Booktailors lança coleção «Protagonistas da Edição»

Com o intuito de preservar a memória e deixar às gerações futuras testemunhos da área da edição em Portugal, a Booktailors decidiu lançar a coleção «Protagonistas da Edição». O primeiro livro é dedicado a Fernando Guedes, decano da edição portuguesa e fundador da Editorial Verbo. Numa entrevista conduzida por Sara Figueiredo Costa, é traçado o percurso pessoal e profissional daquela que é uma das figuras históricas da edição em Portugal.

O primeiro volume da coleção «Protagonistas da Edição», publicada pela Booktailors, é Fernando Guedes: O decano dos editores portugueses. O livro, que, através de uma entrevista conduzida por Sara Figueiredo Costa, descreve o percurso do fundador da Editorial Verbo, foi apresentado por Francisco Espadinha no dia 5 de dezembro, pelas 18.30, na Casa Fernando Pessoa.

Sobre Fernando Guedes:

Fundador e editor da Editorial Verbo durante mais de meio século, publicou algumas das obras generalistas de referência da segunda metade do século XX em Portugal, da Enciclopédia Luso-Brasileira de Cultura a Cozinha Tradicional Portuguesa. Participou ativamente nas estruturas associativas que regulam as atividades do setor, em Portugal e no estrangeiro. Poeta e ensaísta, com obra publicada em diferentes áreas do saber (da pintura, à história do livro e edição, à poesia), é um dos nomes incontornáveis da edição do século XXI. Este é o seu testemunho e legado.

Sobre Sara Figueiredo Costa:

É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Portugueses e mestre em Linguística Portuguesa pela Universidade Nova de Lisboa. Jornalista freelancer, colabora com diversas publicações na área da crítica literária e do jornalismo cultural (LER, Time Out, Expresso e Blimunda). Mantém, desde 2007, o blogue Cadeirão Voltaire, sobre livros e edição, e desde 2003, o blogue Beco das Imagens, dedicado à banda desenhada e à ilustração. É um dos membros fundadores da Oficina do Cego, onde leciona os módulos teóricos sobre história do livro e edição das formações sobre autoedição.

Fonte: Blogtailors

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2021 Reading Challenge

    2021 Reading Challenge
    Sofia has read 0 books toward her goal of 40 books.
    hide