A Sofia do Blog

Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008. O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

Desde a sua criação, o BranMorrighan tem sido alvo de muitas metamorfoses, sem nunca perder a sua identidade única. O que começou com uma partilha mitológica, acabou por se tornar numa aventura literária, musical e artística, tudo sob perspectiva de uma ávida consumidora e entusiasta – eu mesma. Não posso não referir a minha paixão pelo basquetebol, em que muitos de vós acompanharam tanto as alegrias como os percalços das lesões!

Resumindo e concluindo, o mundo é fascinante, a cultura é o que nos permite sentir menos vazios e estou muito contente de vos ter neste espaço comigo.

O Blog

No BranMorrighan podem encontrar centenas de opiniões de livros, de discos, outras tantas de entrevistas e ainda um bocadinho do meu dia-a-dia na secção dos Diários de Bordo.

Gosto de pensar que o que distingue os artigos no BM de outros sites e blogues do mesmo género é a forma pessoal, directa e frontal com que encaro cada uma das experiências. Estou sempre grata pelo carinho e persistência com que muitos leitores me têm acompanhado há mais de uma década e por todo o apoio que editoras literárias e promotores musicais me têm dado.

Desde 2014 tenho feito curadorias em locais como o Musicbox, Maus Hábitos, O Bom o Mau e o Vilão, Casa Independente, entre outros. Desde concertos a eventos literários, passando pela edição de uma obra literária, a convite da Livros de Ontem – Desassossego da Liberdade. Esta obra organizada por mim e editada pela Livros de Ontem conta com a participação do jovem talentoso artista João Pedro Fonseca na capa e com textos de Manuel Jorge Marmelo, Carla M Soares, Nuno Nepomuceno, Pedro Medina Ribeiro, Samuel Pimenta, Noiserv, Guillermo de Llera e cinco novos talentos. O apoio à divulgação de novos talentos, sejam literários, musicais ou artistas plásticos é um dos maiores objectivos e orgulhos deste blogue.

De todas as colaborações e eventos em que já tive a oportunidade de participar, destaco as festas de aniversário do blogue (que antes da pandemia aconteciam aos pares no Musicbox e no Maus Hábitos), a colaboração com a Omnichord Records (em que durante um par de anos ajudei na promoção e acompanhamento das suas bandas), a colaboração com o Música em DX e com a Sapo Mag (para os quais escrevi algumas reportagens), o reconhecimento de festivais como o Festival Paredes de Coura e o NOS Primavera Sound (que me permitiram viver os festivais sob uma perspectiva diferente), e os convites para apresentações de livros e moderação de conversas que já me levaram à Comic Con, Feira do Livro de Lisboa, Livraria Arquivo, entre outros. Neste percurso, o apoio de artistas, autores e editoras portugueses tem sido fundamental, tal como as boas relações estabelecidas com os principais promotores de música nacional.

Qualquer interesse em estabelecer uma parceria ou mostrar um projecto, basta que enviem mensagem para branmorrighan[at]gmail.com

A Sofia cientista

Olá! O meu nome continua a ser Sofia Teixeira, mas no lado académico estou registada também com o meu primeiro nome – Andreia Sofia Teixeira.

Sou doutorada em Engenharia Informática e de Computadores (grau obtido em Julho de 2019), tendo feito um pós doutoramento durante 16 meses (Setembro 2019 a Dezembro de 2020) nos Estados Unidos, na Indiana University. Sou também chair dos Young Researchers of the Complex Systems Society e membro do Council da Complex Systems Society.

A minha investigação científica centra-se na modelação de problemas complexos em que o objectivo é estudar interacções complexas entre entidades, observando as suas ligações e a forma como se propagam e adaptam. Exemplos disso são: evolução de populações de bactérias, propagação de doenças, mudanças de configuração do cérebro humano, uso da ciência cognitiva e de redes complexas para estudar fenómenos comportamentais como a ideação de suicídio, entre outros.

Durante cinco anos (2013-2018) fui professora assistente no Instituto Superior Técnico e em 2018/2019 professora auxiliar na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Desde Janeiro de 2021 que sou Research Scientist no Learning Health Hospital da Luz Lisboa, da Luz Saúde. Para mais pormenores visitem o meu site profissional.