Opinião: Crime de Luxo de Ngaio Marsh

Crime de Luxo

Crime à Hora do Chá – Volume 3

de Ngaio Marsh

Editora: ASA

Sinopse: As jovens debutantes suspiram, ansiosas. As mães casamenteiras planeiam minuciosamente cada lanche, baile e jantar. Em Londres, uma nova temporada está prestes a começar.

Mas por detrás de tão enérgica atividade, a alta sociedade está a ser vítima de um crime tão abjeto quanto silencioso. Alguém está a chantagear as mais notáveis famílias da cidade… e essa pessoa também planeia cuidadosamente todos os seus passos.

O inspetor-chefe Roderick Alleyn, ele próprio um aristocrata, move-se suficientemente bem naquele meio para perceber que algo de estranho se passa. Encontrou, até, o aliado perfeito. O seu amigo Lorde Robert Gospell aceitou misturar prazer e dever num dos bailes mais aguardados do ano.

E para mal dos seus pecados, o bom lorde descobriu o culpado…

Opinião: Desde que a ASA lançou a colecção Crime à Hora do Chá que fiquei imediatamente interessada, e o que é certo é que gostei tanto do primeiro volume que a espera pelos seguintes tem sido algo ansiosa. Crime de Luxo é já o terceiro lançado este ano e mais uma vez reforçou o porquê de eu gostar tanto destes policiais. Para além de estarem numa edição diferente, sempre acompanhados de um pacote de chá Lipton, abri-los e folheá-los é como entrar numa viagem para uma Inglaterra por vezes esquecida, com uma aristocracia rica em histórias, intrigas e mistérios.

Nesta obra, Ngaio Marsh apresenta-nos um enredo típico da sociedade londrina e das suas temporadas de apresentação de jovens debutantes. Só que ao invés desta temporada ter apenas o nervosismo habitual associado a quem produz os bailes, tem também uma intrincada rede de segredos, chantagens e perigos iminentes. Para resolver o grande mistério da chantagem às senhoras notáveis da cidade, o inspector-chefe Roderick alia-se um grande amigo, Lorde Robert Gospell, mais ternamente chamado Bunchy. Porém, esta associação acaba por ser fatal e um novo crime ainda mais hediondo fica agora por ser resolvido.

Adorei as personagens, todas elas bem caracterizadas, bem diferentes umas das outras e sempre projectando os vários estereótipos típicos daqueles meios. A trama vai evoluindo num frémito crescente e as teias vão sendo montadas na mente do leitor, tentando prever quem é que será o autor de crime tão inesperado. O inspector-chefe Roderick é um personagem que cativa muito facilmente, o seu colega Fox é sempre pertinente e tornaram-se os meus grandes companheiros desta leitura.

Algo que acabou por levantar algumas questões ao longo da leitura e de que só me apercebi depois de achar alguns factos mais estranhos, foi a constatação de que este não era o primeiro volume da série policial da autora, mas sim o sétimo. Isso justifica muitas atitudes, os porquês não revelados da vida amorosa do protagonista e até mesmo da dinâmica da dupla investigadora. Ainda assim a leitura foi muito agradável e só posso esperar que a editora venha também a publicar os restantes livros da escritora.

A escrita de Ngaio Marsh é tão própria do seu tempo como era previsível que fosse. Algo pomposa, completamente no bom sentido, em que se nota a sua paixão por relíquias antigas e pintura. Crime à Hora do Chá é sem dúvida uma colecção que recomendo sem reservas e que espero que me venha a proporcionar muitas mais boas leituras no futuro. Gostei imenso.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide