O Circo dos Sonhos
Erin Morgenstern
Editora: Civillização
Sinopse: Um romance de magia e amor que está a encantar os leitores de todo o mundo através do fantástico poder da imaginação.
Um misterioso circo itinerante chega sem aviso e sem ser precedido por anúncios ou publicidade. Um dia, simplesmente aparece. No interior das tendas de lona às listas pretas e brancas vive-se uma experiência absolutamente única e avassaladora. Chama-se Le Cirque des Rêves (O Circo dos Sonhos) e só está aberto à noite.
Mas nos bastidores vive-se uma competição feroz – um duelo entre dois jovens mágicos, Celia e Marco, que foram treinados desde crianças exclusivamente para este fim pelos seus caprichosos mestres. Sem o saberem, este é um jogo onde apenas um pode sobreviver, e o circo não é mais do que o palco de uma incrível batalha de imaginação e determinação. Apesar de tudo, e sem o conseguirem evitar, Celia e Marco mergulham de cabeça no amor – um amor profundo e mágico que faz as luzes tremerem e a divisão aquecer sempre que se aproximam um do outro.
Amor verdadeiro ou não, o jogo tem de continuar e o destino de todos os envolvidos, desde os extraordinários artistas do circo até aos seus mentores, está em causa, assente num equilíbrio tão instável quanto o dos corajosos acrobatas lá no alto.
Escrito numa prosa rica e sedutora, este romance arrebatador é uma dádiva para os sentidos e para o coração. O Circo dos Sonhos é uma obra fascinante que fará com que o mundo real pareça mágico, e o mundo mágico, real.
Opinião: O Circo dos Sonhos foi uma das leituras mais mágicas e fascinantes que tive este ano. Para primeiro livro de uma autora penso que foi uma excelente estreia, capaz de conquistar o leitor e de o transportar para uma outra dimensão completamente diferente.
Sobre a história, nada vou acrescentar ao que já está na sinopse. Sei que adorei este romance. Celia e Marco formam aquele par que todo o leitor gosta de acompanhar, de viver as suas emoções e de esperar que tudo acabe por ficar bem. Nesta obra esse conceito transcende o que estamos habituados a ver. O tradicional happy ending é elevado a um compromisso etéreo.
A escrita da autora prende-nos do início ao fim. Erin Morgenstern tem o dom de saber contar uma boa história que, em si, está repleta de outras tantas histórias que acabam por convergir num único ponto. Alternando entre eventos futuros e o presente, a ansiedade é crescente e quase insuportável. Queremos a todo o custo saber o que vai acontecer ao nosso circo.
Como li este livro maioritariamente à noite, acabei por eu mesma utilizar este mundo mágico como um refúgio. Enquanto o percorremos, quase que conseguimos sentir os seus cheiros, visualizar todo o seu esplendor e sentir a sua magia. Também nós percorremos aquelas tendas, sentamo-nos a observar os espectáculos e aplaudimos no fim. Gosto mesmo muito quando um autor tem a capacidade de nos engolir para a sua história, envolvendo-nos e fazendo com que nos sintamos parte daquela experiência.
Uma excelente aposta da Civilização, que está de parabéns. Recomendo vivamente este livro a todos os meus leitores, mas principalmente àqueles que precisem de um refúgio do seu dia-a-dia, de um lugar onde possam esvaziar a mente e vivam umas horas de puro fascínio. Adorei.
A capa é linda, e se gostaste assim tanto, sem dúvida que vala a pena espreitar 🙂
Olá!
Ando de olho neste livro há já imenso tempo, não tive foi oportunidade de o comprar.
Não sou grande amante de romance, mas, a tua crítica, deu-me ainda mais curiosidade de ler esta obra, logo, acho que vou pedir uma prenda de natal adiantada.
Boa semana!
Prometi-te que vinha espreitar e não podia deixar de comentar.
Adorei a opinião (mais uma vez. Tens o dom de me fazer repetir aiai) e estou desejosa de ler este. É a minha cara!
Não sei porquê mas o romance entre os dois personagens principais fez-me recordar "Romeu e Julieta"… mas no circo! ahah faz sentido? enfim, são as associações que a minha mente faz!
Hello!
Liliana, é muito bom 🙂
Nameless, acho que fazes mesmo muito bem 😀
Ray*, muito obrigada pelo comentário! A associação feita está plausível :b Já sabes que as minhas opiniões são muito informais, mas fico contente que tenhas gostado!
Beijinhos
Não podia concordar mais com a tua opinião. Também adorei o livro!
Este foi um dos melhores livros de fantasia que li neste ano. 🙂
Adorei toda a descrição relacionada com o circo e com o seu mundo mágico. O romance é tão amoroso, sem se tornar excessivo.
Vale a pena ler.