Anatomia de um Soldado
Harry Parker
352 pp | 19,99€
Tradutor: Pedro Garcia Rosado
«Senti o peso em cima de mim. A lama seca cedeu, quebrou-se e pressionou as minhas tiras metálicas uma contra a outra. Gerou-se um circuito que preencheu instantaneamente os meus fios. Estava viva. A vareta metálica no meu coração detonou-se, gerando uma força explosiva imensa que acionou a mistura dentro de mim. Funcionei.»
Harry Parker perdeu as duas pernas ao combater no Afeganistão. «Anatomia de um Soldado» é um livro duro, mas comovente, sobre a sobrevivência e os conflitos internos de um homem em circunstâncias extremas – e sobre as experiências daqueles que o rodeiam.
LIVRO
Imaginemos um homem chamado capitão Tom Barnes, BA5799, que lidera tropas britânicas numa zona de guerra. Pensemos em dois rapazes que aí passaram a infância, partilhando uma valiosa bicicleta e lançando papagaios até ao momento em que se veem separados pelas tropas estrangeiras que entram no terreno. E pensemos ainda no homem que treina um dos rapazes para que ele possa combater o pai do outro e os invasores infiéis. Imaginemos os amigos e familiares dessas pessoas, também apanhados pela violência e pelo impensável.
Mas não os vejamos como eles se veem a si mesmos; observemo-los, antes, através de todos os objetos que os rodeiam: sapatos e botas, um capacete, um drone, a bicicleta, armamento, um saco de fertilizante, uma medalha, um copo de cerveja, um floco de neve, coleiras de cães, uma mina que explode e equipamento médico. Um total de quarenta e cinco espetadores, inanimados, porém, não silenciosos. São eles as personagens deste romance.
AUTOR
Harry Parker cresceu em Wiltshire, no Reino Unido. Estudou na Falmouth College of Art e na University College of London. Aos 23 anos, alistou-se no Exército britânico, tendo servido no Iraque, em 2007, e no Afeganistão, em 2009, como capitão. Foi nessa campanha que acabou por ser ferido e perder ambas as pernas. Após regressar a Londres, decidiu dedicar a sua vida às artes plásticas e à escrita. Anatomia de um Soldado é o seu primeiro romance.
IMPRENSA
«Um novo fôlego nos romances sobre a guerra. Simultaneamente desorientador e fascinante, subtil e maravilhosamente complexo.» – The Guardian
«Parker tem a capacidade inesgotável de nos surpreender.» – Phil Klay, autor de Desmobilizados