É hora de dizer adeus a 2012 e de receber 2013! Balanço

2012 foi um ano tão cheio de acontecimentos que nem sei bem por onde começar. Foi um ano de metas atingidas, novas aventuras, altos e baixos como acabam por ter todos os anos, um ano de realização pessoal e ao mesmo tempo um ano que deixou em mim o sentimento de querer mais, de chegar ainda mais longe.

Quando se é exigente consigo mesmo, parece que por muito que façamos e até consigamos obter sucesso, sabe a pouco. O perfeccionismo nem sempre leva à satisfação, mas este foi um ano em que tentei contrariar esse sentimento ingrato. Ainda não consegui perceber se fui bem sucedida ou não.

Este é um post de carácter pessoal. Há algum tempo que não escrevo nada do género, mas hoje sinto-me nostálgica. Comecemos então o dito cujo balanço do ano.

Penso que a nível literário é mais do que óbvio o acontecimento do ano. O blog comemorou o seu quarto aniversário (aliás, ainda está a comemorá-lo até dia 13 de Janeiro) e o sucesso que têm tido as iniciativas feitas neste contexto, não têm precedentes. Depois de um ano de 2011 mais fraquinho, parece que em 2012 o blog renasceu, qual fénix. Foram publicadas mais de 100 opiniões, dezenas de passatempos e mais de 20 entrevistas a autores portugueses. Parcerias que pareciam mortas, fortaleceram-se e outras que andavam incertas evaporaram-se. Num post que publicarei mais daqui a pouco, ditarei o balanço literário do ano de 2012.

Ainda em relação à evolução do blog em 2012 não posso deixar de referir os excelentes números obtidos a nível de seguidores e de fãs no facebook. Só no facebook somos perto de 2900 (o ano passado eramos perto de 1700) e no blogger somos quase 1800, o dobro do ano anterior! Não tenho acesso ao número de visualizações totais em 2012, mas sei que só este mês vamos quase nas 30 000! São números muito bons e que sem vocês seriam impossíveis! Muito obrigada!

Mais do que o renascer do blog em 2012, foi o terminar do meu Mestrado em Engenharia Informática e de Computadores no Instituto Superior Técnico que realmente me deixou uma marca profunda. Foi neste preciso ano que uma das minhas maiores batalhas tomou lugar. O percurso da minha tese de mestrado foi tortuoso, solitário e por vezes quase ingrato. Felizmente, e porque tive as pessoas certas ao meu lado, consegui terminá-la em tempo record, discuti-la com distinção e ainda conseguir a média que pretendia para que as portas de um possível doutoramento financiado não se fechassem. A minha vida académica leva então agora uma pausa, apesar de continuar no ramo da investigação. Acho que ainda nem tomei bem consciência de que esta etapa realmente terminou. Quem alguma vez frequentou o IST sabe o quão duro pode ser, mas ao mesmo tempo o quão gratificante é no fim vermos o nosso valor reconhecido. Farewell meu querido IST.

No basquet as coisas também tiveram o seu quê de mudanças. Estou a jogar pelo Sport Lisboa e Benfica esta época, uma experiência diferente, mas da qual estou a gostar bastante. As condições são muito boas, ainda não perdemos nenhum jogo para o campeonato, a equipa está cada vez mais forte e unida e espero que em 2013 consigamos atingir o tão desejado objectivo que é subirmos de divisão e sermos campeãs nacionais!

Não me vou alongar muito mais. Estou envolvida em mais projectos, mas desses vocês vão tendo notícias ao longo do ano. Para 2013 só posso desejar um ano pelo menos tão bom como 2012, mas de preferência que seja ainda melhor! Não só para mim, mas também para quem me lê.

Para mim, 2013 ainda é um ano incerto. Não tenho dúvidas que será um ano cheio de novas descobertas, surpresas, precalços, dificuldades, mas também de alegria, força de vontade e motivação para que tudo corra pelo melhor. E é isto que vos desejo. Em tempos de dificuldades, sejam elas de que tipo forem, nunca percam a vossa motivação, o vosso brilho e acima de tudo nunca desistam.

Tudo de bom para vocês! Feliz 2013!!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

3 Comentários
Mais antigo
Mais recente Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
CrisR
CrisR
11 anos atrás

Por parte do blog Rabiscos de uma Leitora, desejamos-te um ótimo 2013! Feliz Ano Novo 😀

Morrighan
Morrighan
11 anos atrás

Muito obrigada Cristina Ramos!

Também vos costumo visitar 🙂

Um grande beijinho e feliz 2013!

Alu
Alu
11 anos atrás

As maiores felicidades para 2013! ^^

  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide