[Novidade Planeta]’Alex no País dos Números’ – Viagem pelo maravilhoso mundo da matemática de Alex Bellos

Alex no País dos Números  – Viagem pelo Maravilhoso Mundo da Matemática

Alex Bellos

392 páginas

PVP: 22,20€

Disponível a 6 de Setembro

O PRIMEIRO LIVRO DE MATEMÁTICA QUE ENTROU NO TOP DO THE NEW YORK TIMES E BOOKSELLER DOS LIVROS MAIS VENDIDOS.

LIVRO

A matemática tem muitas vezes má reputação, sendo caracterizada como árida e difícil. Mas Alex Bellos, escritor, matemático e jornalista consegue deixar os leitores viciados em números. Seja ao escrever sobre o modo como a álgebra resolveu problemas de trânsito na Suécia, ao visitar o Campeonato do Mundo de Cálculo Mental para desvendar os segredos do cálculo-relâmpago ou ao explorar as ligações entre os ananases e os dentes bonitos, este livro é um guia cativante, que traz à vida a beleza da matemática.

Bellos viajou por todo o planeta e mergulhou na história para desvendar fascinantes histórias de façanhas matemáticas, desde as inovações de Euclides, o maior matemático de todos os tempos, às criações do mestre Zen do origami, uma das áreas mais activas do trabalho matemático.

Ao longo de doze capítulos, o autor transporta-nos pelo mundo físico e pelas províncias do universo matemático. Revela a história de uma tribo nativa que apenas consegue contar até cinco e relata as mais recentes descobertas acerca da intuição matemática – incluindo a revelação de que as formigas conseguem  efectivamente contar todos os passos que dão.

Viajando até à baía de Bangala, entrevista um sábio hindu sobre as brilhantes intuições matemáticas do Buda, e no Japão visita o avô do Sudoku e apresenta-nos as estimulantes delícias dos jogos matemáticos. Explica por que é impossível aos nossos iPods escolherem as canções ao acaso.

Sondando as muitas intrigas do número mais adorado de todos, o pi, visita dois irmãos tão obcecados por esse número que construíram um supercomputador no seu apartamento de Manhattan para o estudarem.

Ao longo da obra, a viagem é acrescida de uma quantidade de ilustrações intrigantes, como as dos quebra-cabeças conhecidos por tangram e a criação de croché de uma professora de matemática norte-americana que num certo dia percebeu de repente que poderia tricotar uma representação de um espaço hiperdimensional que ninguém conseguira ainda visualizar.

AUTOR

Alex Bellos é um escritor britânico que vive em Londres. Após graduar- se em matemática e em filosofia na Universidade de Oxford, tornou-se jornalista. Foi repórter da secção nacional do Guardian durante quatro anos, antes de ser nomeado correspondente do jornal na América do Sul, sediado no Rio de Janeiro. Dessa estada no Brasil resultou o seu primeiro livro, aclamado pela crítica, Futebol: Soccer, the Brazilian Way, que foi traduzido em onze línguas. Em 2006 foi co-autor da autobiografia de Pele, a lenda do futebol, que esteve em primeiro lugar na lista dos livros mais vendidos no Reino Unido.

IMPRENSA

«Alex Bellos dá-nos razões convincentes para gostarmos de matemática.»

Financial Times

«O entusiasmo de Alex Bellos pela matemática brilha em cada página. O modo como explora a matemática torna-se um clássico, e por direito próprio. Caso queiramos interessar alguém pela matemática, incluindo nós próprios, então esta fascinante série de encontros é aquilo que precisamos.»

Ian Stewart, autor de O Gabinete de Curiosidades Matemáticas do Professor Stewart

«A grande ambição de Alex Bellos é criar ‘o entusiasmo e a admiração da descoberta da matemática’ em todo o tipo de público. Ele conseguiu isso de forma espectacular.»

Sunday Times

«Alex no País dos Números, está alojado mesmo no centro do Jardim das Delícias, no fundo da Floresta Encantada da Ilha do Tesouro da matemática. Através de encontros com uma enorme galeria de personagens fascinantes, do místico Pitágoras ao chimpanzé Ayumu, ao avô do Sudoku, ao extraordinário matemático Martin Gardner e a muitos mais, o autor abre caminho a uma inesquecível jornada de descoberta intelectual, uma autêntica Viagem Misteriosa e Mágica transcultural.»

Apóstolos Doxiadis, autor de Logicomix e de O Tio Petras e a Conjectura de Goldbach

«A matemática pode ser inspiradora e brilhantemente criativa. O pensamento matemático é um dos maiores feitos da raça humana, e possivelmente o fundamento de todo o progresso humano. O mundo da matemática é um local notável»

Alex Bellos

«Com bom humor e intuições profundas, e uma ênfase na elegância e na surpresa, Alex Bellos escreveu um estudo autenticamente maravilhoso da matemática moderna. A partir dos mistérios dos números, o autor mergulha nos aspectos espantosos da geometria, da probabilidade, do infinito, da geometria não-euclidiana, da estatística, do origami, e de mil outros deslumbramentos da terra dos números. É um livro que teria deleitado o matemático Lewis Carroll. É um livro que por isso mesmo deleitará todos os que apreciem aquilo a que Bertrand Russel chamou outrora a «beleza fria, austera» da matemática – um território incrível onde, contrariamente à falibilidade da ciência, as asserções são verdadeiras para sempre e em todos os mundos possíveis».

Martin Gardner, autor da coluna de Jogos Matemáticos na Scientific American durante mais de vinte e cinco anos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide