Novidade Bertrand – Julho

Salazar
O Ditador Encoberto

O autor da biografia de Francisco Louçã regressa com a vida e percurso de uma das figuras mais discutidas e controversas da História recente de Portugal, aproveitando a data que assinala os 40 anos da sua morte, a 27 de Julho. António Simões do Paço traça o percurso e vida do homem e estadista António de Oliveira Salazar.

Sinopse
27 de Julho de 1970. «Morreu hoje às 9 e 15 o Prof. Oliveira Salazar», anuncia a toda a largura da primeira página O Século, em 2ª edição, vespertina, citando o comunicado oficial da Secretaria de Estado da Informação e Turismo. «De súbito», escreve-se na mesma primeira página, «na sexta-feira, 17 do corrente, os portugueses foram brusca e dolorosamente surpreendidos por uma comunicação assinada pelo prof. Eduardo Coelho, médico assistente do prof. Oliveira Salazar: fora acometido de doença infecciosa e o prognóstico era reservado. (…) Efectivamente, o estado do Presidente Salazar piorou rapidamente e sem remédio. Todos os órgãos vitais foram afectados. O coração não resistiu. As crises sucederam-se, cada vez mais graves. A ciência nada pôde contra a morte.» Tinha 81 anos, entrara para o Governo como ministro das Finanças em Abril de 1928, Governo a que presidiu durante 36 anos, entre 1932 e 1968.

Sobre o autor:
António Simões do Paço é jornalista, editor e historiador. Nasceu em Lisboa em 1957. É autor de uma biografia de Salazar (2006), da biografia de Francisco Louçã (2009) e foi o editor-coordenador (e co-autor) de Os Anos de Salazar, um retrato da sociedade portuguesa durante o Estado Novo em 30 volumes (2008).
Foi editor da revista História (2001) e coordenou a edição de mais de uma dezena de colecção e obras de História.

Chancela: Bertrand Editora
232 Páginas | PVP: €15,90
Lançamento dia 16 de Julho

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2021 Reading Challenge

    2021 Reading Challenge
    Sofia has read 0 books toward her goal of 40 books.
    hide