Opinião: ‘Compêndio de Segredos Sombrios e factos Arrepiantes’ de David Soares

Compêndio de Segredos Sombrios e factos Arrepiantes

David Soares

Editora: Saída de Emergência

Colecção: Bang!

Sinopse: Uma obra repleta de histórias reais e factos espantosos que revelam um mundo negro, verdadeiro mas admirável.

Em Compêndio de Segredos Sombrios e Factos Arrepiantes, David Soares convida a uma viagem surpreendente pelo lado negro da História, da Ciência, do Oculto e do Bestiário: quatro pilares de saberes secretos, como a Alquimia e a Cabala, mas também de criaturas como o grifo do Infante D. Pedro e as gárgulas das catedrais medievais, assim como experiências com cabeças decepadas, rituais de feitiçaria, pragas de dança e vampiros lisboetas. A profusão de temas, reflexões e desmistificações abrangidos será uma fonte inestimável de consulta para todos os leitores empenhados em saberem sempre mais sobre aquilo que os rodeia. Numa união erudita entre a enciclopédia e o livro de ensaio, Compêndio de Segredos Sombrios e Factos Arrepiantes é um livro repleto de histórias reais e factos espantosos que vos desvendarão um mundo negro, mas admirável.

Opinião: Que David Soares era um grande escritor, já eu sabia, mas mesmo assim não deixou de me surpreender com esta sua nova obra. Compêndio de Segredos Sombrios e Factos Arrepiantes, em parte enciclopédia, em parte ensaio, veio conferir à nossa literatura algo de diferente e original, de carácter bastante fidedigno e capaz de pôr em causa aquilo que julgávamos saber sobre determinados assuntos, para além de nos inundar de factos curiosos sobre os mesmos.

Dividido em quatro temas principais, História, Ciência, Oculto e Bestiário, o autor começa sempre por nos colocar num contexto temporal, fornecendo-nos sempre a informação necessária à compreensão de cada desmistificação.

Alguma vez se questionaram de onde é que surgiu a expressão ‘Grito do Ipiranga’? Ou de ‘badagaio’? Que história terá dado realmente origem à lenda da maçã envenenada? Estes são apenas alguns dos tópicos abordados pelo autor, sempre bem estruturados e com dados factuais.

Gostei particularmente da parte da Ciência. Dada a minha veia extremamente curiosa no que toca a aspectos científicos, achei alguns factos bastante interessantes principalmente no que toca ao tema ‘As Rãs de Lavater’ e ‘Obediência à Autoridade’. Abordam aspectos e características do ser humano bastante pertinentes, alguns deles, arrisco-me a dizer, perto de serem polémicos.

Em relação ao Oculto e ao Bestiário, confesso que desconhecia muita coisa, em alguns assuntos tinha uma outra ideia sobre eles, mas no fim confesso que o meu reportório de conhecimento aumentou bastante.

David Soares é sem dúvida um dos nossos escritores mais fantásticos e negros que reflecte nesta obra uma visão bastante particular do nosso mundo, também ele cheio de mistérios e sombras desconhecidos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide