[Há Coisas Que Não Entendo] Vandalismo na Casa dos Bicos

Na madrugada de domingo a Casa dos Bicos foi alvo de um acto gratuito de vandalismo que resultou na destruição do conjunto de painéis que desde o passado mês de novembro assinalam os 30 anos da edição de Memorial do Convento e os 90 Anos de José Saramago. A Fundação José Saramago denuncia o sucedido e afirma que este tipo de vandalismo, mais do que atingir a Fundação e a Casa dos Bicos, atinge a cidade de Lisboa, a sua população e todos os visitantes da Casa, que nestes meses têm deixado testemunho do apreço por esta iniciativa de transformar o edifício numa galeria pública virada para o Tejo e para a cidade. A metáfora da destruição faz aqui todo o sentido, se associarmos os que perpetram actos contra o bem público aos que neste momento retiram a Portugal a soberania e os seus direitos, situação contra a qual parecemos indefesos, como país, como Fundação.

Para as autoridades competentes seguiu já uma denúncia do crime.

É com grande tristeza que divulgo esta notícia. Não compreendo este tipo de acções, o que se ganha com isto e quais as intenções por trás de tal acto. Espero sinceramente que tudo se resolva pelo melhor.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

4 Comentários
Mais antigo
Mais recente Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Kátia Mendes
Kátia Mendes
11 anos atrás

Pura maldade 🙁

Mónica Durão
Mónica Durão
11 anos atrás

Sabes Sofia… é simplesmente o puro prazer mórbido de fazer mal, causar/infligir "dor"… não tem um "propósito"… é triste mas caminhamos para uma sociedade completamente alheia a valores culturais/morais e que só se preocupa com o próprio umbigo… 🙁

Morrighan
Morrighan
11 anos atrás

Realmente é só maldade e prazer em destruir. Não há necessidade nenhuma deste tipo de actos. Ainda por cima o homem já está morto, que raios!
Ai ai. Um pouco de respeito era o mínimo exigido.

Unknown
Unknown
11 anos atrás

Infelizmente cada vez estamos piores!há pessoas que só sabem destruir.

  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide