Opinião: “Os Filhos da Liberdade” de Marc Levy

Os Filhos da Liberdade
Marc Levy

Edição/reimpressão: 2009

Páginas: 280

Editor: Edições Contraponto

ISBN: 9789896660147

Sinopse: Os Filhos da Liberdade conta a história de um grupo de adolescentes que fez parte de uma Brigada da Resistência durante a Segunda Guerra Mundial. O que unia estes jovens, de diferentes idades e nacionalidades, era a crença inabalável de que valia a pena lutar pela liberdade, e que um dia a Primavera voltaria a despontar. Operando em Toulouse, este grupo conseguiu resistir às forças nazis, às milícias locais e aos colaboradores franceses. Rodeados por inimigos invisíveis e omnipresentes, estes jovens não se podiam sequer dar ao luxo de se apaixonarem – pois, caso fossem apanhados, esse amor podia ser usado contra eles… Vivendo em circunstâncias extremas, aprenderam em cada dia a desfrutar da vida ao máximo: a rir, mesmo rodeados de tragédia; a ser generosos, mesmo quando não tinham nada para dar; e a apaixonar-se, apesar de todos os riscos. Pois não se consegue matar o espírito humano enquanto a esperança estiver viva. Este romance emocionante e comovente é baseado numa história real: a 35.ª Brigada, composta por vários jovens imigrantes dispostos a combater por França e pela liberdade, existiu. Um dos seus membros era o pai de Marc Levy; o seu nome de código era «Jeannot».

Opinião: Amei o livro.
Confesso que há muito que não lia nenhum livro baseado em factos verídicos nem histórico, no seu verdadeiro sentido da palavra.
Os Filhos da Liberdade é um livro completamente emocionante, abalador, arrebatador, comovente e cheio, cheio, cheio de lições para quem as quiser ver.
Eu ri, deitei lágrimas, senti nojo, senti amor, senti uma tristeza gigante, senti esperança, senti tanta coisa em tão poucas páginas que é impossível descrever os sentimentos que o livro provoca.
Os nazis foram sem dúvida marcantes na história da Europa. O tipo de acontecimentos que o livro descreve traz à nossa garganta toda a repugnação do tempo. Mas tal como descreve toda aquela violência e maldade, mostra-nos como uma cambada de estrangeirotes que mal 20 anos têm, lutam por um país que não é o deles, por uma liberdade que tanto ambicionam, por um amor que acham que nunca vão ter.
Confesso que adorei a relação Jeannot – Claude. Que dois irmãos.. A sério.. E a resistência.. Bem, eles lutaram todos que nem uns desalmados que acabaram por se tornar, para finalmente conquistarem a sua liberdade.

Um dia a Primavera voltará.

Dou 5/5 a este livro.

Obrigado ao site Segredo dos Livros. Sem o passatempo que eles proporcionaram, talvez nem nunca o tivesse comprado. Recomendo a TODOS este livro. Não há cá gostos que possam rejeitar um livro deste porte.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nuno Chaves
Nuno Chaves
11 anos atrás

muito obrigado pela visita, e tb. pelo seu comentario. e de facto um livro muito bom, tal como quase todos de marc levy, embora seja o livro mais serio e claramente inspirado por factos reais. acompanho a escrita de levy á mais ou menos 9 anos e esta definitivamente entre os meus leitores favoritos. parabens pelo seu blogue que visitarei mais vezes.

  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2021 Reading Challenge

    2021 Reading Challenge
    Sofia has read 0 books toward her goal of 40 books.
    hide