Breve Opinião sobre o Jornal Conto Fantástico Nº1 e 2

Após tanto tempo, finalmente temos o Jornal Conto Fantástico disponível. Fui à sua apresentação/lançamento e fiquei a saber muito que não sabia. Como o caso de, sobre o preço de um livro, 65% a 70% serem para distribuidores e lojas, normalmente 10% para o autor e ainda uns % para o governo. Ou seja, acaba por chegar muito pouco às editoras… Enfim, uma data de coisas que por normal os leitores desconhecem. Foi bastante interessante.

Quanto ao jornal em si, composto por 5 contos, duas entrevistas e ainda uma crónica, o balanço é positivo.

A crónica “Memórias da Ficção Científica” está excelente. Álvaro de Sousa Holstein conseguiu mostrar de forma clara o quanto a facilidade de edição evoluiu e que ao mesmo tempo a publicação de FC e Fantástico pareceu tomar o rumo inverso. Gostei bastante. Um discurso limpo e inteligente que nos dá a ver como tudo tem acontecido nas últimas duas a três décadas.

As entrevistas estão ambas bastante boas. Quanto ao discurso do autor João Barreiros, sempre o achei um pouco extremista e continuo a achar, e o autor Afonso Cruz conseguiu despertar uma grande curiosidade devido à sua versatilidade em tantas artes e a sua humildade.

Em relação aos contos gostei, mas confesso que não me deslumbraram. Achei-os um pouco “verdes”.  Não é que não estivessem engraçados e até mesmo originais, apenas ficou um gosto de “saber a pouco”. Mesmo assim houve qualidade e o que mais gostei foi do último.

É bom dar-se oportunidade a estes jovens autores de modo a que possam evoluir e é uma maneira de termos noção do que se vai escrevendo de FC por cá.

Em suma, acho que é um óptimo projecto que pode dar bastantes autores a conhecer e quem sabe lançar alguns, se a qualidade assim o justificar, e ao mesmo tempo dar voz a crónicas e entrevistas originais. Que o Roberto e a Antagonista continuem o bom trabalho.

Nota: A partir de Outubro, tal como já foi anunciado, o Jornal Conto Fantástico terá um novo formato.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

3 Comentários
Mais antigo
Mais recente Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ana C. Nunes
Ana C. Nunes
13 anos atrás

Estou à espera que o meu chegue para ler (encomendei na fnac), mas parece interessante.

Morrighan
Morrighan
13 anos atrás

Ana, vou ficar atenta à tua opinião.
Como fui ao lançamento, fiquei logo com um. Mas só agora consegui pegar nele. É uma tristeza andar sem tempo para nada!! Eheheh =)

beijinho*

Flávio Gonçalves
Flávio Gonçalves
13 anos atrás

A "indústria" parece ter problemas com isto de se falar de custos e lucros, nunca entendi porquê. Por mim até colocava na última página dos livros as quantias que iam para impressão, para a distribuição, as lojas, o governo, o autor e a editora, como algumas editoras anarquistas fazem.

Mas supostamente ia ter problemas com os livreiros ou até com a distribuidora… fui aconselhado a não o fazer, é uma pena, assim ninguém sabe porque raios os livros em Portugal são tão caros, toda a gente julga que é culpa das editoras!!!

E agora que o Rogério Ribeiro me avisou acerca da "lei do preço fixo do livro", estou abismadíssimo… como editor, mas principalmente como leitor, macacos me mordam se não vou escrever a meia dúzia de deputados e ao ministério da cultura acerca desta estúpida lei que proíbe os editores e livreiros de fazerem descontos superiores a 10% durante ano e meio antes do lançamento do livro.

Para todos os efeitos é uma lei que proíbe a existência de livres baratos!!!

  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide