Esta Semana na Casa do Fauno

26 Janeiro (Sáb), 15h-19h –Inscrições Limitadas

Curso: IMBOLC, A FESTA DA CANDELÁRIA E O INÍCIO DO CALENDÁRIO DA GRANDE-DEUSA

Sobrevivências do Paganismo na Festa do Renascimento da Luz

com MANUEL J. GANDRA

A Candelária, sucedâneo cristão do Imbolc celta (festival de Brigit, cristianizada como Santa Brígida), das Thesmophoria gregas (assinalando o regresso de Perséfone do submundo) e da festa latina em honra de Juno, é uma das mais antigas festividades do calendário litúrgico cristão. No séc. IV já era celebrada em Jerusalém, a 14 de Fevereiro (40 dias após a Epifania). A igreja do ocidente festeja-a desde o séc. VI (543), com o título de Occursus Domini, designação que persistiu até finais da Idade Média. Em qualquer das tradições em apreço celebra o fim do Inverno e o retorno da Luz primaveril.

É meu intuito evidenciar as qualidades e virtualidades do evento, apontando casos de estudo particulares (da Santa Eufêmia sintrense à Nossa Senhora da Luz de Carnide, mas não só) e dando a conhecer artefactos mágicos indispensáveis na liturgia desta festividade, celebrada no dia 2 de Fevereiro.

27 Janeiro (Dom), 15h – ENTRADA LIVRE

Palestra: NOVA RACIONALIDADE – FUSÃO DA CIÊNCIA COM A ESPIRITUALIDADE

com MANUELA SILVA

Graças a um trabalho de aprofundamento teórico e matemático, assim como de racionalização da física clássica e quântica, em que se substitui as noções de espaço e tempo cronológico pelas variáveis de frequência e devir, surge um novo conceito holístico da física: A Nova Racionalidade.

Um dos papéis da ciência é procurar evidências e sistematizar fenómenos naturalmente intuitivos ao Homem, através da consciência universal – aquela que transcende as barreiras dimensionais e liga o Homem à onda subquântica harmónica em que tudo o que existe se funde. E é exactamente isso que demonstra a física quântica actual. Uma realidade para além dos nossos sentidos, para além das nossas quatro dimensões, em que o espaço e o tempo deixam de fazer sentido, sendo a individualidade apenas visível a uma escala macrocósmica e em que as únicas variáveis que existem, a frequência e o devir, são transversais a todos os patamares da natureza.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2021 Reading Challenge

    2021 Reading Challenge
    Sofia has read 0 books toward her goal of 40 books.
    hide