“A Cultura Renova-se” – FNAC faz campanha no mínimo ‘chocante’

E pronto. Vi isto no facebook e fiquei ‘ligeiramente’ chocada. A Cultura Renova-se? Troque os ‘Maias’ pelo Crepúsculo? A BOLD?! Mas esta gente anda com a cabeça onde?

Sinceramente acho revoltante e no mínimo redutor. Trocar a nossa cultura, de provada qualidade, por um romance barato de vampiros? Estamos a falar de cultura, não de entretenimento. Este é sem dúvida um grande FAIL da FNAC…

É razão mais que suficiente para os portugueses se sentirem insultados. Uma falta de respeito pela literatura portuguesa, e não só, que até dá dó. Anda tudo louco.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

22 Comentários
Mais antigo
Mais recente Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Raquel
Raquel
12 anos atrás

Oi.
Quando vi a tua imagem fiquei chocada! Este pessoal anda todo doido!
Acho que o fundamental é que as pessoas leiam, independentemente de ser o jornal, a Meyer, o Nicholas Sparks, o Tolkien, o Saramago ou outro qualquer. O importante é ler! Devemos incentivar a leitura…mas não podemos "rebaixar" a literatura portuguesa!
Que absurdo!!! :s
A Fnac desceu muito na minha consideração…:s

Morrighan
Morrighan
12 anos atrás

É exactamente isso que eu penso!

Bruno Franco
Bruno Franco
12 anos atrás

Bem, estou super chocado!
Eu não sou apreciador dos maias, admito, mas tenho consciência da importância dessa obra para a cultura portuguesa e jamais isso me passaria pela cabeça. A fnac estar a querer trocar os maias por um livro de vampiros sem grande interesse, é ultrajante para todos os portugueses.. Que desilusão.

Morrighan
Morrighan
12 anos atrás

Bruno,

Eu gostei dos Maias. E sinceramente acho melhor que o Crepúsculo apesar de nem serem comparáveis dada a discrepância que existe entre os géneros das obras. Acho parvo, muito parvo isto que estão a fazer. Enfim

Vitor Frazão
Vitor Frazão
12 anos atrás

Okay, nem vou entrar no facto que o gajo que teve essa ideia no mínimo merecia uma belinha com barrote ornado de pregos.

Mas, que raio, se vão cometer alarvidades dessas ao menos façam-no dentro do mesmo género. Pelo menos seria mais lógico.

Morrighan
Morrighan
12 anos atrás

O título é que dá enjoo.. 'A Cultura Renova-se??????'

Liliana Gonçalves
Liliana Gonçalves
12 anos atrás

Olá. Não sei se tem alguma coisa a ver, mas no outro dia recebi a seguinte mensagem da FNAC: "Campanha de Trocas FNAC. Até 15/02, entregue Livros, CD e DVD usados que serão doados à AMI e receba vale 5€ para comprar novos. Consulte Condições na FNAC". Na altura interessei-me porque tenho algumas coisas que podia doar, não tanto pelo dinheiro mas para ajudar, mas não encontrei informações no site. Agora coloca-se a questão, esses exemplos de trocar os Maias pela Meyer foi só um exemplo de mau gosto para dizer doem livros antigos e comprem novos? ou é realmente imposição desta campanha? Por acaso gostaria mesmo de saber a resposta.

Unknown
Unknown
12 anos atrás

Nem consigo acreditar!!

Morrighan
Morrighan
12 anos atrás

Lili, é qualquer livro, se não estou em erro.

O problema aqui não é a troca de livros. O problema é sim, o título que eles propõem.

'Cultura Renova-se. Troque Maias por Meyer?'

Mas que raio de campanha é esta? Que cultura é que se está a renovar com esta troca? A da estupidez? A da burrice? A da ignorância? Todas juntas e ainda mais algumas.

Sara
Sara
12 anos atrás

Olá Sofia,

Gostava de saber se posso usar a foto da campanha para comentar o assunto no meu blog…é que também fiquei chocada!

cumps

Morrighan
Morrighan
12 anos atrás

Sara, claro que sim 🙂

Carla M. Soares
Carla M. Soares
12 anos atrás

A Inteligência Renova-se: Troque um Cérebro por uma ESPONJA DA LOUÇA.

Sara
Sara
12 anos atrás

Obrigado 😀

Morrighan
Morrighan
12 anos atrás

Vai-se lá entender o que passa na cabeça desta gente…

Unknown
Unknown
12 anos atrás

Esta campanha parece ridícula, porém faz sentido.
Acredito que quase ninguém veja esta proposta como a renovação da cultura, todavia, Portugal é um país que se tem vindo a tornar cada vez mais estrangeiro, principalmente no que se trata de literatura. E, para além disso, a tetralogia "Luz e Escuridão" foi das mais vendidas o ano passado e os filmes causam furor entre diversos adolescentes e mesmo adultos. Também não nos podemos esquecer que nem todas as pessoas da taxa etária jovem gostam de ler e, este fenómeno vampiresco, trouxe à imensa gente o gosto pela leitura, porque, pessoas que nunca haviam pegado num livro começaram a ler, apenas porque a obra estava na moda, contudo, pegaram num livro por gosto.
Conheço pessoas que compraram “Os Maias”, leram-no na obliqua e deitaram-no fora, não porque não gostaram do livro, mas porque não o iam ler novamente. Desconheço o que é que a Fnac pretende fazer com os livros adquiridos, no entanto, se existirem pessoas que não sabem o que fazer com a obra de Eça de Queirós e querem ler outro sem gastar nada, irão fazê-lo. Não vejo como é que isso renova a cultura, pois Crepúsculo não é um livro que instrua, mas sim que uma história que nos dá a conhecer uma rapariga desesperada por ter um namorado, com amigos que apenas enchem páginas, pois não são importantes para o desenrolar da história. Os Maias, que ainda não comecei a ler, mas que pretendo fazê-lo brevemente, segundo é um romance que nos faz rir e desejar ler mais, que nos instrui não só historicamente, porém, pessoalmente. Usando as suas palavras: “É um livro que vale a pena ler mais do que uma vez.”
Resumindo, a campanha não agrada àqueles que gostam de ler boas obras, porém, agrada àqueles que estão a descobrir o gosto pela leitura ou que gostam de romances adolescentes.
É uma boa iniciativa por parte da FNAC, contudo, seria melhor se o livro em troca não fosse “Crepúsculo”, mas sim um que nos levasse a ler mais e, principalmente, melhor. De preferência, que potencializasse a cultura literária portuguesa.

Beijos, NamelessGirl.

Morrighan
Morrighan
12 anos atrás

A campanha da fnac é 'levas um livro e dão-te um vale de 5€ independentemente do livro que entregas'

Ou seja, o vale não é só para esta troca, isto é um exemplo de troca. E ao ser usado como imagem de campanha, é uma valente estupidez. Não faz sentido, NENHUM!

'A Cultura Renova-se' ? Ai ai

Unknown
Unknown
12 anos atrás

A cultura pode-se renovar. Já a estupidez tem rasgos que a tornam única. Adiante.
Trocar Os Maias por Meyers. Trocar um clássico, uma obra que faz parte da nossa identidade por uns livros, não vou classificá-lo de outra forma porque não os li, meramente temporais e que daqui a meia dúzia de anos ninguém sabe o que são parece-me de uma parvoíce tão medonha e merdosa que só me apetece esmurrar não o idiota que teve a ideia mas o irresponsável que permitiu que esta chegasse a ver a luz do dia.
É um escândalo.
Já agora só mais um comentário relativamente a uma frase que uma antecessora escreveu:

«Conheço pessoas que compraram “Os Maias”, leram-no na obliqua e deitaram-no fora, não porque não gostaram do livro, mas porque não o iam ler novamente.»

Não sei o que me choca mais, a sugestão de trocar uma obra-prima por livros de conteúdo efémero ou a sua afirmação que conhece pessoas que deitam livros fora (Os Maias?!) porque não os tencionam reler.
Há-de me dizer onde fica o caixote do lixo dos seus amigos. Teria imenso gosto em fazer dele meu fornecedor.

Cumprimentos.

*Nightwish*
*Nightwish*
12 anos atrás

Fiquei sem ar quando soube desta fatalidade por telemóvel… Podiam ter escolhido tantos livros para por no lugar no "Crespúculo". O Eça deve andar a rebolar no túmulo por tão grave blasfémia ao ser comparado com uma história tão fraca. Acho uma óptima iniciativa trocar livros que já ninguém se interessa por eles com a finalidade de os doar a quem precisa mais deles, mas não se compara Eça com Twilight.
Btw, gostei muito de teu blog, vou passar a seguir =) O meu fica à espera da tua visita.
Bjs*

Sufocada
Sufocada
12 anos atrás

Acho absolutamente ridicula o exemplo que arranjaram para esta campanha.
Como leitora agrada-me muito poder levar livros que não leio e em troca receber 5euros que me ajudam a comprar um próximo, mas publicitarem em destaque, como exemplo que podemos trocar Literatura Portuguesa pelo Amanhecer… É patético!

Morrighan
Morrighan
12 anos atrás

André Nuno, Nightwish e Ca, concordo com os vossos comentários.

A questão é mesmo quase ridicularizarem e colocarem ao mesmo nível uma obra de Eça de Queiroz com uma obra ralé de adolescentes…

Já comentei isto em vários sítios, facebook e tudo. A conclusão é que a FNAC devia ter mais cuidado com quem tem à frente do marketing, porque isto não passa de ignorância e burrice.

Rosa Vermelha
Rosa Vermelha
12 anos atrás

Olá.
De facto, o título da campanha é absolutamente descabido e despropositado,face a serem estilos literários distintos. Não podemos de maneira nenhuma descorar a nossa literatura, até mesmo porque é das melhores coisas(senão mesmo a melhor)que temos, embora fosse de bom tom investir mais no género fantástico/fantasia. É mesmo de muito mau gosto propor algo tão ridículo quanto isto!

Li Menina Mulher
Li Menina Mulher
11 anos atrás
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide