A Cidade dos Anjos Caídos (Caçadores de Sombras #4)
Cassandra Clare
Editora: Grupo Planeta
Sinopse: A Guerra Mortal acabou e Clary Fray está de regresso a casa, em Nova Iorque, entusiasmada com o que o futuro lhe reserva. Está em treino para se tornar numa Caçadora de Sombras e saber usar o seu poder único e a mãe vai casar-se com o amor da sua vida.
Os Habitantes-do-Mundo-à-Parte e os Caçadores de Sombras estão, finalmente, em paz. E, acima de tudo, Clary já pode chamar «namorado» a Jace.
Mas tudo tem um preço.
Anda alguém a assassinar os Caçadores de Sombras que pertenciam ao círculo de Valentine, provocando tensões entre os Habitantes-do-Mundo-à-Parte e os Caçadores de Sombras, o que pode levar a uma segunda guerra sangrenta.
O melhor amigo de Clary, Simon, não pode ajudá-la.
Opinião: Ontem, um caçador de sombras morto em território de lobisomens. Hoje, um caçador de sombras morto no território das fadas. Amanhã, onde será? Alguém anda a tentar espalhar o caos entre os Habitantes-do-Mundo-à-Parte criando todo o género de mau estar e intriga entre as espécies.
Depois da Guerra Mortal, Clary começou finalmente o seu verdadeiro treino enquanto Caçadora de Sombras, tendo Jace como o seu principal professor. No entanto, os sentimentos entre ambos começam a tornar-se um obstáculo, principalmente quando Jace começa a ter pesadelos que acabam sempre com ele a esfaquear Clary! Com medo de si mesmo, começa-se a afastar o máximo possível desta, deixando-a confusa e perdida.
Como se não bastasse, Simon começa a ser assediado pela vampira mais poderosa e mais temida de sempre. Mas até esta anda a ser manipulada por alguém muito superior. Alguém que estava no Éden aquando da criação… A primeira mulher humana, Lilith! E esta não vai desistir enquanto não conseguir equilibrar a balança que Clary desequilibrou com o seu último desejo no volume anterior.
A evolução da história neste livro está curiosa, apesar de achar que a autora começa a forçar um bocadinho os acontecimentos. Existe uma melhoria notável na escrita desta, mais ousada, fazendo com que o leitor mais crescido se entusiasme mais com a leitura. Dados os acontecimentos finais, fico à espera de um novo volume e ansiosa pela resolução de toda esta trama. Gostei.