2012: GRANDES LEITURAS PARA TEMPOS DIFÍCEIS – Grupo Planeta

Para começar 2012 em grande estilo… literário, preparámos um roteiro de grandes títulos e grandes autores. Um das apostas fortes da Planeta, tal como em anos anteriores, são os grandes nomes da literatura.

A abrir o ano, dois romances notáveis e imperdíveis de duas das autoras internacionais mais prestigiadas, Sabina Berman e Care Santos, que estará presente no festival literário Correntes de Escrita, na Póvoa do Varzim. Revelamos-lhe agora o melhor do que vai poder ler no próximo trimestre.

FICÇÃO – Autores Estrangeiros

ROMANCE LITERÁRIO

Care Santos

A cor da memória

Care Santos, que transitou por quase todos os géneros ao longo de quase cinquenta obras, notabilizou-se na literatura juvenil, sendo neste campo uma das escritoras mais lidas em Espanha. A cor da memória é o romance literário mais ambicioso da autora espanhola, com uma escrita muito ao estilo de Zafón. Intriga, romance e tragédia são os ingredientes desta história apaixonante e viciante. Na convulsa e fascinante Barcelona do modernismo, a matriarca de uma das famílias mais prestigiosas da cidade, os Lax, prepara a mudança para o seu novo lar, um lindíssimo palacete vizinho do então incipiente Paseo de Gracia. As paredes dessa casa serão o zeloso guardião de umas vidas repletas de ambição, segredos inconfessáveis e paixões ocultas. Essa é a herança que o tempo confiará a Violeta, última da estirpe: o passado, visto do presente, sempre é um quebra-cabeças a que faltam peças…

Nas livrarias em Fevereiro.

A autora estará na Póvoa do Varzim no dia 25 de Fevereiro, para as Correntes de

Escrita e, em Lisboa, no Instituto Cervantes a 28 de Fevereiro para a apresentação

do livro, estando disponível para entrevistas.

Sabina Berman

A mulher que mergulhou no coração do mundo

O primeiro romance literário da consagrada escritora e dramaturga mexicana, a ser editado em Portugal. Ana María Matute, vencedora do Prémio Cervantes, referiu-se a este livro como uma obra única: «Roubou-me o coração. Rebelde, incompreendida, genial; não consigo parar de pensar nela. Um relato

inolvidável sobre a liberdade e a diferença». Sabina Berman constrói uma história brilhante e comovente, que convida a uma constante reflexão sobre Karen, uma jovem rebelde e fascinada com

o mundo que a rodeia, com síndrome de Asperger. Uma menina que, graças ao carinho, à firmeza e à obstinação de Isabelle, aprenderá a falar e a ler e a escrever; estudará Zoologia na universidade, embora

suspenda aí a maior parte das disciplinas, e chegará a ser a maior empresária da pesca de atum do planeta, assim como um dos seres vivos mais estranhos e singulares. Inapta para certos aspectos intelectuais, em outros campos é um autêntico génio, Karen, disposta a preservar a vida dos oceanos, mergulha entre os atuns do mar e entre os seres humanos da terra provocando sorrisos e perplexidades.

Nas livrarias em Fevereiro.

FICÇÃO – Autores Estrangeiros

ROMANCE

David Safier

Jesus Ama-me

O segundo romance deste autor alemão, que se estreou na escrita com Maldita Karma, um fenómeno internacional de vendas – cinco edições em Portugal – que colocou David Safier no mais alto patamar da cena literária. Mordaz, sábio, divertido, Jesus Ama-me, é um romance hilariante, que conta a história insólita de Marie, uma trintona que vive numa pequena aldeia alemã, com um especial talento para se apaixonar pelos homens errados. Pouco depois de deixar o noivo plantado no altar, conhece Joshua, um carpinteiro estranho, fora do comum. Joshua é um homem diferente de todos os que conheceu antes: sensível, atencioso, desinteressado. Mas, infelizmente, também não é o homem perfeito: no primeiro encontro confessa-lhe que é Jesus. A pobre Marie pensa que de novo se apaixonou pelo homem errado, pois desta vez saiu-lhe um louco, mas quando se apercebe que de facto se apaixonou pelo Messias, sabe que também vai ter de enfrentar o fim do mundo…. Nas livrarias em Março.

Emma Wildes

Um erro inconfessável

Emma Wildes é uma escritora premiada com mais de 20 livros publicados. Depois do sucesso de Uma Aposta Perversa, Lições de Sedução e Um Homem Imoral, chega agora a Portugal o novo romance desta autora, uma combinação perfeita entre sensualidade e erotismo. Um erro inconfessável convida o leitor a entrar numa história de amor e paixão avassaladores. Para Madeline, o homem que ela mais odeia no mundo, Luke Daudet, é o único que pode ajudá-la. Quando o falecido marido Colin escreveu algo que, contém pormenores íntimos sobre a sua vida conjugal, foi roubado por um homem que espera usá-lo para fazer chantagem com Madeline. Felizmente para Madeline, o amante é capaz de recuperar o documento. Agora o único problema dela é como dizer «obrigado» a Luke pela ajuda…conseguirá resistir?

Nas livrarias em Janeiro.

FICÇÃO – Autores Estrangeiros

ROMANCE HISTÓRICO

Montserrat Rico Gongora

A queda da Babilónia

A autora de A Abadia Profanada e Passageiros da Neblina estreia-se, com este livro, no romance histórico, abordando um tema bíblico-apocalíptico. A Queda da Babilónia, pretende oferecer a visão de uma das suas mais fascinantes eras: a Renascença, mas pelas vozes e vidas turbulentas de pessoas comuns, onde são discutidas as conspirações que irão preceder a sua queda. Desde astrólogos a adivinhos que profetizaram através do Apocalipse, a queda do Império Romano, a palavra Roma foi de novo substituído por Babilónia,

conforme o apóstolo Pedro se referira à cidade pelo sofrimento dos judeus. Em 1527, as tropas imperiais ao serviço de Carlos V invadiram a cidade, pois o imperador queria estender o seu império e Roma era a sua próxima etapa. O romance A Queda da Babilónia oferece-nos uma viagem inesquecível a uma cidade eterna, fascinante, e mergulha-nos nas raízes de todos os seus mistérios.

Nas livrarias em Março.

Juliette Benzoni

O Quarto do Rei

Herdeira da literatura popular do romance histórico do século XIX, Juliette Benzoni, reconhecida pela sua escrita rigorosa e penetrante, é considerada uma figura de primeiro plano neste género literário, o que lhe valeu o título de rainha do romance histórico.

Depois de Mataram a Rainha, chega o segundo volume das aventuras de Charlotte de Fontenac: intrigas, peripécias, incertezas em volta do caso dos venenos. Juliette Benzoni conseguiu misturar todos estes  ingredientes com a sua maestria habitual. Ao mesmo tempo que a rainha Maria Teresa morre, Charlotte de Fontenac desaparece. Vista pela última vez a entrar atrás do soberano no seu gabinete, a jovem parecia perturbada. Um desaparecimento sem importância no meio das cerimónias fúnebres. No entanto, algumas pessoas interrogam-se e, entre elas, madame de Montespan, que gosta muito de Charlotte. O que acabam por descobrir é apavorante e quando a jovem reaparece de súbito, todos constatam que já não é a mesma.

Nas livrarias em Fevereiro.

FICÇÃO – Autores Estrangeiros

FANTÁSTICO

Alexandra Adornetto

Halo

Na sua estreia, este livro entrou directamente para o 4.º lugar na lista dos mais vendidos do New York Times. A história tem como pano de fundo o sobrenatural. Três anjos, Gabriel, Ivy e Bethany foram enviados pelo Céu, para travar as forças do mal que se estão a instalar nos sentimentos dos seres humanos.

A missão parece fácil, mas tudo pode acontecer quando um anjo não sabe viver pelos padrões humanos e pior ainda se apaixona por um humano.

Nas livrarias em Março.

Cassandra Clare

A cidade dos anjos caídos

O quarto volume da bem-sucedida série Caçadores de Sombras – bestseller New York Times – reforça a aposta da Planeta no romance de fantasia urbana. A cidade dos anjos caídos mantém o registo exótico e quase cinematográfico iniciado nos primeiros volumes e retoma as carismáticas personagens dos livros anteriores. Neste livro, Clary, com 16 anos, volta para casa em Nova Iorque. Neste momento o que lhe interessa é continuar a treinar o seu Poder para se tornar um Caçador de Sombras. A mãe vai por fim casar com o amor da sua vida. Tudo parece estar em paz. E o mais importante, pode namorar com Jace. Mas tudo tem um preço. Alguém está a assassinar Caçadores de Sombras, provocando tensões que podem levar a uma guerra bastante sangrenta. O melhor amigo de Clary, Simon, não a pode ajudar, a mãe descobriu que ele se transformou num vampiro. Sozinha poderá Clare travar a guerra que se avizinha?

Nas livrarias em Fevereiro.

FICÇÃO – Autores de Língua Portuguesa

ROMANCE

Guilherme Centazzi

O estudante de Coimbra

Foi o verdadeiro precursor do romance português, antes de Alexandre Herculano e Almeida Garrett, através da obra Carlos e Julieta, publicada em 1838. No entanto, a grande inovação na sua escrita mostra-se com O Estudante de Coimbra (1840), publicado em três volumes, o primeiro romance português

traduzido e editado no estrangeiro. O Estudante de Coimbra mistura, de forma inovadora, romantismo com

realismo, abordando com uma faceta quase picaresca, a vida de um universitário que se envolve nas Guerras Liberais. Embora alguns traços do protagonista deste romance denotem traços biográficos, a parte mais substancial do enredo é, sem margem para dúvidas, uma ficção. Apesar de ignorado pelas elites da época – e estando ausente de estudos sobre literatura portuguesa –, O Estudante de Coimbra foi traduzido em 1844, na Alemanha, e recebeu uma extensa recensão de mais de uma dezena de páginas pelo  conceituado crítico escocês Thomas Carlyle no Fraser’s Magazine em 1848.

Nas livrarias em Março.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mafs
Mafs
12 anos atrás

Emma Wildes e Cassandra Clare. Duas autoras a não esqueçer este ano. Mal posso esperar!!

  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide