Opinião: ‘Amores Altamente Perigosos’ de Walter Riso

Amores Altamente Perigosos

Walter Riso

Editora: Grupo Planeta

Sinopse: Por que falhamos tanto no amor?

Por que tanta gente escolhe a pessoa errada

e mergulha em relações tão perigosas e irracionais?

Por que nos resignamos a relações dolorosas?

Para dar resposta a todas estas perguntas, o reconhecido psicólogo e especialista em relações de casais, Walter Riso dá-nos as ferramentas e as estratégias para ajudar a identificar e a enfrentar os amores mais perigosos.

Não encontrará aqui as melhores regras para viver com certo tipo de pessoa, mas aprenderá a estabelecer tempos de reflexão para compreender melhor a sua relação e deslindar até onde se justifica lutar ou não por ela.

Em cada capítulo do livro são explicados oito perfis psicológicos:

– As principais características de cada estilo afectivo e as suas implicações na vida do casal;

– As vulnerabilidades pessoais que explicam por que mantêm as pessoas este tipo de relações;

– Até onde é possível manter uma relação saudável com cada estilo afectivo doentio e quais serão os custos;

– Como reconhecer estas formas de amar, antes de se apaixonar.

Opinião: Quando li a descrição deste livro, fiquei automaticamente curiosa. Apesar de a minha formação ser em Engenharia Informática e Bioinformática, a Psicologia sempre foi uma área que me fascinou. Sendo uma admiradora e estudante off the record, achei que seria bastante interessante ler um livro com este teor analítico do comportamento humano nas relações afectivas/amorosas.

Walter Riso apresenta-nos todos os panoramas de forma simples e concisa. Dando exemplos de alguns casos que passaram pelo seu consultório, descreve de forma clara os comportamentos obsessivo-doentios por parte de quem sofre os mais variados distúrbios ao nível da interação com o próximo. No entanto, algo que fica bem patente é que se alguém se vê deparado com um parceiro que encaixa em alguma das categorias, bem, a culpa também é sua. De alguma maneira estará a tentar colmatar défices emocionais seus com a exuberância do outro.

Basicamente todas as pessoas têm carências. A forma como as projectam e como procuram noutras pessoas os seus complementos é que podem ser saudáveis ou não. O autor apresenta não só métodos de precaução como ainda alternativas ao comportamento a adoptar quando deparados com um/a amante com problemas. Para um leitor potencialmente problemático, o autor confronta-o com as consequências psicológicas que poderá estar a infligir no/a seu/sua amado/a.

A escrita é simples e directa, sem rodeios, e para quem tiver interesse neste tipo de análise comportamental, penso que será um livro fácil de digerir. Gostei.

PS: Penso que a consequência imediata da leitura deste livro será a análise dos personagens nos romances eróticos em que de uma maneira ou de outra, seja ele ou ela, um deles sofrerá de algum deste tipo de distúrbio. A forma como muitas vezes os protagonistas se atraem através dos seus comportamentos erráticos talvez tomará outra forma aos meus olhos, pelo menos enquanto a leitura estiver presente na minha cabeça. Ainda assim, é pena que na vida real a compatibilidade após o tempo de paixão não tenha tantos finais felizes como aqueles a que assistimos nos romances.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2021 Reading Challenge

    2021 Reading Challenge
    Sofia has read 0 books toward her goal of 40 books.
    hide

    Categorias do Blog

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!