Na madrugada de domingo a Casa dos Bicos foi alvo de um acto gratuito de vandalismo que resultou na destruição do conjunto de painéis que desde o passado mês de novembro assinalam os 30 anos da edição de Memorial do Convento e os 90 Anos de José Saramago. A Fundação José Saramago denuncia o sucedido e afirma que este tipo de vandalismo, mais do que atingir a Fundação e a Casa dos Bicos, atinge a cidade de Lisboa, a sua população e todos os visitantes da Casa, que nestes meses têm deixado testemunho do apreço por esta iniciativa de transformar o edifício numa galeria pública virada para o Tejo e para a cidade. A metáfora da destruição faz aqui todo o sentido, se associarmos os que perpetram actos contra o bem público aos que neste momento retiram a Portugal a soberania e os seus direitos, situação contra a qual parecemos indefesos, como país, como Fundação.
Para as autoridades competentes seguiu já uma denúncia do crime.
É com grande tristeza que divulgo esta notícia. Não compreendo este tipo de acções, o que se ganha com isto e quais as intenções por trás de tal acto. Espero sinceramente que tudo se resolva pelo melhor.
Pura maldade 🙁
Sabes Sofia… é simplesmente o puro prazer mórbido de fazer mal, causar/infligir "dor"… não tem um "propósito"… é triste mas caminhamos para uma sociedade completamente alheia a valores culturais/morais e que só se preocupa com o próprio umbigo… 🙁
Realmente é só maldade e prazer em destruir. Não há necessidade nenhuma deste tipo de actos. Ainda por cima o homem já está morto, que raios!
Ai ai. Um pouco de respeito era o mínimo exigido.
Infelizmente cada vez estamos piores!há pessoas que só sabem destruir.