Super Cérebro
Deepak Chopra
Editora: Self
Sinopse: O autor bestseller e médico Deepk Chopra e o professor da universidade de Harverd Rudolph E. Tanzi, um dos mais destacados peritos em matéria de cérebro, reuniram-se numa estimulante nova publicação.
Supercérebro mostra-lhe como usar o seu cérebro como um portal de passagem para alcançar saúde, felicidade e crescimento espiritual. É um manual para nos relacionarmos com o cérebro de uma nova forma revolucionária. Chopra e Tanzi propõem que, através de uma acrescida autoperceção e intenção consciente, o cérebro pode ser ensinado a ir muito além das suas presentes limitações.
Supercérebro é uma combinação de investigação de vanguarda e introspetivos vislumbres espirituais, demolindo os cinco mais generalizados mitos acerca do cérebro, limitadores do seu potencial, e mostrando-lhe métodos para:
– Usar o seu cérebro em vez de deixar que ele o use a si
– Criar o estilo de vida ideal para um cérebro saudável
– Reduzir os riscos de envelhecimento
– Promover felicidade e bem-estar através da conexão mentecorpo
– Aceder ao cérebro iluminado, o portal de passagem para a liberdade e bem-aventurança
– Superar os mais comuns desafios, tais como perda de memória, depressão, ansiedade e obesidade
O seu cérebro é capaz de incrível cura e constante reformatação. Através de uma nova relação com ele, pode transformar a sua vida. O cérebro não é só o maior dom que a Natureza nos deu. É o portal de passagem para um futuro ilimitado que você pode começar a viver hoje.
Opinião: O cérebro humano, haverá órgão tão fascinante como este? Sendo uma coisa tão pequenina na nossa anatomia, recebe cerca de 25% do sangue bombeado pelo coração, tem infinitas funções, e durante muito tempo julgou-se que só utilizaríamos à volta de 10% da sua capacidade. Nos dias de hoje, são muitos os estudos que se fazem para se perceber até que ponto, e de que forma, estão o intelecto, a percepção, o chamado “estado de espírito”, ligados às ordens emitidas pelo cérebro.
Quando andamos mais em baixo, mais cansados, é inevitável sentirmos a nossa mente a baixar as defesas. Muitas vezes encaramos como mensagens do nosso corpo e do nosso cérebro a dizerem que estamos tristes ou felizes, deprimidos ou eufóricos. Será que podemos controlar toda essa dinâmica entre a mente e o corpo? É basicamente sobre isto que retrata Supercérebro. Nos vários sentidos práticos, emocionais, espirituais e existenciais, o livro aborda vários problemas que poderão ser resolvidos com uma melhor conexão entre a nossa mente, força de vontade e a forma como o corpo reage à mesma.
Tentar contrariar mitos limitadores do nosso controlo sobre nós mesmos é a palavra de ordem. Tudo o que percepcionamos é processado pelo cérebro criando imagens e reformulando o mundo à nossa maneira. Problemas como a depressão, excesso de peso e falhas emocionais, para além de poderem ser abordados com ajuda médica, podem também ser trabalhados pelas pessoas que sofrem dos mesmos incitando a mente a projectar no cérebro a resolução de melhorar, de criar imagens positivas e de assim crer que é possível transformarmos a nossa realidade em algo melhor.
O potencial do cérebro tem muito que se lhe diga. Num misto entre a neurologia e a espiritualidade, Supercérebro dá-nos algumas receitas para podermos tirar o melhor partido possível desta parte de nós tão crucial para a nossa existência. Principalmente nas abordagens neurológicas, foi muito bom perceber que várias das atitudes que já tomo em relação a mim mesma e ao que me rodeia são as indicadas, mas também foi fácil constatar que realmente muitas vezes parece fácil rendermo-nos às desculpas do ‘sinto-me assim, não consigo controlar’.
Foi uma leitura muito interessante e que recomendo para quem procura respostas a muitas perguntas sobre os temas já indicados anteriormente. Existem imagens a explicar as várias zonas do cérebro, quais são activadas e quando, as suas funções, etc. Para quem procura algo mais espiritual, encontrará também o que ler sobre isso e a interferência que o cérebro pode ter. Mais uma aposta Self na procura do bem estar de cada um.