Sei que existem muitas capas deveras parecidas. Por vezes até mesmo de editoras diferentes. Esta será mais uma crónica criada aqui no Blog e nada melhor do que começar com um caso que descobri hoje no nosso blog parceiro Predadores da Noite.
O Caçador de Sonhos e Inveja, são dois livros recentes. O Caçador de Sonhos foi editado em Abril e o Inveja agora em Agosto. Já repararam que o homem no Inveja é tal e qual o do Caçador de Sonhos?
Qual a vossa opinião em relação a este assunto? Faz-vos impressão, é-vos indiferente, deixem aqui o vosso comentário.
Olá!
Não é a primeira vez que isto acontece, nem será a última. Se entrares na Fnac, aperceber-te-ás de que, mais de metade das capas dos novos livros são deveras semelhantes (homens com a face coberta com um capuz, segurando um bastão ou uma espada). Eu e uma amiga minha encontramos pelo menos duas capas iguais, mas com fundos distintos.
Beijos.
Hei-de encontrar umas quantas e vou colocando aqui! Se souberes de mais diz-me :)) Eheh, eu agradeço.
Beijinho
é a crise! Até os homens nas capas têm de ser reciclados XD
pois, realmente podiam ser um pouco mais originais :p
por exemplo, do que me lembro, estes livros também têm um elemento igual nas capas:
– Insaciável (Meg Cabot) e Despertar da meia-noite (Lara Adrian);
– Raposas inocentes (Torey Hayden) e Obsessão (Sandra Brown).
Niatara,
Muito obrigada por essas referências!
Sei também de:
– O Crepúsculo dos Elfos
– O Crepúsculo de Avalon
Ah e mais uns que não me lembro agora. Mas a ver se vou colocando essas semelhanças!
De facto é uma situação que me irrita um bocado. Há tantas imagens por este mundo fora e vão logo buscar as mesmas. Não sei se se trata de falta de pesquisa ou falta de atenção ou se não se estão mesmo para chatear.
Em relação a estas capas em concreto, sou da opinião que as dos Predadores da noite costumam ser bem sucedidas e enquadram-se nos livros em questão. Já as capas da saga Anjos caídos deixam muuuito a desejar. Exceptuando a 1ª acho que estão mesmo mal feitas, escolhem elementos feiosos e estranhos e ainda os conjugam (e não muito bem). Enfim, é uma pena.
Acrescento à lista de copy paste mais um caso:
– Beijo Gelado (vol 2 de Academia de Vampiros) de Richelle Mead
– Carmilla de J. Sheridan Le Fanu
Obrigada pelo teu contributo, Rita.
Eu por acaso acho de extremo mau gosto estas repetições. Os livros são supostos representar algo único e não andarem a invocar deja vus de outros livros.
Este é um caso típico de compra de imagem em que a ninguém reparou que a imagem já tinha sido utilizada antes. Acho muito pouco feliz (ainda para mais sendo do mesmo género, por isso há uma espécie de obrigação de se saber o que a concorrência anda a fazer não é??). Ainda para mais porque o Predador da Noite, que saiu primeiro, não é propriamente um livro de fundo de estante, tem publicidade suficiente para perceberem que a imagem já tinha sido utilizada… =/ Enfim…
Alexx infelizmente tens razão, é um descuido um pouco grave não se fazer uma pesquisa quando se está a realizar este tipo de trabalho. Mas o que tenho vindo a notar e isto porque faz parte da minha área, é uma incrível falta de profissionalismo, desde a capas repetidas, a ilustrações a serem usadas sem autorização. Já nem falo de irmos buscar as capas inglesas e alterarmos alguns pormenores e aplicar a um livro que nada tem a ver.
Enfim, é triste, é uma situação que me deixa deveras desconfortável, mas isto não passa só pela própria editora mas sim também por quem está encarregue pelo projecto.
Já agora, deixo aqui outro exemplo:
Jane Austen ruined my life – Beth Pattillo
http://thecaptivereader.files.wordpress.com/2010/02/beth_pattillo.jpg
Amar depois de Amar-te – Fatima lopes
http://files.oprazerdaleitura.webnode.com.pt/system_preview_detail_200001185-9d1019e09f/Amar%20Depois%20de%20Amar-te.jpg
Obrigada meninas, Eu vou fazendo posts de forma a identificar esses casos. Se forem ao marcador capas, podem ir vendo e sugerindo mais se se lembrarem.