Mitologia: Janus, Guardião dos Portais

«Janus é o deus romano dos começos, das portas e das passagens. Por essa razão, na Roma antiga, foi-lhe atribuída a tutela do mês de Janeiro – cujo prefixo Jan manifesta essa regência –, que é simbolicamente o “portal do ano”. Na língua portuguesa, encontramos na palavra janela o mesmo prefixo, o que é interessante se nos lembrarmos que a janela serve como um portal entre dois espaços diferentes.

(…)

Em termos etimológicos, segundo o relato de Macróbio, Ianus representaria simultaneamente Apolo e Diana (Iana), tendo a mesma raíz do latim dia, Diovis (Jove) e Iuppiter (Júpiter), ligando-se às forças celestes masculinas e femininas do Sol e da Lua. Uma outra interpretação sugere que o termo Ianus encontra a sua origem no sânscrito yana, que transmite a ideia de ida, passagem ou via.

(…)

Representando os começos e os fins, Janus era cultuado no início das colheitas, da sementeira, dos casamentos, nascimentos e em todos os acontecimentos importantes na vida dos cidadãos romanos. Era muitas vezes invocado como “deus dos deuses” ou “pai dos deuses”, facto que atesta a sua importância no seio das divindades imortais da Antiguidade.»

Alexandre Gabriel

Excerto do artigo “Janus, Guardião dos Portais”, in Mandrágora – O Almanaque Pagão – 2012: A Roda Sagrada do Ano Mágico, Zéfiro, 2011.

Encontre o Mandrágora em: www.zefiro.pt

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2021 Reading Challenge

    2021 Reading Challenge
    Sofia has read 0 books toward her goal of 40 books.
    hide

    Categorias do Blog

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!