Sugestão Musical – Chris Cornell

Andava eu sem saber bem o que ouvir quando pus a minha biblioteca de música a tocar em modo aleatório. De repente ouço uma música que até me estava a calhar bem no ouvido e quando dou conta era este senhor. Chris Cornell. Admito que tinha aquilo um álbum dele mas nem nunca o tinha ouvido todo. Surpreendentemente, ou não dado o seu rico historial, como já vão ler, adorei. Para estudar é mesmo muito porreiro. Eu aqui a estudar algoritmos de procura etc etc, coisas bem chatas de informáticos malucos com a mania que a Inteligência Artificial é indispensável… Por acaso até começa a ser! Hum, tema para outro dia!

Bem, voltando ao assunto que me levou a fazer este post, ficam agora aqui com a biografia deste cantor e com os sites mais relevantes!

Tenham um resto de bom dia e Bons Estudos!

Biografia

Filho de Ed Boyle e Karen Cornell, Chris e seus irmãos trocaram o sobrenome Boyle pelo sobrenome de solteira de sua mãe (Cornell) quando os seus pais se divorciaram.

O seu primeiro instrumento foi o piano, mas iniciou a sua carreira como baterista na banda Jones Street Band. Em 1984, juntamente com o guitarrista Kim Thayil e o baixista Hiro Yamamoto, formou os Soundgarden. Cornell tocava bateria e cantava, mas logo após Scott Sundquist assumir a bateria (tendo sido ocupada definitivamente depois por Matt Cameron), Cornell passa a dedicar-se exclusivamente ao vocal. Lançaram, entre outros álbuns, Ultramega OK (1988) e Louder Than Love (1989), tendo boa repercusão no cenário alternativo americano. O primeiro EP da banda, Screaming Life, foi lançado em 1987 pela editora SubPop.

Em 1990, o seu amigo Andrew Wood da banda Mother Love Bone morre de overdose de heroína. Cornell resolve homenagear o amigo com duas músicas de sua autoria, “Say Hello To Heaven” e “Reach Down”. Junta-se a Jeff Ament e Stone Gossard, ambos membros dos Mother Love Bone, além dos recém recrutados Mike McCready e Eddie Vedder e formam o Temple Of The Dog, que terminou após o fim das gravações de seu único álbum, o auto intitulado Temple Of The Dog. Mike McCready e Eddie Vedder viriam a compor posteriormente o Pearl Jam juntamente com os outros dois integrantes, Jeff Ament e Stone Gossard.

Em 1991 foi lançado Badmotorfinger, álbum que torna os Soundgarden mundialmente famoso graças à grande atenção pelas bandas da cena de Seattle, impulsionada pelos Nirvana. O álbum mais famoso e bem sucedido comercialmente dos Soundgarden é Superunknown, de 1994, que vendeu mais de cinco milhões de cópias somente nos Estados Unidos. Down On The Upside é lançado em 1996, não obtendo o mesmo sucesso comercial do álbum anterior. Os Soundgarden anunciaram o seu fim em 1997, seguido da colectânea A-Sides.

Em 1999, Cornell lança o álbum a solo Euphoria Morning, vendendo 300 mil cópias nos Estados Unidos e dando uma indicação aos Grammy para Cornell. Em 2001 formou os Audioslave juntamente com os ex-membros dos Rage Against the Machine, lançando o álbum Audioslave em 2002, que obteve muita repercussão positiva nos media. Em 2005, os Audioslave entraram para a história, tornando-se o primeiro grupo americano a realizar um show em Cuba, país marcado pela ditadura de Fidel Castro. No mesmo ano foi lançado o álbum Out Of Exile. Revelations foi lançado no começo de Setembro de 2006. Em 2006 Chris Cornell lançou um novo single, You Know My Name, música que foi tema de James Bond Cassino Royale, estreia de Daniel Craig actuando como agente secreto 007. No dia 15 de Fevereiro de 2007, Cornell anunciou a sua saída dos Audioslave. E o segundo álbum solo de Chris Cornell, Carry On, foi lançado no dia 5 de Junho de 2007. Em Abril de 2007 Cornell deu início a uma tourné mundial do seu novo álbum a solo. Também comemorando 20 anos do lançamento de sua primeira gravação (o EP Screaming Life dos Soundgarden, lançado em 1987), ele tem apresentado músicas de todas as fases da sua carreira nos seus concertos.

Em Março de 2009 foi lançado o álbum Scream, produzido por Timbaland.

Site Oficial: http://www.chriscornell.com/

MySpace: http://www.myspace.com/chriscornell

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide