Para começar 2012 em grande estilo… literário, preparámos um roteiro de grandes títulos e grandes autores. Um das apostas fortes da Planeta, tal como em anos anteriores, são os grandes nomes da literatura.
A abrir o ano, dois romances notáveis e imperdíveis de duas das autoras internacionais mais prestigiadas, Sabina Berman e Care Santos, que estará presente no festival literário Correntes de Escrita, na Póvoa do Varzim. Revelamos-lhe agora o melhor do que vai poder ler no próximo trimestre.
FICÇÃO – Autores Estrangeiros
ROMANCE LITERÁRIO
Care Santos
A cor da memória
Care Santos, que transitou por quase todos os géneros ao longo de quase cinquenta obras, notabilizou-se na literatura juvenil, sendo neste campo uma das escritoras mais lidas em Espanha. A cor da memória é o romance literário mais ambicioso da autora espanhola, com uma escrita muito ao estilo de Zafón. Intriga, romance e tragédia são os ingredientes desta história apaixonante e viciante. Na convulsa e fascinante Barcelona do modernismo, a matriarca de uma das famílias mais prestigiosas da cidade, os Lax, prepara a mudança para o seu novo lar, um lindíssimo palacete vizinho do então incipiente Paseo de Gracia. As paredes dessa casa serão o zeloso guardião de umas vidas repletas de ambição, segredos inconfessáveis e paixões ocultas. Essa é a herança que o tempo confiará a Violeta, última da estirpe: o passado, visto do presente, sempre é um quebra-cabeças a que faltam peças…
Nas livrarias em Fevereiro.
A autora estará na Póvoa do Varzim no dia 25 de Fevereiro, para as Correntes de
Escrita e, em Lisboa, no Instituto Cervantes a 28 de Fevereiro para a apresentação
do livro, estando disponível para entrevistas.
Sabina Berman
A mulher que mergulhou no coração do mundo
O primeiro romance literário da consagrada escritora e dramaturga mexicana, a ser editado em Portugal. Ana María Matute, vencedora do Prémio Cervantes, referiu-se a este livro como uma obra única: «Roubou-me o coração. Rebelde, incompreendida, genial; não consigo parar de pensar nela. Um relato
inolvidável sobre a liberdade e a diferença». Sabina Berman constrói uma história brilhante e comovente, que convida a uma constante reflexão sobre Karen, uma jovem rebelde e fascinada com
o mundo que a rodeia, com síndrome de Asperger. Uma menina que, graças ao carinho, à firmeza e à obstinação de Isabelle, aprenderá a falar e a ler e a escrever; estudará Zoologia na universidade, embora
suspenda aí a maior parte das disciplinas, e chegará a ser a maior empresária da pesca de atum do planeta, assim como um dos seres vivos mais estranhos e singulares. Inapta para certos aspectos intelectuais, em outros campos é um autêntico génio, Karen, disposta a preservar a vida dos oceanos, mergulha entre os atuns do mar e entre os seres humanos da terra provocando sorrisos e perplexidades.
Nas livrarias em Fevereiro.
FICÇÃO – Autores Estrangeiros
ROMANCE
David Safier
Jesus Ama-me
O segundo romance deste autor alemão, que se estreou na escrita com Maldita Karma, um fenómeno internacional de vendas – cinco edições em Portugal – que colocou David Safier no mais alto patamar da cena literária. Mordaz, sábio, divertido, Jesus Ama-me, é um romance hilariante, que conta a história insólita de Marie, uma trintona que vive numa pequena aldeia alemã, com um especial talento para se apaixonar pelos homens errados. Pouco depois de deixar o noivo plantado no altar, conhece Joshua, um carpinteiro estranho, fora do comum. Joshua é um homem diferente de todos os que conheceu antes: sensível, atencioso, desinteressado. Mas, infelizmente, também não é o homem perfeito: no primeiro encontro confessa-lhe que é Jesus. A pobre Marie pensa que de novo se apaixonou pelo homem errado, pois desta vez saiu-lhe um louco, mas quando se apercebe que de facto se apaixonou pelo Messias, sabe que também vai ter de enfrentar o fim do mundo…. Nas livrarias em Março.
Emma Wildes
Um erro inconfessável
Emma Wildes é uma escritora premiada com mais de 20 livros publicados. Depois do sucesso de Uma Aposta Perversa, Lições de Sedução e Um Homem Imoral, chega agora a Portugal o novo romance desta autora, uma combinação perfeita entre sensualidade e erotismo. Um erro inconfessável convida o leitor a entrar numa história de amor e paixão avassaladores. Para Madeline, o homem que ela mais odeia no mundo, Luke Daudet, é o único que pode ajudá-la. Quando o falecido marido Colin escreveu algo que, contém pormenores íntimos sobre a sua vida conjugal, foi roubado por um homem que espera usá-lo para fazer chantagem com Madeline. Felizmente para Madeline, o amante é capaz de recuperar o documento. Agora o único problema dela é como dizer «obrigado» a Luke pela ajuda…conseguirá resistir?
Nas livrarias em Janeiro.
FICÇÃO – Autores Estrangeiros
ROMANCE HISTÓRICO
Montserrat Rico Gongora
A queda da Babilónia
A autora de A Abadia Profanada e Passageiros da Neblina estreia-se, com este livro, no romance histórico, abordando um tema bíblico-apocalíptico. A Queda da Babilónia, pretende oferecer a visão de uma das suas mais fascinantes eras: a Renascença, mas pelas vozes e vidas turbulentas de pessoas comuns, onde são discutidas as conspirações que irão preceder a sua queda. Desde astrólogos a adivinhos que profetizaram através do Apocalipse, a queda do Império Romano, a palavra Roma foi de novo substituído por Babilónia,
conforme o apóstolo Pedro se referira à cidade pelo sofrimento dos judeus. Em 1527, as tropas imperiais ao serviço de Carlos V invadiram a cidade, pois o imperador queria estender o seu império e Roma era a sua próxima etapa. O romance A Queda da Babilónia oferece-nos uma viagem inesquecível a uma cidade eterna, fascinante, e mergulha-nos nas raízes de todos os seus mistérios.
Nas livrarias em Março.
Juliette Benzoni
O Quarto do Rei
Herdeira da literatura popular do romance histórico do século XIX, Juliette Benzoni, reconhecida pela sua escrita rigorosa e penetrante, é considerada uma figura de primeiro plano neste género literário, o que lhe valeu o título de rainha do romance histórico.
Depois de Mataram a Rainha, chega o segundo volume das aventuras de Charlotte de Fontenac: intrigas, peripécias, incertezas em volta do caso dos venenos. Juliette Benzoni conseguiu misturar todos estes ingredientes com a sua maestria habitual. Ao mesmo tempo que a rainha Maria Teresa morre, Charlotte de Fontenac desaparece. Vista pela última vez a entrar atrás do soberano no seu gabinete, a jovem parecia perturbada. Um desaparecimento sem importância no meio das cerimónias fúnebres. No entanto, algumas pessoas interrogam-se e, entre elas, madame de Montespan, que gosta muito de Charlotte. O que acabam por descobrir é apavorante e quando a jovem reaparece de súbito, todos constatam que já não é a mesma.
Nas livrarias em Fevereiro.
FICÇÃO – Autores Estrangeiros
FANTÁSTICO
Alexandra Adornetto
Halo
Na sua estreia, este livro entrou directamente para o 4.º lugar na lista dos mais vendidos do New York Times. A história tem como pano de fundo o sobrenatural. Três anjos, Gabriel, Ivy e Bethany foram enviados pelo Céu, para travar as forças do mal que se estão a instalar nos sentimentos dos seres humanos.
A missão parece fácil, mas tudo pode acontecer quando um anjo não sabe viver pelos padrões humanos e pior ainda se apaixona por um humano.
Nas livrarias em Março.
Cassandra Clare
A cidade dos anjos caídos
O quarto volume da bem-sucedida série Caçadores de Sombras – bestseller New York Times – reforça a aposta da Planeta no romance de fantasia urbana. A cidade dos anjos caídos mantém o registo exótico e quase cinematográfico iniciado nos primeiros volumes e retoma as carismáticas personagens dos livros anteriores. Neste livro, Clary, com 16 anos, volta para casa em Nova Iorque. Neste momento o que lhe interessa é continuar a treinar o seu Poder para se tornar um Caçador de Sombras. A mãe vai por fim casar com o amor da sua vida. Tudo parece estar em paz. E o mais importante, pode namorar com Jace. Mas tudo tem um preço. Alguém está a assassinar Caçadores de Sombras, provocando tensões que podem levar a uma guerra bastante sangrenta. O melhor amigo de Clary, Simon, não a pode ajudar, a mãe descobriu que ele se transformou num vampiro. Sozinha poderá Clare travar a guerra que se avizinha?
Nas livrarias em Fevereiro.
FICÇÃO – Autores de Língua Portuguesa
ROMANCE
Guilherme Centazzi
O estudante de Coimbra
Foi o verdadeiro precursor do romance português, antes de Alexandre Herculano e Almeida Garrett, através da obra Carlos e Julieta, publicada em 1838. No entanto, a grande inovação na sua escrita mostra-se com O Estudante de Coimbra (1840), publicado em três volumes, o primeiro romance português
traduzido e editado no estrangeiro. O Estudante de Coimbra mistura, de forma inovadora, romantismo com
realismo, abordando com uma faceta quase picaresca, a vida de um universitário que se envolve nas Guerras Liberais. Embora alguns traços do protagonista deste romance denotem traços biográficos, a parte mais substancial do enredo é, sem margem para dúvidas, uma ficção. Apesar de ignorado pelas elites da época – e estando ausente de estudos sobre literatura portuguesa –, O Estudante de Coimbra foi traduzido em 1844, na Alemanha, e recebeu uma extensa recensão de mais de uma dezena de páginas pelo conceituado crítico escocês Thomas Carlyle no Fraser’s Magazine em 1848.
Nas livrarias em Março.
Emma Wildes e Cassandra Clare. Duas autoras a não esqueçer este ano. Mal posso esperar!!