Entrevista a Rafael Loureiro – Autor Português

Autor da trilogia Nocturnos, Rafael Loureiro é o escritor que vos apresento hoje. Rafael, desde já obrigado pela tua simpatia e pela nossa mini-parceria =P! Divirtam-se e conheçam o Rafael Loureiro através da sua mini-entrevista!

Sobre mim:

Chamo-me Rafael Loureiro e nasci em Lisboa em 1980.
Desde cedo comecei a escrever pequenos poemas de amor às paixonetas da infância. É desde esse tempo que conheço o gosto pela escrita. Mas de igual modo, o desporto e o ensino são também gostos que falaram mais alto. Licenciei-me em Desporto em 2004 e desde aí que lecciono Educação Física nas escolas da Amadora. Sou praticante de Karate desde os onze anos e treinador há dez. As artes marciais são na realidade uma forte componente da minha vida.
Quanto a Nocturnus, criei este universo quando descobri a minha paixão pelo gótico na sua vertente romântica. Comecei a escrever Memórias de um Vampiro, primeiro em contos, em 2000, passando pela Ascensão de Arcana em 2008 e terminando com a Redenção em 2010. Em 2007, depois de ter procurado durante anos uma editora, lancei-me em auto-publicação para em 2009 ser descoberto e publicado pela Editorial Presença.
Presentemente, dou aulas de Educação Física, treino e dou treinos de Karate e Musculação.
Sabendo das dificuldades em editar e divulgar em Portugal, criei um projecto chamado Descobrir Novos Autores. Este, conta já com a sua primeira exposição e duas palestras em escolas secundárias e promete mais eventos.

Estilo e Ritmo de escrita:

Definitivamente eu escrevo por impulso. Despejo todos os sentimentos em palavras à medida que vão aflorando à minha mente. Posso dizer que escrevo mais com o coração de que com a cabeça. Deste modo, penso que me posso considerar como tendo uma escrita pouco formal, simples, mas muito introspectiva e romântica, dando maior ênfase às emoções das personagens de que propriamente às acções exteriores.

Influências:

São tantas e tão variadas…
Dos livros, posso dizer que o livro que me acompanha sempre e está sempre na minha mesinha de cabeceira e o Bushido – O Código do Samurai de Daidoji Yuzan. Outros, posso enumerar Entrevista com o Vampiro da Anne Rice, Drácula de Bram Stoker, Eu sou a Lenda de Richard Matheson, A Saga do Rei Dragão de Stephen Lawhead, etc.
Da poesia releio regularmente os poemas de José Régio, Edgar Allan Poe e Soares de Passos.
De jogos posso dizer-te Vampire: The Masquerade da Whitewolf.
Mas, quase a totalidade das minhas influencias são mesmo das minhas experiências e os meus sentimentos perante elas. No meu caso, Daimon DelMoona tem as minhas paixões, os meus demónios e o meu código de conduta. É tudo aquilo que no dia-a-dia não encontro espaço para ser. Assim, a minha principal fonte de inspiração acaba por ser o meu dia-a-dia, com as minhas batalhas, os meus desgostos e vitórias. Depois é só descrevê-las na realidade de Nocturnus.

Projectos Futuros:

Para já, será editar o Tomo III da Trilogia Nocturnus. Não penso ainda a longo prazo pois estou a focar as minhas energias na revisão do Tomo III, mas existe a ideia para um 4.º livro. Não posso ainda desvendar muito porque ainda não sei o irei concretizar mas, se assim for, posso adiantar que será como um apêndice da trilogia, uma visão mais aprofundada das histórias das personagens principais.

Livros de Rafael Loureiro:

Memórias de um Vampiro

Sinopse: Memórias de Um Vampiro é o primeiro volume de uma trilogia onde romance e aventura se combinam para nos abrirem as portas a um universo repleto de emoções intensas, valores supremos e conflitos arrebatados. Movendo-se nas sombras, existe uma realidade para além daquela que conhecemos, uma sociedade paralela que descende de linhagens que se perdem nos primórdios dos tempos. Daimon DelMoona é um dos membros dessa sociedade. Nascido no século XVII, viu o seu mundo desmoronar-se quando a mulher que ia desposar morre. Do seu sofrimento é resgatado por uma vampira, que lhe concede o Novo Nascimento. E assim começa para Daimon uma odisseia que atravessa os séculos para culminar numa batalha contra o tirano Alexander, um vampiro sedento de poder, responsável pela morte de muitos vampiros inocentes. Para travá-la, novas alianças terão de ser forjadas, e um amor com ressonâncias do passado terá de ultrapassar duros obstáculos. Mas conseguirá Daimon vencer esta cruzada e concretizar o seu amor sem fim?
Ascensão Arcana Sinopse:Neste segundo volume da Trilogia Nocturnus entramos uma vez mais num universo intenso de romance, aventura e emoções fortes. Passaram-se quase seis anos desde a derrota do tirano Alexandre Phoenix. Arcana floresce agora sob a regência de Janus MoonHunter. Mas, no seu íntimo, Daimon ouve ainda o sussurro que lhe segreda que algo está errado. Um terrível acontecimento abate-se sobre os vampiros de Arcana: a Lei do Silêncio é quebrada! A Daimon, Janus, Andrew, Lilia, Pandora e Ascelli juntam-se agora três outros vampiros, enviados a Arcana para ajudar a encontrar e punir aqueles que desafiaram quebrar a Lei. Mas também estes forasteiros guardam segredos, e Daimon desconfia que o culpado poderá estar mesmo a seu lado… A Redenção (A publicar) Sinopse: Daimon DelMoona está destruído. A sua sanidade mental turva-se a cada dia… Acima disto, ele é ainda atingido pela morte de alguém próximo de si. Desprovido de Fé, rejeita a sua condição de vampiro, mas não consegue passar sem o líquido vermelho que pulsa nas veias dos mortais – é a sua natureza. Numa réstia de ânimo, decide seguir uma Lenda: “A Redenção”, que conta a história de como um vampiro antigo conseguiu voltar à condição de humano deixando as pistas para esta pintadas num quadro. Mas Daimon não estará sozinho nesta busca… Este Tomo é uma viagem às guerras interiores deste personagem, uma experiência final vivida na dualidade do Bem e do Mal e batalhas cara-a-cara com os seus demónios.

Deixo-vos por último o Convite para a Sessão de Lançamento de Ascenção Arcana!

Site da Trilogia Nocturnos

E assim me despeço por agora! Voltem sempre =)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

3 Comentários
Mais antigo
Mais recente Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Aprendiz de Poetisa
Aprendiz de Poetisa
14 anos atrás

Sim, claro, estou interessada.

É uma iniciativa excelente, devo dizer.

Obrigada pelo comentário!

Precisa de alguma informação em especial?

Morrighan
Morrighan
14 anos atrás

Olá,

Envia-me um mail para branmorrighan[at]gmail[dot]com para podermos falar melhor, ok?

**

Aprendiz de Poetisa
Aprendiz de Poetisa
14 anos atrás

Okay, até já.

  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide