Uma Ponta de Verdade
Jeffrey Archer
Editora: Europa-América
Nº de Páginas:
Sinopse: Uma Ponta de Verdade é o mais recente livro de Jeffrey Archer, autor que tem deliciado milhões de leitores. Durante seis anos, ao longo das suas viagens pelo mundo, o autor reuniu várias histórias verídicas e inspirou-se também nos seus escritores de contos favoritos (F. Scott Fitzgerald, Maupassant e Somerset Maugham, entre outros) para escrever este livro, sempre com uma ponta de verdade.
Com uma aptidão natural para escrever histórias elegantes, espirituosas e divertidas, Jeffrey Archer é um mestre da caracterização e do suspense e tem um grande talento para reviravoltas inesperadas e surpreendentes.
Opinião: “Uma Ponta de Verdade” foi o primeiro livro que li deste autor e revelou-se uma boa surpresa. Foram quinze contos, todos bastante diversificados, a maioria baseados em casos reais e sempre com uma pitada bastante apurada de originalidade.
A escrita do autor é simples e directa e consegue com que nos envolvamos e de certa forma vivamos a história das personagens.
Dos quinze contos, houve dois que me surpreenderam mais:
Encontro às cegas, parecia ser um simples conto sobre um cego que, no seu café habitual, tem por rotina tentar adivinhar as características de outras pessoas que o frequentam, neste caso o de uma bela mulher, mas que na verdade se veio mostrar bem mais profundo e tocante. Gostei mesmo muito da reviravolta que o autor deu no final.
Um bom olho, é outro conto que nos surpreende pela originalidade. Aqui temos um pintor, com uma vida muito degradada, que tem um talento fenomenal, mas cujas obras só vêm a ser descobertas muito depois. Os acontecimentos até à surpresa final não nos deixam antever o choque que sentimos no final. Muito bom.
Resumindo, um pequeno livro que me acompanhou durante muitas viagens de comboio mostrando-se sempre uma boa companhia. Fica a nota que estou curiosa por ler um romance deste autor.
Este é um dos meus autores favoritos. Li quase todos os livros dele.
Para mim, os seus livros são sempre uma surpresa e me fazem passar umas horas deliciosas.
Boas leituras e bom fim-de-semana!