Com o intuito de preservar a memória e deixar às gerações futuras testemunhos da área da edição em Portugal, a Booktailors decidiu lançar a coleção «Protagonistas da Edição». O primeiro livro é dedicado a Fernando Guedes, decano da edição portuguesa e fundador da Editorial Verbo. Numa entrevista conduzida por Sara Figueiredo Costa, é traçado o percurso pessoal e profissional daquela que é uma das figuras históricas da edição em Portugal.
O primeiro volume da coleção «Protagonistas da Edição», publicada pela Booktailors, é Fernando Guedes: O decano dos editores portugueses. O livro, que, através de uma entrevista conduzida por Sara Figueiredo Costa, descreve o percurso do fundador da Editorial Verbo, foi apresentado por Francisco Espadinha no dia 5 de dezembro, pelas 18.30, na Casa Fernando Pessoa.
Sobre Fernando Guedes:
Fundador e editor da Editorial Verbo durante mais de meio século, publicou algumas das obras generalistas de referência da segunda metade do século XX em Portugal, da Enciclopédia Luso-Brasileira de Cultura a Cozinha Tradicional Portuguesa. Participou ativamente nas estruturas associativas que regulam as atividades do setor, em Portugal e no estrangeiro. Poeta e ensaísta, com obra publicada em diferentes áreas do saber (da pintura, à história do livro e edição, à poesia), é um dos nomes incontornáveis da edição do século XXI. Este é o seu testemunho e legado.
Sobre Sara Figueiredo Costa:
É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Portugueses e mestre em Linguística Portuguesa pela Universidade Nova de Lisboa. Jornalista freelancer, colabora com diversas publicações na área da crítica literária e do jornalismo cultural (LER, Time Out, Expresso e Blimunda). Mantém, desde 2007, o blogue Cadeirão Voltaire, sobre livros e edição, e desde 2003, o blogue Beco das Imagens, dedicado à banda desenhada e à ilustração. É um dos membros fundadores da Oficina do Cego, onde leciona os módulos teóricos sobre história do livro e edição das formações sobre autoedição.
Fonte: Blogtailors