FIRST BREATH AFTER COMA, participação de Noiserv
2013 marcou o aparecimento dos First Breath After Coma quando lançaram “The Misadventures of Anthony Knivet”, que os levou a rádios internacionais e festivais como Monkey Week e Bons Sons. Em 2016, “Drifter” marcou o regresso da banda aos discos e contou com a colaboração de convidados como Noiserv e André Barros. Fecharam-se meses a fio a trabalhar de manhã à noite em experiências. Gravaram sons de quase tudo o que os rodeava, perderam-se nas discografias da evolução do rock e da música electrónica e o resultado chamado “Drifter” carrega o DNA dos First Breath After Coma mas aponta ainda mais caminhos para o presente e para o futuro desta jovem formação leiriense. “Salty Eyes” foi o primeiro single, com vídeo de Vasco Mendes, ao qual se sucedeu “Umbrae”. Desde Maio já encheram salas em Leiria, Porto, Coimbra e Lisboa, passaram pelo palco Vodafone.FM no Festival Paredes de Coura e foram seleccionados para representar Portugal em festivais como Reeperbahn e Eurosonic (a realizar em Janeiro de 2017). Entretanto, também já passaram por Espanha, França, voltaram à Alemanha, e recentemente estiveram em Londres, Inglaterra, com concerto esgotado e já têm regresso marcado. Antes de rumarem ao Eurosonic, passam pelo Musicbox e contarão com a presença especial de Noiserv que para além da participação na Umbrae poderá reservar outras surpresas.
https://www.facebook.com/firstbreathaftercoma12/
MIRA, UN LOBO!
Há algo em Mira, un Lobo! que atinge o nervo poético de algumas das referências do nosso tempo: o blogger americano Kavit Sumud (“The Sights and Sounds”, “Indie Shuffle”) caracteriza-o como “complex electronica, cascading circadian rhythms … serotonin streams and dopamine dancefloors”. O blogue inglês “Repeat Button” maravilha-se com as paisagens exuberantes que são “unbelievably, inexplicably, insanely intoxicating”, “[finding] synths so sublime I feel like maybe heaven is actually here on earth.” Depois de se estrear nos palcos além-fronteiras, o inicio de 2017 foi o momento escolhido pelo artista para se apresentar, finalmente, ao vivo em território nacional. O lobo, outrora solitário, faz-se agora acompanhar em concerto dos músicos Eliana Fernandes (voz e sintetizadores) e Nuno Lamy (Sintetizadores e guitarra). A data escolhida para esta primeira atuação em Portugal, dia 6 de Janeiro, serve também para celebrar o aniversário de um dos blogues que mais apoio tem dado aos novos talentos nacionais, o Bran Morrighan. Avizinha-se uma noite à flor da pele, onde os sentidos se conjugam ao sabor do mais intenso balanço sonoro.
https://www.facebook.com/miraunlobo/
DAILY MISCONCEPTIONS
Daily Misconceptions é o alter ego de João Santos, um projecto de música electrónica sediado em Lisboa e que desde a primavera de 2016 tem vindo a apresentar “Our Little Sequence of Dreams” um pouco por todo o país. O primeiro LP de Daily Misconceptions é um delicioso embrulho que encerra sete canções perfeitamente balançadas entre a electrónica e a pop, deliciosamente cândidas e sonhadoras e que pedem para ser vividas sem qualquer urgência. Neste disco, as canções que mais parecem vinhetas deliciosamente oníricas deixam a descoberto uma atenção minuciosa às texturas e às melodias quase inocentes, que nos deixam rendidos e embevecidos desde o primeiro segundo. Neste concerto para o aniversário do Bran Morrighan estará como sempre acompanhado pela artista visual Sara Esteves, que transforma todos os momentos numa espécie de espectáculo de cinema expandido. A sua presença enaltece a relação simbiótica entre música e imagens tão própria de Daily Misconceptions, usando as falsas ideias quotidianas, de texturas orgânicas e coloração indefinida, como a matéria prima para a criação de um mapa sincero, mas imprevisível. Vai ser especial.
https://www.facebook.com/dailymisconceptions/
ANIVERSÁRIO BRANMORRIGHAN
Tudo começou há oito anos atrás, quando eu, Sofia Teixeira, de forma totalmente inconsciente, decidi criar um blogue. De um diário pessoal, o blogue BranMorrighan, cujo nome vai buscar o imaginário da mitologia celta, passou a ser uma referência entre os blogues de literatura e faz agora três anos que integra também o universo dos blogues de música. A intenção é simples: viver a música que de melhor se faz em Portugal e partilhar essa experiência com os outros. Na terceira festa que organizo no Musicbox, que desde a primeira se tornou uma casa muito querida, o cartaz apresentado não é, novamente, inocente. A aposta é claramente virada para projectos emergentes, mas também para aqueles que acredito já terem passado essa fase e serem agora uma confirmação. Teremos então três participações portugueses que representam o que de melhor se está a fazer em Portugal: Daily Misconceptions, com a sua electrónica sonhadora e cinematográfica; Mira, Un Lobo! estreia-se em Portugal com este concerto e é dono de uma electrónica mais densa e catártica; e os First Breath After Coma, que misturam post-rock com formato canção e percorrem um espectro sonoro alargado e arrebatador. Estes últimos contarão com a participação do artista português Noiserv que contribuiu com uma colaboração para o último disco da banda na música Umbrae. As surpresas costumam acontecer neste dia, por isso apressem-se a reservar o vosso bilhete: vai ser MEMORÁVEL!
https://www.facebook.com/blogbranmorrighan/
https://www.bol.pt/Comprar/Bilhetes/44226-bran_morrighan_feat_fbac_mira_un_lobo_daily_misconceptions-musicbox/ |