Opinião: Palavras nossas é uma colectânea de novos poetas portugueses que conta com cerca de 240 poemas. São 30 autores em que cada um publicou 8 dos seus melhores poemas. Ao início, quando peguei neste livro, pensei que Miguel Almeida (o coordenador e também ele autor de livros de poesia) se tinha proposto a um projecto com algum risco. Lançar 30 pessoas de uma só vez numa colectânea destas, em que os autores são desconhecidos, pode provocar algum sentimento de desconfiança por parte do leitor. Por outro lado, quem conhece a qualidade da poesia de Miguel Almeida fica logo curioso.
A colectânea contém poemas muito bons, alguns deles já publicado aqui no blog, e de grande diversidade de temas. Desde centrados no amor, outros na natureza, outros na tristeza, um leque de variedade quase tão grande como o número de autores. Isto faz com que realmente consiga ter poemas que agradem a quase todo o género de gostos.
Aconselho a que não seja lido de rajada. Cada poeta tem a sua forma de escrever, a sua mensagem a transmitir e por vezes quando se passa de um autor para outro (estão ordenados de forma alfabética), a diferença é tão grande que podemos estranhar.
Resumindo acho que foi uma excelente iniciativa. Parabéns.