A Senhora da Magia (As Brumas de Avalon #1)
Marion Zimmer Bradley
Editora: Saída de Emergência
Colecção: Bang!
Sinopse: O clássico As Brumas de Avalon regressa ao mercado português para dar a conhecer a uma nova geração esta história mágica e intemporal centrada nas mulheres que, por detrás do trono de Camelot, foram as verdadeiras detentoras do poder.
Morgaine é ainda uma criança quando testemunha a ascensão de Uther Pendragon ao trono de Camelot. Uther deseja Igraine, a mãe de Morgaine, presa a um casamento infeliz com Gorlois. Mas há forças maiores que estão em curso e que se preparam para mudar as suas vidas para sempre. Através da sua sacerdotisa Viviane, Avalon conspira para unir Uther a Igraine e dessa aliança nascerá Arthur, a criança que salvará as Ilhas. Morgaine, dotada com a Visão, é levada por Viviane para Avalon onde irá receber treino como sacerdotisa da Deusa Mãe. É então que assiste ao despertar das tensões entre o velho mundo pagão e a nova religião cristã. O que Morgaine desconhece é que o destino irá armar-lhe uma cilada e pô-la, de novo, no caminho do meio-irmão Arthur da forma que menos espera…
Opinião: As Brumas de Avalon são um clássico da literatura assim como considero Marion Zimmer Bradley uma das melhores autoras de todos os tempos. Apesar de já não estar entre nós, as suas obras prometem ficar para a eternidade, marcando cada leitor que pega nelas. Pelo menos no que toca a esta fantástica saga.
A Senhora da Magia, o primeiro dos quatro livros inseridos n’As Brumas de Avalon, marca o início de uma das muitas versões das lendas arturianas. Num mundo em que a Bretanha está em guerra constante com os saxões em cada costa prontos a atacar, o cristianismo vai-se propagando a uma velocidade assustadora, tentando varrer todos os ritos e costumes antigos. No entanto, com a aproximação da morte do rei Ambrosius que vai tendo como conselheiros tanto cristãos como pagãos, é chegada a hora de eleger um novo rei que possa jurar proteger ambas as facções. Uther é esse rei.
Avalon é uma ilha mágica, em que uma antiga linha dos Antigos luta por sobreviver e evitar que a sua sabedoria pereça. Essa linha de poder é transmitida pela mulher, ao contrário da transmissão de poder dos romanos que é pelo filho mais velho. E é lá que todas as que são detentoras da Visão ou de outros poderes, podem ser treinadas para sacerdotisas, servindo assim a vontade da Deusa. E através dos desígnios que pensam ser transmitidos por Ela, que lutam a todo o custo para que os dois mundos não se separem de vez.
Este primeiro volume é sem dúvida uma pequena semente do que ainda está para vir, apesar de parecer que já aconteceu tanto! Morgaine, filha de um Duque morto e dotada da Visão, vê a sua vida transformada quando Viviana, Senhora de Avalon, a leva para a ilha para lhe serem transmitidos os ensinamentos. Consoante vai aprendendo os mistérios, vai colocando a sua vida cada vez mais à disposição da Deusa. Até que se vê confrontada com uma dura realidade, ficando a sua vida e a de Arthur ligadas para sempre. Como pôde a sua tia fazer-lhe algo assim? Mas os desígnios da Deusa poucos conseguem perceber…
Um romance fantástico, delicioso, apaixonante e completamente viciante! Marion Zimmer Bradley era, sem dúvida, dotada de uma magnificiência para a escrita. A forma como retrata o tempo dos druidas e todas as paisagens, transporta-nos por completo para aquele mundo maravilhoso que, quem sabe, outrora poderá ter existido. Adorei.
Quero muito ler este 🙂
Gostei muito da tua opinião. Como já te disse, este vou tentar ler este ano e a tua opinião ainda dá mais vontade!
Bjs
Obrigada Luis 🙂
Espero que possas ler o mais rápido possível 🙂
Beijinhos
Eu li os 4 livros d' "As Brumas de Avalon" há quase seis anos e continua a ser das minhas leitura preferidas.
Aconselho também "A casa da Floresta" e "Lady of Avalon" que são prequelas desta série!