À Procura de Alaska
John Green
Editora: ASA
Chancela: 1001 Mundos
Opinião: Existem aqueles livros que nos tiram o sono, aqueles que de alguma maneira mexem connosco e provocam um impacto tremendo no nosso interior, À Procura de Alaska é uma dessas obras de arte.
Tenho de dizer que quem lê a sinopse, pode-se sentir tentado a achar que esta é mais uma obra sobre adolescentes, romântica e lamechas, mas desenganem-se. À Procura de Alaska é um livro forte, de uma profundidade tocante e que não irá deixar leitor algum indiferente.
As personagens deste livro são extremamente intensas. Temos Alaska, uma jovem que gosta de viver no limite, sempre irreverente e que deixa a sua marca nas vidas de quem entra. Miles, o Badocha, é um rapaz simples cujo passatempo principal é decorar as últimas palavras em vida de pessoas famosas. Coronel, colega de quarto de Miles, é outro adolescente com uma personalidade muito própria, de origens humildes e extremamente revoltado em relação aos que se acham superiores só por terem muito dinheiro.
Quanto à história em si, começa de forma simples. Miles é transferido para Culver Creek, um colégio interno, e é lá que conhece os seus novos amigos. Rapidamente a adrenalina torna-se um vício e, apesar de não se descuidarem muito com os estudos, vivem para pregar partidas e marcarem a diferença. No entanto são os demónios interiores de cada um que acabam por ir ditando o curso dos acontecimentos.
As relações entre os protagonistas são o verdadeiro foco desta história. Com eles vivemos várias aventuras em que a camaradagem, amizade, amor, e um apurado sentido de sobrevivência representam os seus principais valores.
A escrita do autor é simples e envolvente criando uma teia à nossa volta, levando-nos a encarnar os personagens vivendo as suas alegrias e as suas tristezas. De uma sensibilidade tocante, À Procura de Alaska mostrou ser uma das melhores leituras deste ano até agora.
Conseguiste fazer-me ter imensa curiosidade neste livro! tou a ver que tenho que o ler xD
Bjs*
Não sei porquê, mas custou-me entrar neste livro. Li-o no original, o que é sempre diferente, mas mesmo assim houve ali uma barreira com as personagens, com o estilo de vida delas… não sei.
Tens aqui o que achei do livro: http://27andcountingstars.blogspot.pt/search/label/opini%C3%B5es%20de%20livros
🙂
Alô, Alô :))
Vou espreitar!
Beijinho*