Autor da trilogia Nocturnos, Rafael Loureiro é o escritor que vos apresento hoje. Rafael, desde já obrigado pela tua simpatia e pela nossa mini-parceria =P! Divirtam-se e conheçam o Rafael Loureiro através da sua mini-entrevista!
Sobre mim:
Chamo-me Rafael Loureiro e nasci em Lisboa em 1980.
Desde cedo comecei a escrever pequenos poemas de amor às paixonetas da infância. É desde esse tempo que conheço o gosto pela escrita. Mas de igual modo, o desporto e o ensino são também gostos que falaram mais alto. Licenciei-me em Desporto em 2004 e desde aí que lecciono Educação Física nas escolas da Amadora. Sou praticante de Karate desde os onze anos e treinador há dez. As artes marciais são na realidade uma forte componente da minha vida.
Quanto a Nocturnus, criei este universo quando descobri a minha paixão pelo gótico na sua vertente romântica. Comecei a escrever Memórias de um Vampiro, primeiro em contos, em 2000, passando pela Ascensão de Arcana em 2008 e terminando com a Redenção em 2010. Em 2007, depois de ter procurado durante anos uma editora, lancei-me em auto-publicação para em 2009 ser descoberto e publicado pela Editorial Presença.
Presentemente, dou aulas de Educação Física, treino e dou treinos de Karate e Musculação.
Sabendo das dificuldades em editar e divulgar em Portugal, criei um projecto chamado Descobrir Novos Autores. Este, conta já com a sua primeira exposição e duas palestras em escolas secundárias e promete mais eventos.
Estilo e Ritmo de escrita:
Definitivamente eu escrevo por impulso. Despejo todos os sentimentos em palavras à medida que vão aflorando à minha mente. Posso dizer que escrevo mais com o coração de que com a cabeça. Deste modo, penso que me posso considerar como tendo uma escrita pouco formal, simples, mas muito introspectiva e romântica, dando maior ênfase às emoções das personagens de que propriamente às acções exteriores.
Influências:
São tantas e tão variadas…
Dos livros, posso dizer que o livro que me acompanha sempre e está sempre na minha mesinha de cabeceira e o Bushido – O Código do Samurai de Daidoji Yuzan. Outros, posso enumerar Entrevista com o Vampiro da Anne Rice, Drácula de Bram Stoker, Eu sou a Lenda de Richard Matheson, A Saga do Rei Dragão de Stephen Lawhead, etc.
Da poesia releio regularmente os poemas de José Régio, Edgar Allan Poe e Soares de Passos.
De jogos posso dizer-te Vampire: The Masquerade da Whitewolf.
Mas, quase a totalidade das minhas influencias são mesmo das minhas experiências e os meus sentimentos perante elas. No meu caso, Daimon DelMoona tem as minhas paixões, os meus demónios e o meu código de conduta. É tudo aquilo que no dia-a-dia não encontro espaço para ser. Assim, a minha principal fonte de inspiração acaba por ser o meu dia-a-dia, com as minhas batalhas, os meus desgostos e vitórias. Depois é só descrevê-las na realidade de Nocturnus.
Projectos Futuros:
Para já, será editar o Tomo III da Trilogia Nocturnus. Não penso ainda a longo prazo pois estou a focar as minhas energias na revisão do Tomo III, mas existe a ideia para um 4.º livro. Não posso ainda desvendar muito porque ainda não sei o irei concretizar mas, se assim for, posso adiantar que será como um apêndice da trilogia, uma visão mais aprofundada das histórias das personagens principais.
Livros de Rafael Loureiro:
Memórias de um Vampiro
Sinopse: Memórias de Um Vampiro é o primeiro volume de uma trilogia onde romance e aventura se combinam para nos abrirem as portas a um universo repleto de emoções intensas, valores supremos e conflitos arrebatados. Movendo-se nas sombras, existe uma realidade para além daquela que conhecemos, uma sociedade paralela que descende de linhagens que se perdem nos primórdios dos tempos. Daimon DelMoona é um dos membros dessa sociedade. Nascido no século XVII, viu o seu mundo desmoronar-se quando a mulher que ia desposar morre. Do seu sofrimento é resgatado por uma vampira, que lhe concede o Novo Nascimento. E assim começa para Daimon uma odisseia que atravessa os séculos para culminar numa batalha contra o tirano Alexander, um vampiro sedento de poder, responsável pela morte de muitos vampiros inocentes. Para travá-la, novas alianças terão de ser forjadas, e um amor com ressonâncias do passado terá de ultrapassar duros obstáculos. Mas conseguirá Daimon vencer esta cruzada e concretizar o seu amor sem fim?
Ascensão Arcana Sinopse:Neste segundo volume da Trilogia Nocturnus entramos uma vez mais num universo intenso de romance, aventura e emoções fortes. Passaram-se quase seis anos desde a derrota do tirano Alexandre Phoenix. Arcana floresce agora sob a regência de Janus MoonHunter. Mas, no seu íntimo, Daimon ouve ainda o sussurro que lhe segreda que algo está errado. Um terrível acontecimento abate-se sobre os vampiros de Arcana: a Lei do Silêncio é quebrada! A Daimon, Janus, Andrew, Lilia, Pandora e Ascelli juntam-se agora três outros vampiros, enviados a Arcana para ajudar a encontrar e punir aqueles que desafiaram quebrar a Lei. Mas também estes forasteiros guardam segredos, e Daimon desconfia que o culpado poderá estar mesmo a seu lado… A Redenção (A publicar) Sinopse: Daimon DelMoona está destruído. A sua sanidade mental turva-se a cada dia… Acima disto, ele é ainda atingido pela morte de alguém próximo de si. Desprovido de Fé, rejeita a sua condição de vampiro, mas não consegue passar sem o líquido vermelho que pulsa nas veias dos mortais – é a sua natureza. Numa réstia de ânimo, decide seguir uma Lenda: “A Redenção”, que conta a história de como um vampiro antigo conseguiu voltar à condição de humano deixando as pistas para esta pintadas num quadro. Mas Daimon não estará sozinho nesta busca… Este Tomo é uma viagem às guerras interiores deste personagem, uma experiência final vivida na dualidade do Bem e do Mal e batalhas cara-a-cara com os seus demónios.
Deixo-vos por último o Convite para a Sessão de Lançamento de Ascenção Arcana!
E assim me despeço por agora! Voltem sempre =)
Sim, claro, estou interessada.
É uma iniciativa excelente, devo dizer.
Obrigada pelo comentário!
Precisa de alguma informação em especial?
Olá,
Envia-me um mail para branmorrighan[at]gmail[dot]com para podermos falar melhor, ok?
**
Okay, até já.