autores preferidos, e talvez sejam as maiores influências.

Para quem escreves?

Como me foco muito nas mensagens a transmitir, foco-me sempre no leitor em geral, ou seja, tento fazer pensar, tento que o leitor transporte o que lê para o seu mundo. Como os meus livros têm este pressuposto, nunca há ninguém para quem escreva, especificamente, apesar de gostar que a minha escrita agrade a quem está mais próximo de mim e claro, a mim próprio.

Conta-nos um pouco sobre as tuas duas obras:

O meu primeiro livro, De Uma Só Sorte, relata uma história de vida fictícia de uma mulher do campo, cujo grande “pecado” foi o conformismo. O De Uma Só Sorte pretende reflectir, de uma forma mais filosófica, sobre algumas questões fulcrais da vida. O meu segundo livro, Não Fomos Nós Dois, reflecte uma história de amor-desamor entre dois seres humanos extremamente diferentes, mas que se aproximam em pontos-chave, sendo que o quotidiano de ambos vai sendo relatado, bem como as suas vidas. Não Fomos Nós Dois podia ser uma história de qualquer pessoa, já que a vivência e descrição das personagens é extremamente, tocando muito no quotidiano de todos nós.

Como foi o processo de edição?

Tem se tornado mais fácil ao longo do tempo editar para mim, como é lógico, pelo meu maior conhecimento e entendimento de como tudo funciona, mas envolve muito trabalho, capacidade de aceitar críticas e estar ciente de que há sempre espaço a melhorar, que o diálogo com o editor é essencial e claro, saber gerir bem as expectativas. O processo de edição demora uns bons meses, na maior parte das vezes, isto desde que acabo de escrever para a publicação em si, e a verdade é que a capa tem sido o que gera mais confusão/indecisão.

Projectos Futuros:

Estou já a trabalhar num novo livro, para editar no próximo ano, possivelmente no início do ano.

Pergunta da praxe: O que achas do blog Morrighan?

Acho extremamente original e diferente, único, coerente com a sua própria linha, com boas opiniões e sugestões, um blog muito dinâmico e inovador.

Site do Autor: http://www.tiagogoncalv.es/pt/

]]>
https://branmorrighan.com/2012/07/entrevista-tiago-goncalves-escritor.html/feed 0
Opinião: ‘Não Fomos Nós Dois’ de Tiago Gonçalves https://branmorrighan.com/2012/07/opiniao-nao-fomos-nos-dois-de-tiago.html https://branmorrighan.com/2012/07/opiniao-nao-fomos-nos-dois-de-tiago.html#respond Sun, 15 Jul 2012 13:48:00 +0000

Não Fomos Nós Dois

Tiago Gonçalves

Editora: ediumeditores

Sinopse: O desespero de Júlio empurra-o para Mafalda, uma jovem mas experiente terapeuta habituada a lidar com inquietos desenquadrados sociais. A relação entre eles flui com a natural química de um aparente jogo predestinado, mas as suas convicções são tão diferentes como as suas personalidades. A afinidade e complementaridade entre ambos é por demais evidente, mas será que os seus caminhos se juntarão ou, pelo contrário, eles nunca se aproximaram? Nestas páginas não só poderá encontrar a resposta, mas também toda a história entre ambos, que alternam entre si a narração de como tudo se passou.

Opinião: Não Fomos Nós Dois é a minha obra de estreia com o escritor português Tiago Gonçalves. Quando peguei neste pequeno livro, composto por apenas 75 páginas, não imaginei o quão grande iria ser o gosto que fui adquirindo enquanto o folheava.

O autor apresenta-nos duas personagens, Júlio e Mafalda, de realidades completamente diferentes. Júlio, atormentado por uma falta de vontade de se agarrar à vida, procura ajuda numa terapeuta, Mafalda. Esta, habituada a lidar com todo o tipo de distúrbios e mais alguns, faz sempre questão de manter uma certa distância dos seus pacientes. No entanto, à medida que as consultas vão avançando, algo nela começa a mudar. O que é que ambos têm em comum? Estarem enterrados numa profunda solidão.

A história em si é composta por capítulo curtos, mas intensos. O autor agarra-nos pelo colarinho e não nos deixa largar as suas páginas até que nos seja desvendado o fim que ele deu a Júlio e a Mafalda. É uma leitura bastante rápida e que proporciona bastantes bons momentos principalmente por ser tão real; por se mostrar tão perto do que realmente pode acontecer na vida de qualquer um de nós.

Sem dúvida que Tiago conseguiu surpreender-me e vou ficar atenta aos seus próximos trabalhos. Excelente para ser lido numa bela e calma tarde perto do mar. Gostei bastante.

]]>
https://branmorrighan.com/2012/07/opiniao-nao-fomos-nos-dois-de-tiago.html/feed 0