Opinião: “Orbias – O Demónio Branco” de Fábio Ventura

Orbias – O Demónio Branco

Fábio Ventura

Editora: Casa das Letras

Nº de Páginas: 412

Sinopse: «As coisas mudaram desde a derradeira separação entre a Terra e Orbias há um ano atrás. Noemi é agora uma estagiária na redacção de uma revista em Grand City. Leva uma vida solitária e mantém pouco contacto com Adam e Lorelei. Mas enquanto se esforça para esquecer todos os trágicos acontecimentos do passado, o inesperado acontece: os seus poderes de Omnisciência regressam e volta a transformar-se em Guerreira. Para piorar a situação, está constantemente a ver o rosto de Sebastian e a sentir o seu perfume.

Será que afinal os mundos não foram definitivamente separados? Será possível o regresso a Orbias, para junto das outras Guerreiras? Na sua loucura obsessiva, Noemi convence-se a si própria de uma coisa: Sebastian está vivo!»

PS: Para quem ainda não leu o primeiro livro é possível que haja um ou outro spoiler em relação ao mesmo.

Opinião: Após o fim super misterioso e inesperado de “Orbias – As Guerreiras da Deusa”, foi com alguma ansiedade que comecei esta leitura. Foi uma leitura entusiasta, daquelas que só largamos quando tem mesmo que ser e que ficamos com pena de a largar.

Em “Orbias – O Demónio Branco”, passou-se um ano desde a separação dos mundos e desde a morte de Sebastian. Noemi vive uma vida desprovida de alegria, em que não consegue tirar prazer de nada do que faz, nem valorizar ninguém à sua volta. E, para além dos seus poderes não terem desaparecido, tem a mesma visão, vezes sem conta, que parece passar-se num futuro em Orbias. Mas se os mundos se separaram, quais as hipóteses de ela vir a estar em Orbias?

A primeira coisa que notamos desde cedo, é uma clara evolução na escrita do autor. A diferença é notável e de certa forma faz com que as próprias personagens pareçam ter crescido bem mais que um ano. A juntar a este crescimento, veio também uma face mais “negra” na narrativa. Foi sem dúvida uma excelente surpresa.

Aliás, tudo nesta obra tem o seu q.b. de inesperado! A cada virar de página, sentimos que certas ideias que tinhamos associadas a determinadas personagens não estavam assim tão correctas e passamos a gostar de quem menos esperávamos.

Mas há um trabalho que tem que ter destaque na minha opinião. Como poderão ou não saber, o autor foi lançando ao longo deste ano pequenos contos sobre cada uma das guerreiras. Na altura poderia pensar-se que era apenas para ir entretendo os seus leitores e que seriam independentes do “Orbias”. No entanto, são fundamentais para que compreendamos muito do que se passa no interior de cada personagem, para além de estarem fantásticos.

Conceitos como demónio, alma, bem, mal, foram discutidos de forma afincada e gostei da forma como ele tentou mostrar que nada é certo, nada é imutável e que tudo é subjectivo.

E quanto ao final inesperado do livro anterior, Fábio Ventura arranjou maneira de o expôr de forma genial.

Uma das características da escrita e da imaginação do autor, é a sua fertilidade e originalidade. Neste livro, ele consegue incluir factos históricos e até discutí-los de forma tão inédita e engraçada que não podia deixar de o referir.

“Orbias – O Demónio Branco”, é a obra que vem reafirmar e provar que Fábio Ventura está para ficar no Fantástico juvenil português e que tem qualidade para isso. Não tenho dúvidas que para além de Orbias, ele ainda nos vai surpreender muito. Gostei.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

7 Comentários
Mais antigo
Mais recente Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Pedacinho Literário
Pedacinho Literário
13 anos atrás

Tenho o livro na estante e apesat de estar com outras leituras de momento, já lhe peguei e li o primeiro capítulo só para ver se a curiosidade se desvanecia um pouquinho …. Qual quê! Agora estou ansiosa por terminar o que ando a ler para pegar em Orbias ,,. E concordo contigo quando falas do melhoramento da escrita do autor. Só naquele bocadinho que li isso nota-se perfeitamente.

Morrighan
Morrighan
13 anos atrás

Depois vou querer ler a tua opinião 🙂
Vais poder aparecer no lançamento?
Beijinhos

Pedacinho Literário
Pedacinho Literário
13 anos atrás

No Colombo? Estou a rezar para que sim … Tenho uma aula nesse dia, no Chiado, que termina às 19h30. Espero conseguir ainda chegar a tempo de ver alguma coisinha. x)
És tu que vais fazer a apresentação, não és?

Beijinhos

Morrighan
Morrighan
13 anos atrás

Sou sim.. Confesso que nunca fiz apresentação alguma e que para além de surpreendida, fiquei aterrorizada quando o Fábio me convidou. Espero estar à altura do desafio.
Se apareceres por lá, manifestate e assim conheço-te =P
Beijinhos

Pedacinho Literário
Pedacinho Literário
13 anos atrás

Não te preocupes, o que custa é começar … Depois vai correr tudo maravilhosamente bem! Força! 😉

Aparecer, de certeza que apareço. Se o lançamento ainda estiver no ar então eu procuro-te. x)

Beijinhos

Anónimo
Anónimo
13 anos atrás

Estou muito curiosa por ler este livro!

Ao longo do primeiro livro notei imenso a evolução na escrita e se neste livro a evolução continua apenas posso dizer Uau!!

Infelizmente não posso ir à apresentação, mas boa sorte!!!

Vc
Vc
13 anos atrás

Estou ansioso por ler este livro! Será certamente melhor que o anterior. Fábio Ventura tem-se vindo a revelar um grande mestre do fantástico! Mal posso esperar 😀

  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide