[Opinião Blog Morrighan] O Fenómeno Fifty Shades of Grey de E. L. James

Desculpem-me os adoradores da série Fifty Shades of Grey, mas começo a achar que isto se está a tornar num fenómeno mais que pateta.

Sendo esta trilogia uma fanfiction do Twilight que ainda por cima não está com uma escrita por aí além, em termos de qualidade, acho ridículo que esta senhora ganhe prémios como ‘O Livro do Ano’ (http://www.thebookseller.com/news/james-balding-rankin-win-national-book-awards.html). Penso que isto será, no mínimo, insultuoso para outras escritoras de grande qualidade e que escrevem com algum tipo de originalidade.

Lembram-se do fenómeno Stephanie Meyer, do quanto andavam a criticar a mulher que não precisava de escrever mais nada, que era ridículo todo aquele sucesso e todo o aparato à volta dessa série? Que dizer desta?

Confesso que não li a trilogia, tenho os dois últimos livros, não tenho o primeiro, e não ando com uma curiosidade por aí além.

Mas vá vou-me deixar de reclamar e pedir as opiniões dos meus leitores sobre isto. O que acham vocês? Prémio merecido? Fama desmesurada? Que mais?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

13 Comentários
Mais antigo
Mais recente Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
xCUNHAx
xCUNHAx
11 anos atrás

Ainda não li o livro, pelo que não posso avaliar a questão da técnica ou a qualidade do livro. Contudo, o fenómeno que bem descreveste, parece-me exagerado… mas isto sou eu, que olho sempre com alguma desconfiança para estes fenómenos de súbita popularidade.

Carlos Silva
Carlos Silva
11 anos atrás

"Livro do Ano" não quer dizer explicitamente que é o melhor livro do ano, mas talvez o que marcou mais.

As 50 sombras marcaram o ano, quer queiramos, quer não. Trouxe de volta o desejo do mercado em torno de livros de folhetim com forte teor sexual.

Foi o renascer da literatura de cordel, só que agora com 1000 páginas e capas sem pessoas aos beijos.

Nota: Eu não gosto deste tipo de literatura.

Unknown
Unknown
11 anos atrás

Eu devo dizer que realmente li a trilogia e gostei muito. Quanto ao ser considerado o "Livro do Ano", acho que realmente há livros com muito mais qualidade, a nível de escrita e mesmo de enredo. É óptimo para "descomprimir", ou seja, depois de ler vários livros "BONS" com grandes enredos – Romances Históricos, etc, estes livrinhos são bons para descansar o cérebro, pois não temos de estar muito concentrados para chegar ao fim…Esta é a minha opinião 😉

Morrighan
Morrighan
11 anos atrás

Atenção que eu não tenho nada contra a escritora ou contra os livros. Apenas faz-me confusão o tipo de endeusamento que acontece com estas autoras. É que depois nunca mais escrevem nada na vida.

Mil Estrelas
Mil Estrelas
11 anos atrás

Concordo contigo…eu li os dois primeiros e gostei bastante mas como estou habituada a ler tantos romances não me parece que estes sejam grande coisa. O que eu acho é que as pessoas não estão habituadas a ler este tipo de livros e então aí a causa desta euforia toda.
Concordo com o comentário do Carlos Silva…marcou e trouxe de volta o desejo de ler os livros de cordel 🙂

Adeselna Davies
Adeselna Davies
11 anos atrás

Acho que este tipo de prémios vale o que vale XD Eu abominei o livro: acho que passa uma mensagem errada às leitoras e aos homens. Queremos que eles sejam cabrões possessivos (hey é esse o problema de muitos livros românticos, os gajos são todos cabrões disfarçados de heróis lindos, ricos e maravilhosos). Pode ser lido para relaxar, mas acho que mesmo assim vale o que vale. É uma fanfiction (e eu já escrevi fanfiction e gosto), mas acho que não deveria de ser desculpa. Again, my 50 cents. Adoro erótico, adoro escrever erotismo e só tenho pena que tenha sido necessário uma fanfiction rasca para termos obras boas a serem traduzidas ou re-publicadas 🙁

MC
MC
11 anos atrás

MC
Eu li os 3 livros e apesar da escrita muito simplista eu achei os livros muito viciantes. Gostei e no meu entender devido à vertente erótica, descola um pouco daquela ideia tão clássica dos romances. Além disso, discordo completamente da ideia que esta trilogia apenas é lida por "mummy porn".
Quanto a ser considerado o "Livro do Ano", sem sombra para dúvidas que marcou este ano!

Alu
Alu
11 anos atrás

Olá!

Detesto admitir, mas a verdade é que não tendo lido o livro não posso saber se é ou não bom. O facto de ser "erótico" não faz dele menos merecedor de ser livro do ano. Mas, lá está…não posso dizer nada a respeito porque não li.

No geral (e sem falar da dita trilogia)acho que os livros ganham cada vez mais prémios não pela qualidade, mas antes pela quantidade de exemplares que vendem. Isto é mau, porque nem sempre quantidade de vendas significa qualidade…pode ser simplesmente um golpe de marketing excelente.

Cumps!

Unknown
Unknown
11 anos atrás

Infelizmente eu li o raio do livro (mau momento que há de ser apagado da minha memória se ela tiver piedade de mim) e não percebo porque este alarido todo a volta de um livro que tem uma péssima escrita e personagens hediondas (eu já escrevi isto na opinião e já justifiquei cada tiro que mandei).
Pode até ser uma leitura leve mas há tantos livros tão melhor escritos e leves que não tiveram o impacto deste e faz-me imenso confusão esse facto.
Por acaso lembro-me de ter havido uma comparação com os livros de cordel da Harlequin e bem prefiro ler estes porque além de serem de autoras brilhantes e reconhecidas não custam mais de €5 e lêem-se numa hora e conseguem estar melhor escritos que isto em 500 e tal.
E pronto lá estou eu a falar de mais! Leiam Jess Michaels xD

Unknown
Unknown
11 anos atrás

eu ja li o livro, em termos de escrita é um horror, mas admito que dei por mim a gostar da trilogia, porque no fundo tem a bsase de um bom romance. eu acho que o premio é mais pelo impacto que teve no meio literario, em especial no americano, e nos americanos que considero falsos puritanos. para mim este livro de erotico não tem nada, para mim erotismo é subtileza, em termos de sexo, ja li muito mais hard. tem o merito de ter aberto portas para um genero que a meu ver andava "escondido" e era pouco comentado abertamente.

Rita Domingos
Rita Domingos
11 anos atrás

Para já, li os dois primeiros livros e tenho a dizer que fiquei muito surpreendida pela positiva! Não sou grande fã de livros eróticos porque, falando daqueles que li, as autoras focam muito a componente sexual e esquecem-se por completo de incluir uma história interessante. Ou, se até se pode dizer que a história é interessante, não a exploram de forma a cativar o leitor (minha honesta opinião)!

Agora, a "Trilogia Cinquenta Sombras" surpreendeu-me pela positiva, como disse, porque tem uma grande aposta na componente emocional/afectiva dos personagens.
E.L.James, além de criar um livro com um forte teor sexual, conseguiu, igualmente, criar história digna desse nome, onde os personagens não são só corpos enredados em sexo mas, também, invólucros com um passado marcante e traumas psicológicos que afectam de forma determinante as suas acções presentes. A meu ver, esta componente psicológica e os mistérios que vão sendo revelados ao longo da trilogia fazem deste, um bom livro (apesar da escrita simples e sem capacidades extraordinárias, dignas de relevo).

Para já, é o único livro erótico que posso dizer que gostei.

Mafs
Mafs
11 anos atrás

Olá, relativamente ao livro concordo contigo, não compreendo como um livro destes ganha o prémio de livro do ano com tantos outros livros com muita mais qualidade. Quanto à escrita da autor confesso que não gostei. Tentei ler o livro em inglês e dei por mim mesmo desiludida, sendo um livro tão falado…

Alice
Alice
11 anos atrás

Eu li o primeiro (já deves ter visto a opinião no blog) e além de achar que a nivel da qualidade da escrita é terrivel, achei que há ali coisas que são de bradar aos céus.
Não li os outros dois. Confesso que já ouvi dizer muito bem e muito mal e se me vierem parar às mãos (não vou fazer esforço nenhum para isso) vou ler para poder julgar por mim. Ainda assim, pelo pouco que li, acho que tens razão. Fazem tanto alarido com uns e com outros… nada. Não me parece que seja de todo merecido. Há muita gente, sobretudo mulheres, a escrever livros do género há mais tempo e com melhor qualidade e não deixam de ser vistas como literatura de segunda, o que é que a senhora tem de tão excepcional? Acho que nada, além de uma belissima campanha de marketing a nivel mundial. Eu continuo a preferir outras autoras.

  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide