Opinião: “Criaturas Maravilhosas” de Kami Garcia & Margaret Stohl

Criaturas Maravilhosas

Garcia & Stohl

Editora: Gailivro

Nº de Páginas: 480

Sinopse: Alguns amores estão destinados a acontecer…

Outros estão amaldiçoados.

Lena Duchannes é diferente de qualquer pessoa que a pequena cidade sulista de Gatlin alguma vez conheceu. Ela luta para esconder o seu poder e uma maldição que assombra a família há gerações. Mas, mesmo entre os jardins demasiado crescidos, os pântanos lodosos e os cemitérios decrépitos do Sul esquecido, há um segredo que não pode ficar escondido para sempre.

Ethan Wate, que conta os meses para poder fugir de Gatlin, é assombrado por sonhos de uma bela rapariga que ele nunca conheceu. Quando Lena se muda para a mais infame plantação da cidade, Ethan é inexplicavelmente atraído por ela e sente-se determinado a descobrir a misteriosa ligação que existe entre eles.

Numa cidade onde nada acontece, um segredo poderá mudar tudo.

Opinião: Criaturas Maravilhosas é uma obra fascinante, diferente e original. As autoras Kami Garcia e Margaret Stohl construiram um mundo singular, com uma mistura, organizada, de vários elementos fantásticos, inserindo-se entre o género “dark-fantasy” e “romance sobrenatural”.

Quase todos os dias Ethan Wate acorda ou todo molhado, ou cheio de terra ou até completamente a transpirar. Sonha sem cessar com uma rapariga que não consegue salvar, que lhe escapa pelos dedos, mas nem o seu rosto consegue ver. Ele tem uma certeza, não consegue parar de pensar nela. Quão louco é isso?

Até que Lena Beana se cruza com ele. Lena Beana é uma rapariga que à partida parece uma excêntrica. Veste-se mal, nunca teve muito tempo na mesma escola e logo na aula de Inglês, em que ninguém se senta nas primeiras três filas, ela senta-se na primeira. Os seus colegas não tardaram a fazer-lhe a vida negra. Apenas Ethan estava disposto a dar-lhe uma oportunidade. A partir daquele momento, nada será como antes. Lena vê o seu 16º aniversário a aproximar-se a uma velocidade alucinante e não deixa que ninguém se relacione com ela por causa disso. Que tanto teme Lena? Bem, isso fica para vocês, leitores, descobrirem.

Uma das coisas que mais me fascinou desde o início, foi o facto de a estória nos ser contada pela prespectiva de uma personagem masculina. Ethan é o narrador e neste aspecto, as autoras foram genuinamente boas. Gostei de estar na cabeça do Ethan, para variar ao que este tipo de livros nos têm habituados (narradoras femininas). Para além disto, gostei da originalidade das personagens, achei-as bem desenvolvidas e houve três, em particular, fora Ethan e Lena, que conquistaram um lugar de topo – Link, Macon e Amma.

Link é o melhor amigo de Ethan e o típico adolescente rapaz que vive para arranjar uma namorada. Ambos fazem parte da equipa de basquetebol da escola, o que os eleva logo em termos de estatuto. Uma personagem super engraçada e fiel, que nos conquista desde cedo.

Macon, tio da Lena, é uma personagem misteriosa, que fala por enigmas e que nunca ninguém em Gatlin o viu. O que ele é, é uma incógnita para Ethan.

E por fim, Amma. A super, hiper, protectora Amma. Amma é uma vidente que, em cada canto da casa de Ethan põe algo “anti-maléfico”. Um saquinho disto, umas ervas daquilo e ai de Ethan que não obedeça às suas regras.

A própria caracterização da sociedade sulista está original. Desde a sociedade das FRA – conjunto de mulheres que se julgam superiores a tudo e a todos e que pensam que mandam na cidade – , à escola com a típica equipa de basquetebol feminino e as meninas da claque que são uma miniatura das FRA, enfim, um leque vastíssimo de características divertidas com que somos brindados ao longo da obra.

Criaturas Maravilhosas mostra-nos, assim, um universo que tem videntes, metamorfos, seres com algumas características vampíricas, Narutais, seres da Luz e das Trevas e ainda um pouco de cultura celta implícita. Um livro intenso, em que sorrimos e choramos com as personagens, ansiamos pelo que vai acontecer e ficamos sempre na expectativa de como irá acabar. O mistério mantém-se constante ao longo de quase todo o livro, o que é óptimo, não nos deixando largar a leitura. Viciante.

O fim, deixa-nos com um grande ponto de interrogação na mente e nisto tenho que concordar com a VOYA: “Este livro tem tudo… Quem poderia pedir mais? Uma sequela? Por favor!”

Gostei imenso e só posso ansiar pelo “Beautiful Darkness”!

Criaturas Maravilhosas - www.wook.pt

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

5 Comentários
Mais antigo
Mais recente Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Elphaba
Elphaba
13 anos atrás

Bem, que óptimo comentário… os meus receios eram então em vão.

Estou super curiosa, tenho de o adquirir =)

Morrighan
Morrighan
13 anos atrás

Olá Elphaba J.

Eu gostei bastante =)
Não compres até sair o resultado do passatempo! Quem sabe se não te calha?
Dia 12 já publico os vencedores!

Beijinho*

Elphaba
Elphaba
13 anos atrás

Não tenho a tua fé, mas vou aguardar então até porque tenho muito com que me entreter =)

Beijinhos*

Vc
Vc
13 anos atrás

Imperdível! Mesmo que não vença o passatempo, terei que arranjar maneira de o ter 😀

Mariana Malhão
Mariana Malhão
13 anos atrás

Tenho muita curiosidade relativamente a este livro.
Acho que vou ter de o comprar, isto é, se não me oferecerem nos meus anos, que são já na próxima sexta feira 🙂
Beijinhos

  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide