Destinos Interrompidos
Lissa Price
Editora: Planeta
Sinopse: Uma aventura pós-apocalíptica onde os jovens têm de lutar contra uma sociedade fascinada pelas aparências e que se aproveita deles.
Uma sociedade onde a juventude é o bem mais apreciado e uma verdadeira mercadoria.
Callie tem dezasseis anos e vive com Tyler, o irmão mais novo, e Michael, um amigo, nos escombros da cidade de Los Angeles.
Quando as Guerras dos Esporos rebentaram, matando todos aqueles que tinham mais de vinte anos e menos de sessenta, Callie perdeu os pais.
Como muitos outros Iniciantes, teve de aprender a sobreviver, ocupando prédios desabitados, roubando água e alimentos, fugindo aos Inspectores e combatendo os Renegados.
Para tirar Tyler das ruas e garantir ao irmão uma vida melhor, Callie só vê uma solução: oferecer a sua juventude à Destinos Primordiais, uma empresa misteriosa que aluga corpos adolescentes aos velhos Terminantes — seniores, com centenas de anos, que querem ser jovens outra vez.
A vida quase parece um conto de fadas, até Callie descobrir que a sua locatária não quer apenas divertir-se e que, no mundo perverso da Destinos Primordiais, a sobrevivência é apenas o começo.
Opinião: Destinos Interrompidos é o livro de estreia de Lissa Price e só posso dar os parabéns à Editorial Planeta por nos trazer de forma tão célere este início de série que, para mim, é já uma das leituras do ano. Tenho também de felicitar o excelente design da capa, está sem dúvida muito bonita. Mas passemos então ao conteúdo em si.
Amante de Literatura Fantástica como sou (e de todos os seus sub-géneros), as distopias depressa se tornaram uma fonte de fascínio para mim. Após o boom que foi Os Jogos da Fome, muitas foram as histórias que me passaram pelas mãos, mas poucas foram as que me prenderam da maneira como este livro o fez. Num mundo onde só existem adolescentes e “idosos”, a sobrevivência tornou-se em algo complexo e dramático. Uma das poucas formas de os orfãos, espalhados pelos vários edifícios abandonados, conseguirem angariar algum dinheiro é através da promessa, no mínimo duvidosa, proclamada pela empresa Destinos Primordiais.
A Destinos Primordiais compromete-se a que em troca de três alugueres o adolescente em causa receba uma quantidade considerável de dinheiro. E o que são três alugueres quando se tem um irmão ou um amigo em necessidades? O problema surge quando Callie toma a decisão de alugar o seu corpo e de no meio dessa experiência tomar consciência de si mesma.
As personagens desta obra são bem caracterizadas e a narrativa bem estruturada. O enredo ao início parece desenvolver-se lentamente, mas quando damos conta já devorámos meio livro. O despertar de Callie no seu próprio corpo quando supostamente devia ser a sua locatária em comando, descarrega uma onda de adrenalina no leitor não permitindo que este deixe a leitura.
Todo o conceito do universo criado por Price está inteligente e cativante. Confesso que me sinto rendida à sua escrita e à sua imaginação e que só posso ansiar por mais. Já sentia falta de algo diferente e que me conquistasse em vários sentidos. Tem acção, tem mistério, suspense, romance, enfim, um conjunto de factores que tornam esta leitura bastante prazerosa. Adorei.
Estou desejosa de comprar e ler…