Crónica dos Bons Malandros
Mário Zambujal
Editora: Quetzal
Opinião: Imaginem uma quadrilha composta por pessoas que não são mais que os estilhaços dos seus tumultuosos passados… Este grupo tão diversificado de pessoas e personalidades decide que quer assaltar a Gulbenkian! Nem imaginam o misto de emoções que senti a ler este livro. Admito, com alguma vergonha e embaraço, que só agora me iniciei na escrita de Mário Zambujal, mas já estou completamente rendida. Só posso agradecer ao meu fisioterapeuta por me ter convencido a lê-lo!
Cada capítulo deste pequeno grande livro dá-nos a conhecer primeiro a quadrilha, depois a história de cada um e como é que acabaram a pertencer ao grupo de Renato, o Pacífico. Gargalhadas compulsivas foram inevitáveis, mas também houve outros momentos mais solenes e sérios. Porém, foi das melhores companhias que tive como leitura nos últimos tempos. A escrita de Mário Zambujal é qualquer coisa de Muito Boa. A forma como caracterizou as suas personagens está fenomenal e é impossível não identificar a ironia patente entre os nomes que lhes deu e os seus cognomes.
O enredo está embutido de acção rápida e que não dá descanso ao leitor, deixando-o ávido por mais. O autor vai-nos conduzindo para o cenário final de forma a que quando menos esperamos nos consiga surpreender com as suas reviravoltas. Foi surpreendente a forma como me vi pegada à leitura. Confesso que costumo ler pouco dentro do género deste livro, mas sem dúvida que fiquei fã e vou querer repetir a dose! Tenho de voltar a reforçar que adorei a escrita de Mário Zambujal: descontraída, cómica e sem pudores. Excelente!