Opinião: “A Noite e o Sobressalto” de Pedro Medina Ribeiro

A Noite e o Sobressalto – Sete Histórias de Mistério

Pedro Medina Ribeiro

Editora: Oficina do Livro

Nº de Páginas: 181

Sinopse: O que têm em comum Londres, Berlim, Alentejo ou Praga? São cenários onde se desenrolam as histórias reunidas neste livro, na tradição da narrativa fantástica de Edgar Allan Poe ou Sir Arthur Conan Doyle.

Um convidado surpresa. Uma festa secreta com um desfecho imprevisto. Uma casa assombrada e uma família destroçada por um mistério. Um escritor e um amigo perseguido pela lenda de um homem de capuz. Uma herança inesperada e uma maldição.

Pedro Medina Ribeiro, numa escrita elegante e rica em imagens, transporta-nos para um universo de mistério em que nem tudo é o que parece, cativando o leitor pela qualidade da narrativa e prendendo-o pela curiosidade, só o largando no final de cada história, de forma repentina e surpreendente. Em sobressalto.

Excerto: «Com uma linguagem elegante e rica de matizes, o autor esculpe com as metáforas, comparações e jogos de palavras o absurdo mundo de aparências, que é o das suas personagens, sem deixar todavia de ser o nosso, revelando com esse distanciamento a sua maturidade como escritor.»

Deana Barroqueiro, in Prefácio

Opinião: Este é o primeiro livro de Pedro Medina Ribeiro. Com uma escrita fluidíssima, divertida e séria ao mesmo tempo, o autor, leva-nos a viajar a cenários surpreendentes. Com um prefácio de deixar água na boca, foi com certa ansiedade que comecei a ler o livro. Acreditem, as palavras de Deana Barroqueiro não podiam estar mais certas e adequadas.

Composto por 7 contos, este livro transporta-nos através de 7 cenários sobrenaturais diferentes. Para quem gosta do sobrenatural, acreditem que não podem perder este livro. E por favor, não menosprezem os livros de contos. Este livro é a prova viva que um livro de contos consegue ser empolgante e viciante. Li os seis primeiros contos numa noite e o sétimo ontem à noite. Acho que não os li de uma vez porque já estava morta de sono.

É claro que vou querer saboreá-los um pouco mais e lerei novamente. Mas estava a gostar tanto que na altura só tinha mais e mais curiosidade.

Sinceramente, ler este livro fez-me lembrar aquelas alturas em que os amigos se sentam à volta de uma fogueira, num campismo, e decidem começar a contar histórias ou lendas antigas.

Acho que cada conto deste livro dava uma bela história para ser contada nessas circunstâncias.

Estava para vos falar um pouco de cada conto, mas vou deixar que a curiosidade leve a melhor sobre vós e corram a comprá-lo 🙂

Obrigado Pedro pela tão rica oferta. Conta comigo para apoiar e divulgar a tua próxima obra.

Nota: 9/10

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

2 Comentários
Mais antigo
Mais recente Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Pedro M. Ribeiro
Pedro M. Ribeiro
14 anos atrás

Muito obrigado pela tuas simpáticas palavras! Obrigado pela divulgação de novos autores e d'A Noite e o Sobressalto em particular. Fico muito contente por teres gostado e, depois de tão rasgados elogios, dás-me grandes responsabilidades: espero não defraudar as expectativas de quem seguir o teu conselho e for ler o livro!

Milene
Milene
14 anos atrás

Sem dúvida um livro na lista dos que têm de vir cá para casa. =)

Além de gostar de contos (porque será?!), sobrenatural é algo que me diz mesmo muito, um fascínio de anos e que, infelizmente, não é muito explorado na literatura portuguesa.

  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide