Amores Altamente Perigosos
Walter Riso
Editora: Grupo Planeta
Sinopse: Por que falhamos tanto no amor?
Por que tanta gente escolhe a pessoa errada
e mergulha em relações tão perigosas e irracionais?
Por que nos resignamos a relações dolorosas?
Para dar resposta a todas estas perguntas, o reconhecido psicólogo e especialista em relações de casais, Walter Riso dá-nos as ferramentas e as estratégias para ajudar a identificar e a enfrentar os amores mais perigosos.
Não encontrará aqui as melhores regras para viver com certo tipo de pessoa, mas aprenderá a estabelecer tempos de reflexão para compreender melhor a sua relação e deslindar até onde se justifica lutar ou não por ela.
Em cada capítulo do livro são explicados oito perfis psicológicos:
– As principais características de cada estilo afectivo e as suas implicações na vida do casal;
– As vulnerabilidades pessoais que explicam por que mantêm as pessoas este tipo de relações;
– Até onde é possível manter uma relação saudável com cada estilo afectivo doentio e quais serão os custos;
– Como reconhecer estas formas de amar, antes de se apaixonar.
Opinião: Quando li a descrição deste livro, fiquei automaticamente curiosa. Apesar de a minha formação ser em Engenharia Informática e Bioinformática, a Psicologia sempre foi uma área que me fascinou. Sendo uma admiradora e estudante off the record, achei que seria bastante interessante ler um livro com este teor analítico do comportamento humano nas relações afectivas/amorosas.
Walter Riso apresenta-nos todos os panoramas de forma simples e concisa. Dando exemplos de alguns casos que passaram pelo seu consultório, descreve de forma clara os comportamentos obsessivo-doentios por parte de quem sofre os mais variados distúrbios ao nível da interação com o próximo. No entanto, algo que fica bem patente é que se alguém se vê deparado com um parceiro que encaixa em alguma das categorias, bem, a culpa também é sua. De alguma maneira estará a tentar colmatar défices emocionais seus com a exuberância do outro.
Basicamente todas as pessoas têm carências. A forma como as projectam e como procuram noutras pessoas os seus complementos é que podem ser saudáveis ou não. O autor apresenta não só métodos de precaução como ainda alternativas ao comportamento a adoptar quando deparados com um/a amante com problemas. Para um leitor potencialmente problemático, o autor confronta-o com as consequências psicológicas que poderá estar a infligir no/a seu/sua amado/a.
A escrita é simples e directa, sem rodeios, e para quem tiver interesse neste tipo de análise comportamental, penso que será um livro fácil de digerir. Gostei.
PS: Penso que a consequência imediata da leitura deste livro será a análise dos personagens nos romances eróticos em que de uma maneira ou de outra, seja ele ou ela, um deles sofrerá de algum deste tipo de distúrbio. A forma como muitas vezes os protagonistas se atraem através dos seus comportamentos erráticos talvez tomará outra forma aos meus olhos, pelo menos enquanto a leitura estiver presente na minha cabeça. Ainda assim, é pena que na vida real a compatibilidade após o tempo de paixão não tenha tantos finais felizes como aqueles a que assistimos nos romances.