Como divindade suprema do Olimpo, chamado “pai dos deuses e dos homens”, Zeus simbolizava a ordem racional da Civilização Helênica.
Zeus é a personagem mitológica que, segundo Hesíodo e outros autores, nasceu de Réia e de Cronos, o qual engolia os filhos para evitar que se cumprisse a profecia de que um deles o destronaria.
Após o nascimento de Zeus, Réia ocultou a criança numa caverna, em Creta, e deu uma pedra envolta em faixas para o marido engolir.
Quando chegou à idade adulta, Zeus obrigou o pai a vomitar todos os seus irmãos, ainda vivos,enterrou-o sob a terra.
Foi então que Zeus conheceu seus quatro irmãos: Deméter, Poseidon, Héstia e Hades, faltou apenas a Hera que como Zeus foi poupada e não estava ali. Zeus ainda libertou os ciclopes que lhe deram o Raio. Então após dez anos, que foi o tempo que durou a guerra, Zeus subiu ao Olimpo junto com seus irmãos Poseidon e Hades que o ajudaram a destruir Cronos, e então comandaram o Céu, a Terra e os demais deuses.
Zeus tinha o poder dos fenómenos atmosféricos e originava relâmpagos e trovões e, com sua mão direita, lançava a chuva que podia ser usada como força destruidora, mas também com o objectivo de fazer crescer as plantações.
Zeus casou-se três vezes, sua primeira esposa foi Métis a deusa da prudência e com ela teve sua filha Atena. A segunda foi Têmis, a deusa da justiça. E sua terceira esposa foi a sua irmã Hera e com ela teve vários herdeiros, mas o único que foi filho legítimo de Hera e Zeus foi Ares, que era o Deus da guerra. Heras era muito ciumenta e agressiva já que Zeus a desonrava, tinha muitas amantes, acabando por ter muitos filhos fora do seu casamento. Zeus usava o seu poder de sedução e até usava as mais belas metamorfoses para conquistar as mulheres. As mais conhecidas são: o Cisne de Leda e o Touro da Europa.
Zeus é o deus que dá ao homem o caminho da razão e também ensina que o verdadeiro conhecimento é obtido apenas a partir da dor.
Texto desenvolvido e adaptado por Sofia Teixeira
Fontes:
Vários sítios da internet