Teixo: A Árvore do Solstício de Inverno, dos Antepassados e do Ovate

«Árvore importante para o Solstício de Inverno, [o teixo] é um símbolo da imortalidade, pois está relacionada com a morte e o renascimento. Essa será uma das razões de se colocarem galhos com folhas de teixo nas campas, como forma de lembrar que a morte é apenas uma pausa antes do renascimento.

Com o passar do tempo os teixos passaram a ser muito comuns nos cemitérios. Muitos chefes tribais celtas foram enterrados debaixo de teixos antigos, ficando assim mais “acessíveis” para as gerações vindouras. Os celtas acreditavam que o teixo espalhava as suas raízes pelas bocas dos cadáveres, fazendo a ligação entre este mundo e o submundo.

Os ramos de teixo tendem a crescer no sentido descendente em direcção ao chão e, quando o tronco principal morre, é frequentemente estes ramos tornarem-se novas árvores, reforçando o conceito de renascimento.

Por todo este simbolismo, no druidismo o teixo está ligado ao grau de Ovate, o vidente, o herbalista e o curador.

Em Inglaterra os arqueólogos descobriram diversos poços e nascentes com estátuas esculpidas em madeira de teixo, datadas da época dos antigos druidas, que pensam ter sido ex-votos a deuses ou aos antepassados.»

Carlos Cunha & Fátima Branquinho, excerto do artigo “Teixo – A Mais Antiga das Árvores”, in “Mandrágora – O Almanaque Pagão – 2011: No Bosque Sagrado dos Druidas”

http://www.zefiro.pt/categoria_paganismo_net.htm

Fotografia: http://arvoresdeportugal.free.fr/IndexArborium/Teixo_taxus_baccata/Ficha_Teixo_Taxus_baccata.htm

Retirado do Facebook da Ordem de Bardos Ovates e Druidas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2021 Reading Challenge

    2021 Reading Challenge
    Sofia has read 0 books toward her goal of 40 books.
    hide