Grande Prémio do Conto Camilo Castelo Branco distingue ENCICLOPÉDIA DA ESTÓRIA UNIVERSAL, de Afonso Cruz

É com prazer que a Quetzal repete o anúncio da Associação Portuguesa de Escritores e da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão: ENCICLOPÉDIA DA ESTÓRIA UNIVERSAL, de AFONSO CRUZ, foi a obra distinguida pelo Grande Prémio do Conto Camilo Castelo Branco.

(carregar na imagem para ver em tamanho original)


Sobre ENCICLOPÉDIA DA ESTÓRIA UNIVERSAL
A Enciclopédia da Estória Universal está organizada por entradas, ordenadas alfabeticamente, que, felizmente, não passam de ficções curtas, escritas com um rigor que faz justiça aos autores que o inspiraram Afonso Cruz (Borges é o primeiro nome da lista). Trata-se de uma alternativa literária à enciclopédia de Diderot e D’Alembert. Um livro que não cabe nas classificações habituais e que tem sido apreciado por amantes da literatura, interessados em autores nunca lidos e escritores desconhecidos. É caso para dizer: se não reconhecer o nome citado, é muito provável que seja o de alguém que nunca existiu fora dos livros.

Este é um livro de factos – de ficções, burlas, citações – esquecidos ou ignorados pela História e encruzilhados uns nos outros em forma de labirinto. Um espaço entre mordomos e coronéis, metáforas, mentiras, assassínios, deuses duplos, cabalistas fabulosos, ascetas hindus e narrativas absolutamente orientais.

Da imprensa
«O conhecimento, enquanto arrumação global e definitiva, é uma ilusão, e Afonso Cruz, na esteira de Borges, dedica-se a cruzar leituras e ficções, com brio e graça.»
Pedro Mexia, Público

«Com a sua inabalável lógica interna e os seus requintes estilísticos, esta Enciclopédia da Estória Universal é o mais divertido, surpreendente e estimulante dos livros de ficção publicados este ano [2009] por autores portugueses.»
José Mário Silva, Ler

A Enciclopédia da Estória Universal, de Afonso Cruz, integrou a lista de ficção portuguesa dos melhores livros de 2009 do Bibliotecário de Babel

Sobre AFONSO CRUZ
Além de escrever, Afonso Cruz é ilustrador, realizador de filmes de animação e compõe para a banda de blues/roots The Soaked Lamb 8onde canta, toca guitarra, harmónica e banjo). Nasceu em 1971, naFigueira da Foz, e haveria, anos mais tarde, de viajar por mais de sessenta países. Vive com a sua família num monte alentejano onde, além de manter uma horta e um pequeno olival, fabrica a cerveja que bebe. Em 2008, publicou o seu primeiro romance A Carne de Deus – Aventuras de Conrado Fortes e Lola Benites. Em Setembro de 2009 publicou com a Quetzal Enciclopédia da Estória Universal, agora distinguido com o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco – Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão/APE.

Mais informações:

Booktrailer
Mais vídeos

Blogue do livro
Blogues de Afonso Cruz:
http://oficinaavapor.blogspot.com/
http://afonso-cruz.blogspot.com/

Afonso Cruz no facebook

ISBN 9789725648209
136 páginas
PVP 13,95 euros
Ilustração da capa: Afonso Cruz

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest
2 Comentários
Mais antigo
Mais recente Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Patrícia Cálão
Patrícia Cálão
10 anos atrás

Eu li "Os livros que devoraram o meu pai", deste autor, e amei! Realmente muito bom. Numa oportunidade, vou ler este livro também.

Morrighan
Morrighan
10 anos atrás

Eu quero bastante ler este livro.. Mas.. a ver vamos..

  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2021 Reading Challenge

    2021 Reading Challenge
    Sofia has read 0 books toward her goal of 40 books.
    hide

    Categorias do Blog

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!