Sorte Explosiva (Stephanie Plum #18)
Janet Evanovich
Editora: TOPSELLER
Sinopse: A vida da caçadora de recompensas mais famosa do mundo corre um risco explosivo nesta sua nova aventura. As férias de Stephanie Plum no Havai prometiam ser de sonho, mas acabaram por ser um pesadelo. Agora ela está num avião de volta a casa e já tem à perna dois agentes do FBI, um bando de criminosos e um psicopata perigoso.
O homem que viajava ao seu lado no avião é assassinado, e tudo aponta para que tenha sido por causa de uma fotografia que ele lhe teria entregue, mas que ela diz não ter na sua posse.
A agência de fianças vai pelos ares. Lula, a sua amiga e companheira de aventuras, apaixona-se por um Shrek, e todos querem saber o que se passou no Havai. Mas Morelli, o polícia mais sexy da cidade, não quer falar do que aconteceu. Ranger, o «vício» que ela não consegue largar, também se recusa a falar. E tudo o que a Stephanie tem a dizer sobre as férias no Havai é que… bem, é complicado.
Opinião: Sorte Explosiva é o segundo livro editado em Portugal da série Stephanie Plum cujo primeiro volume foi Perseguição Escaldante. O meu primeiro contacto com Janet Evanovich foi nesse preciso livro e fiquei desde logo surpreendida com a capacidade da autora me arrancar gargalhadas, umas atrás das outras. Confesso que não sou de riso fácil, sou daquelas pessoas que por vezes é a única que não acha piada a algo, mas com Sorte Explosiva até nos transportes era impossível não soltar umas quantas risadas. Cheguei mesmo a ficar envergonhada por ter as pessoas a olharem para mim, mas que querem? Conter era impossível!
Stephanie Plum e Lula têm-se revelado a dupla de investigação/caça recompensas mais característica de sempre! A primeira tem uma vida amorosa caótica e parece atrair mais situações insólitas do que um íman atrai ferro. Já Lula é qualquer coisa de muito incrível. Com as suas formas volumosas, um apetite voraz e um sentido de si mesma único, disparar uma arma é coisa que não a intimida minimamente, pelo contrário, até a motiva! Susceptível a poções mágicas de amor, esta personagem foi uma fonte interminável de humor.
A história em si é cheia de peripécias, acção e, claro, de momentos hilariantes. A trama na sua estrutura não é muito diferente da do livro anterior, mas as aventuras vividas são outras e vamos conhecendo um pouco cada personagem que a compõe. Continuo a achar uma piada descomunal à forma como Stephanie lida consigo mesma e acima de tudo com a sua vida amorosa. Quando se tem um gato e um leão como homens possíveis, o que é que se prefere? O mais estável e imensamente bonito ou o misterioso com pinta de rebelde?
A escrita de Janet Evanovich faz jus à sua fama e consegue prender o leitor do início ao fim. Uma leitura descontraída, envolvente e principalmente hilariante. Confesso que gostei mais deste do que do livro anterior e só posso esperar ansiosamente pelo próximo. Relembro que a TOPSELLER tem ainda outro livro da mesma autora, de outra série, com o qual também me diverti imenso Gula Perversa. Descubram a autora, vale a pena.
E será que já alguém percebeu porque é que a editora começou a série no nº 17 em vez de no primeriro? Ou mesmo num outro anterior qualquer?
Sou sincera, eu não sei, mas é coisa que posso tentar saber 🙂