ABL – Programa de Jogadores Altos

É com felicidade que partilho isto convosco.
Finalmente vejo alguém a interessar-se pelo estado do nosso basquetebol, principalmente com os escalões mais jovens. Pode não ser claro para todos, mas a nossa amiga e vizinha Espanha, está 89478927689275 vezes à nossa frente no que toca a centenas de coisas e o Basquet é uma delas. Já na altura em que eu frequentava as selecções nacionais mais jovens (sub-16, sub18 e sub-20) viamos sempre os espanhóis vários degraus acima de nós. Enquanto nós treinavámos muitas vezes menos, com equipamentos nossos e com um centro de estágio (CAR Jamor) nem sempre em melhores condições, víamos as nossas amigas espanholas em condições muitas vezes melhores. Os equipamentos eram fornecidos pela própria federação espanhola, tinham condições bem melhores que as nossas (chegamos a estagiar lá) e a nível de selecções estavam sempre a trabalhar um passo à frente. Ou seja, enquanto nós só tinhamos os escalões que referi em cima, eles tinham os escalões intercalares e penso que até tinham mais novos – sub13 sub14 sub15 sub16 sub17 sub18 sub19 sub20…

Já o ano passado a Associação de Basquetebol de Lisboa, começou finalmente a evoluir. A ABL passou a ter escalões desde Sub12 e até sub16.
Para melhorar ainda mais, este ano tem um programa para jogadores Altos. Não sei se é do conhecimento geral mas nós DESPERDIÇAMOS talentos nacionais todos os dias. E isto desde as idades mais tenras. Não damos valor ao que temos, preferimos antes lamentarmo-nos e dizermos que coitadinhos de nós que somos tão piores que o resto da Europa.
Para tentarmos evitar este desperdício, a ABL decidiu começar desde cedo a captar e a desenvolver gente jovem e alta. Como sabem, normalmente os adolescentes entre os 10 e os 15 anos que são muito altos, normalmente têm um défice de coordenação motora um pouco acentuado e nem sempre se tem a capacidade para conseguirmos com que estes jovens desenvolvam da melhor maneira e a praticar a modalidade que tanto gostam.

Eu própria tinha 1,72 com 13 anos mas como sempre pratiquei desporto, não tive o azar de ser completamente desengonçada como algumas colegas que fui acompanhando ao longo da minha vida no basquet.

Concluindo,

O programa Jogadores altos ABL 2010 , tem como objectivo principal desenvolver um trabalho técnico especifico com jogadores/as altos/as de forma a melhorarem os seus movimentos tanto longe com perto do cesto(jogo de costas e de frente para o cesto).
O grupo de jogadores (máximo de 30 jogadores/as ) dos escalões sub12 (nascidos em 1998)- Sub13 (nascidos em 1997)- Sub14(1996) e Sub15(1995) Masculinos e Femininos seleccionados da área da A.B.Lisboa, levam a cabo um treino mensal .

Estou contente =)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide