Opinião: Dagon #4

DOWNLOAD GRÁTIShttps://dl.dropbox.com/u/1100101/Dagon_4_Dezembro_2012_Download%20Gratuito.pdf

Já temos entre mãos mais um número da Dagon! O Roberto Mendes – editor da Dagon, Conto Fantástico e ISF – tem andado incansável e como tal quero deixar-lhe aqui os meus parabéns! É um orgulho trabalhar e interagir com uma pessoa tão dedicada.

Passando à crítica da Dagon #4 em si, este número é pequenino, contando com três contos, dois deles curtos, e um artigo sobre a escrita d’O Hobbit de Tolkien.

O conto ‘Lanternas de Lata’ de Joyce Chng já tinha sido lido e opinado por mim quando saiu na sua versão original na ISF #1 e podem ler a opinião aqui: https://branmorrighan.com/2012/11/opiniaoreview-international-specultive.html. Na altura foi o meu conto preferido e penso que só por ele já vale a pena ler este número. No entanto, a quem se sentir à vontade no inglês, aconselho vivamente a que leiam a versão original na ISF.

O segundo conto chama-se ‘Extraterrestres’ de Lavie Tidhar. É um conto curto, apenas duas páginas, e que leva o leitor a considerar diversas perspectivas sobre quem é extraterrestre em relação a quem. Uma conversa de taberna engraçada.

Em termos de contos, a Dagon #4 termina com ‘Círculos em Campos de Trigo’ do nosso já conhecido João Ventura. Um conto angelical que nos faz rir e imaginar como seria realmente o lazer dos anjos e como isso poderia influenciar a vida humana. Curto, mas muito giro.

Por fim temos o artigo “Lá e de volta outra vez – Um conto de Hobbits” de Andrew Liptak em que conhecemos melhor todo o percurso do nosso querido escritor Tolkien e de como é que de uma história para crianças se formou o estrondoso épico do Senhor dos Anéis.

Concluindo esta opinião, quero dar os parabéns a toda a equipa. As ilustrações estão óptimas, a tradução aceitável (o artigo está bastante bem traduzido), mas gostava de ver mais contos de autores portugueses nestas publicações. No fim da Dagon podem encontrar todas as informações necessárias para quem quiser submeter contos, artigos, poemas, etc., para números posteriores.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide