É já no próximo sábado, 25 de fevereiro, no Auditório Municipal da Póvoa de Varzim, que serão conhecidos os vencedores da 4.ª edição dos Prémios de Edição LER/BOOKTAILORS.
Inseridos no programa das Correntes d’Escritas, os Prémios LER/BOOKTAILORS pretendem valorizar o que de melhor se faz na área da edição em Portugal e revelar, segundo a avaliação de um painel alargado de jornalistas e críticos literários, o melhor livro do ano.
Esta iniciativa, que conta com a parceria da Secretaria de Estado da Cultura (Direção-Geral do Livro e das Bibliotecas) e das Correntes d’Escritas, vai distribuir 9 galardões nas áreas do design, da fotografia e da ilustração. Proporciona igualmente aos vencedores a participação no mais importante concurso mundial de design editorial: The Best Book Design from All Over the World.
Para além dos prémios de edição, serão entregues 11 prémios especiais dirigidos a tradutores, editores, livreiros, livrarias e jornalistas/críticos literários. O final da cerimónia ficará marcado pela entrega do Prémio Especial da Crítica, que distinguirá o melhor livro de 2011.
Os prémios
Prémios de Edição
— Melhor Design de Capa — Literatura;
— Melhor Design de Capa — Não-ficção;
— Melhor Design de Capa — Coleção;
— Melhor Design de Obra — Infantil e Juvenil;
— Melhor Design de Obra — Arte e Fotografia;
— Melhor Design de Obra — Gastronomia;
— Melhor Design de Obra — Livro Escolar;
— Melhor Fotografia Original;
— Melhor Ilustração Original.
Prémios Especiais
— Edição;
— Designer/Artes Gráficas;
— Editora Revelação;
— Editora do Ano;
— Tradutor;
— Livreiro;
— Livraria Independente;
— Jornalista ou Crítico Literário;
— Blogosfera e Internet de Edição;
— Campanha de Divulgação de Autor Português.