Opinião: O Segredo de Compostela de Alberto S. Santos

O Segredo de Compostela

Alberto S. Santos

Editora: Porto Editora

Sinopse: O dia 28 de janeiro de 1879 tinha tudo para ficar marcado na história da cristandade. Depois de dias suados de escavações na catedral de Compostela, foi encontrado o túmulo onde se acreditava que repousavam os ossos do santo apóstolo.

Mas e se no destino final a que nos conduzem os místicos caminhos de Santiago se esconder um dos segredos mais bem guardados do Ocidente? Prisciliano, líder carismático do século IV e pioneiro defensor da igualdade das mulheres e dos valores do Cristianismo primitivo, é a figura preponderante neste enigma secular. Comprometido com a força da sua espiritualidade, viveu no coração os sobressaltos de um amor proibido, envolto em ciúmes e intrigas.

Ainda que aclamado bispo pelo povo, Prisciliano tornou-se no primeiro mártir da sua Igreja, a quem a História ainda não prestou o devido reconhecimento.

Depois de extraordinárias revelações, descubra neste fascinante romance respostas às inquietações que atravessam os tempos: Afinal, quem está sepultado no túmulo?

Qual o sentido atual das peregrinações a Santiago de Compostela?

Opinião: Antes de começar a opinião propriamente dita, e ainda assim já começando, não poderia deixar passar em claro o orgulho que sinto quando termino uma obra deste calibre escrita por um autor português. Não é que haja espanto em haver qualidade entre os nossos autores, mas existem sempre aquelas obras de que não tenho dúvida nenhuma que serão um autêntico êxito internacional, assim se dêem ao luxo de lê-las. O Segredo de Compostela é sem dúvida uma delas.

Esta foi a minha primeira leitura de algo escrito por Alberto S. Santos. Não sabendo bem o que me esperava, a não ser que iria mergulhar num romance histórico com bastante teologia, rapidamente fiquei surpreendida com profundidade e riqueza da sua escrita. A narrativa começa de forma inteligente suscitando a curiosidade do leitor com a intriga que o autor nos apresenta. Um peregrino misterioso, uma escavação surpreendente e uns responsáveis da igreja decididos a abafar a descoberta…

Recuamos séculos para acompanharmos a vida de Prisciliano desde o seu primeiro dia. De pagão vimo-lo a tornar-se um sedento de conhecimento e de outras culturas para acabarmos a vê-lo ser decapitado como herege e devedor. Pelo meio converteu-se à cristandade e tornou-se asceta. A forma como tudo isto nos é contado está de tal forma interessante que me vi várias vezes vidrada à leitura.

Se já sou uma curiosa por natureza no que toca à teologia e às grandes figuras religiosas da nossa história, com O Segredo de Compostela vi-me obrigada a interromper a leitura várias vezes para me ir inteirar de todos os novos conceitos que ia encontrando. Confesso que sabia pouco sobre o priscilianismo e o ascetismo, tal como sobre algumas personagens históricas apresentadas. Sou da opinião de que quando um livro nos leva a pousá-lo para querer saber mais, só pode ser bom sinal.

Com uma escrita cuidada, apaixonada e rica, personagens que mexem com o leitor e um percurso histórico rigoroso, Alberto S. Santos ganhou mais uma leitora que inclusive já se precaveu de uma possível ressaca literária tendo adquirido outra obra sua A Escrava de Córdoba. Para quem se interessa por estes temas ou até mesmo para quem quer ler boa literatura tem aqui uma excelente aposta.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2021 Reading Challenge

    2021 Reading Challenge
    Sofia has read 0 books toward her goal of 40 books.
    hide

    Categorias do Blog

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!