«Conheci o Blog Morrighan em 2010, aquando do lançamento do meu primeiro livro. Desde então, tenho recebido um carinho incondicional por parte do blog e de quem o dinamiza, Sofia Teixeira, de quem acabei por me tornar amigo. A primeira entrevista que dei, foi ao Morrighan. A primeira divulgação e opinião literária que tive, foi no Morrighan. A primeira apresentação literária que fiz em Lisboa, na Fnac Chiado, teve a colaboração do blog e da Sofia. Isto para dizer que o Morrighan me tem acompanhado desde que me lancei no mundo literário, que tem sido uma presença constante e muito incentivadora na minha vida. Com uma identidade própria, sem pedantismos e pretensões, o Blog Morrighan conquistou um espaço credível e criterioso no meio literário português. É uma referência! Sei que nunca foi esse o objectivo da Sofia, mas quem faz um trabalho dedicado e livre de tiques egóicos, é recompensado no momento mais inesperado. E que bem que o Morrighan tem sido recompensado! Por ser genuíno, por ser original, por ser quem é.
Deixo um enorme bem-haja à Sofia, aos leitores do blog e a todos os que acreditam neste projecto. Grato por tudo e que o bom trabalho continue e frutifique!»
– Samuel Pimenta, Autor Português (http://samuelpimentablog.blogspot.pt/)
«No que concerne a genuína paixão por livros, o weblog Branmorrighan tem provado ser um pertinente e atempado local de opinião e divulgação, tentando sempre transcender as limitações que o formato “bloguístico” por vezes apresenta e, nesse sentido, procurando sempre alcançar, com sucesso, uma enorme interacção com os seus leitores. Agradeço à Sofia Teixeira pelo bom trabalho desenvolvido e deixo os meus votos sinceros para que continue, com redobrado entusiasmo.»
– David Soares, Autor Português (http://cadernosdedaath.blogspot.com)
«Incansável, diversificado, informativo e sempre atento, o blogue Morrighan tem acompanhado de perto o que se tem feito no nosso país em termos da nova produção literária no Fantástico – é uma porta para o conhecimento dos novos autores portugueses (ou diria, lusófonos?) e também exemplo de como o género é apreendido e apreciado por uma nova geração de leitores, de formas por vezes tão distintas das gerações anteriores. Deixo os meus parabéns à Sofia pela tenacidade (não é fácil manter um projecto destes durante tanto tempo), e também pela extrema simpatia e apoio que a define. E espero cá estar a repetir o agradecimento daqui a mais quatro anos.»
– Luis Filipe Silva, Autor Português (http://blog.tecnofantasia.com/cgi-bin/tfmaint.cgi)
«Porque é que eu sigo o Morrighan?
Quando pela primeira vez entrei neste blogue, esperava publicações exclusivamente sobre paganismo, a cultura celta, ou sobre livros de fantasia que incluíssem magia e deuses, e descobri uma página que ia muito além disso. Que vai além disso. O que este blogue tem de melhor é a sua originalidade – devia dizer, talvez, a sua isenção, por ser igual a si próprio e a mais nenhum – e o seu alcance. Nenhum blogue começa ‘grande’ e de certeza que este também já foi pequenino, em todos os aspectos, no número de seguidores, nos temas abrangidos, naquilo que pode fazer e faz pela divulgação da literatura, nacional e internacional. Como bloguer, não sei como é que a Sofia consegue tão grande dinamismo; como leitora e autora, estou grata.
Por isso parabéns, Morrighan, e parabéns, Sofia, não só pelo 4º aniversário, mas sobretudo pelo blogue em si. E muita sorte para mais 4 anos, ou 8, ou 12, com toda a dedicação à literatura e amor pelos livros que hoje o blogue tem!»
– Carla M Soares, Autora Portuguesa (http://monsterblues-cms.blogspot.pt/)
__________
Não existem palavras suficientes para o meu profundo agradecimento a estas quatro pessoas que ao seu jeito marcaram o Blog Morrighan.
O Samuel Pimenta foi das melhores surpresas deste meu novo mundo e não é por acaso que ainda mantemos uma boa amizade. Ainda me lembro do quão nervosa estava na apresentação da sua obra na FNAC do Chiado! Bons momentos 🙂
O David Soares pela sua excelente escrita e sempre pronta disponibilidade em tudo o que já lhe pedi, é um autor que tem todo o meu respeito e admiração.
O Luis Filipe Silva é alguém que já conheço e com quem vou trocando opiniões desde o início dos tempos literários deste blogue. Agradeço-lhe também todo o apoio e simpatia.
A Carla Soares é uma autora por quem guardo uma grande estima. Ainda me lembro de quando me contactou a primeira vez. Ainda faltavam uns meses para o seu ‘Alma Rebelde’ ser lançado e a partir daí fomos sempre comunicando esporadicamente.
Mais uma vez, muito obrigada pelas simpáticas palavras.