Opinião: ‘O Circo dos Sonhos’ de Erin Morgenstern

O Circo dos Sonhos

Erin Morgenstern

Editora: Civillização

Sinopse: Um romance de magia e amor que está a encantar os leitores de todo o mundo através do fantástico poder da imaginação.

Um misterioso circo itinerante chega sem aviso e sem ser precedido por anúncios ou publicidade. Um dia, simplesmente aparece. No interior das tendas de lona às listas pretas e brancas vive-se uma experiência absolutamente única e avassaladora. Chama-se Le Cirque des Rêves (O Circo dos Sonhos) e só está aberto à noite.

Mas nos bastidores vive-se uma competição feroz – um duelo entre dois jovens mágicos, Celia e Marco, que foram treinados desde crianças exclusivamente para este fim pelos seus caprichosos mestres. Sem o saberem, este é um jogo onde apenas um pode sobreviver, e o circo não é mais do que o palco de uma incrível batalha de imaginação e determinação. Apesar de tudo, e sem o conseguirem evitar, Celia e Marco mergulham de cabeça no amor – um amor profundo e mágico que faz as luzes tremerem e a divisão aquecer sempre que se aproximam um do outro.

Amor verdadeiro ou não, o jogo tem de continuar e o destino de todos os envolvidos, desde os extraordinários artistas do circo até aos seus mentores, está em causa, assente num equilíbrio tão instável quanto o dos corajosos acrobatas lá no alto.

Escrito numa prosa rica e sedutora, este romance arrebatador é uma dádiva para os sentidos e para o coração. O Circo dos Sonhos é uma obra fascinante que fará com que o mundo real pareça mágico, e o mundo mágico, real.

Opinião: O Circo dos Sonhos foi uma das leituras mais mágicas e fascinantes que tive este ano. Para primeiro livro de uma autora penso que foi uma excelente estreia, capaz de conquistar o leitor e de o transportar para uma outra dimensão completamente diferente.

Sobre a história, nada vou acrescentar ao que já está na sinopse. Sei que adorei este romance. Celia e Marco formam aquele par que todo o leitor gosta de acompanhar, de viver as suas emoções e de esperar que tudo acabe por ficar bem. Nesta obra esse conceito transcende o que estamos habituados a ver. O tradicional happy ending é elevado a um compromisso etéreo.

A escrita da autora prende-nos do início ao fim. Erin Morgenstern tem o dom de saber contar uma boa história que, em si, está repleta de outras tantas histórias que acabam por convergir num único ponto. Alternando entre eventos futuros e o presente, a ansiedade é crescente e quase insuportável. Queremos a todo o custo saber o que vai acontecer ao nosso circo.

Como li este livro maioritariamente à noite, acabei por eu mesma utilizar este mundo mágico como um refúgio. Enquanto o percorremos, quase que conseguimos sentir os seus cheiros, visualizar todo o seu esplendor e sentir a sua magia. Também nós percorremos aquelas tendas, sentamo-nos a observar os espectáculos e aplaudimos no fim. Gosto mesmo muito quando um autor tem a capacidade de nos engolir para a sua história, envolvendo-nos e fazendo com que nos sintamos parte daquela experiência.

Uma excelente aposta da Civilização, que está de parabéns. Recomendo vivamente este livro a todos os meus leitores, mas principalmente àqueles que precisem de um refúgio do seu dia-a-dia, de um lugar onde possam esvaziar a mente e vivam umas horas de puro fascínio. Adorei.

O Circo dos Sonhos - www.wook.pt

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

6 Comentários
Mais antigo
Mais recente Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Unknown
Unknown
11 anos atrás

A capa é linda, e se gostaste assim tanto, sem dúvida que vala a pena espreitar 🙂

Unknown
Unknown
11 anos atrás

Olá!
Ando de olho neste livro há já imenso tempo, não tive foi oportunidade de o comprar.
Não sou grande amante de romance, mas, a tua crítica, deu-me ainda mais curiosidade de ler esta obra, logo, acho que vou pedir uma prenda de natal adiantada.

Boa semana!

Ivonne Zuzarte
Ivonne Zuzarte
11 anos atrás

Prometi-te que vinha espreitar e não podia deixar de comentar.

Adorei a opinião (mais uma vez. Tens o dom de me fazer repetir aiai) e estou desejosa de ler este. É a minha cara!

Não sei porquê mas o romance entre os dois personagens principais fez-me recordar "Romeu e Julieta"… mas no circo! ahah faz sentido? enfim, são as associações que a minha mente faz!

Morrighan
Morrighan
11 anos atrás

Hello!

Liliana, é muito bom 🙂

Nameless, acho que fazes mesmo muito bem 😀

Ray*, muito obrigada pelo comentário! A associação feita está plausível :b Já sabes que as minhas opiniões são muito informais, mas fico contente que tenhas gostado!

Beijinhos

Unknown
Unknown
11 anos atrás

Não podia concordar mais com a tua opinião. Também adorei o livro!

Miss Cathy
Miss Cathy
11 anos atrás

Este foi um dos melhores livros de fantasia que li neste ano. 🙂
Adorei toda a descrição relacionada com o circo e com o seu mundo mágico. O romance é tão amoroso, sem se tornar excessivo.
Vale a pena ler.

  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide