Os Sensible Soccers e o seu primeiro longa-duração ‘8’ + Agenda

É já durante o mês de Fevereiro que os Sensible Soccers se estreiam nas edições em formato longa-duração. O disco chama-se “8”, e é precisamente uma colecção de oito temas compostos ao longo dos últimos dois anos da ainda curta carreira do quarteto nortenho.

Formados em 2010 e sediados em Fornelo, Vila do Conde, os Sensible Soccers regressam assim às edições, depois de um EP homónimo em 2011, um mini-EP em 2012 e o single Sofrendo Por Você, que a banda lançou no verão de 2013.

“8” é um trabalho diferente de tudo o que a banda tinha feito até agora, sem que essa diferença faça sentir que a identidade da banda se diluiu no processo. Tendo sido criado num modelo de trabalho algo diferente do que tinham aplicado até agora, e por isso mesmo representando um desafio consciente por parte dos autores, o disco resulta numa peça que mais uma vez aborda um rol de sonoridades vasto; a espaços ambiental e marcado por espessas camadas de sintetizadores, mas também a viver de batidas fortes que vão da abordagem tímida ao dancefloor de AFG ou Sob Evariste Dibo, ao downtempo frágil e emocional de Lima, com as guitarras a continuarem a assumir um papel preponderante na forma como os arranjos se cimentam de forma coesa e ao mesmo tempo inventiva, fazendo-se notar um evolução a vários níveis no trabalho da banda.

O disco de estreia dos Sensible Soccers marca ainda a colaboração entre duas editoras independentes de referência no panorama nacional: a PAD, dona de um interessantíssimo catálogo de edições de um leque de artistas que vai da música pop ao experimentalismo e que nos trouxe a edição especial em cassete (disponível desde o mês de Dezembro apenas nas actuações ao vivo), e a Groovement, editora de culto na cena de dança, que desde há algum tempo vem apostando em incursões por novos territórios, como é exemplo o lançamento do single anterior da banda, Sofrendo Por Você. A cargo da sub-label Groovement Organic Series estarão as edições em CD, LP e digital.

Este disco é uma colecção de oito temas compostos ao longo dos últimos dois anos da (ainda) curta carreira do quarteto sediado em Fornelo, Vila do Conde. A primeira faixa, ‘Nikopol’, já se pode escutar, aqui.

Numa primeira fase, ‘8’ estará apenas disponível nas actuações ao vivo do grupo e na loja online da Groovement. Posteriormente, chegará às restantes plataformas digitais e às lojas habituais nos formatos CD e LP. De referir, também, que a edição especial em cassete estará à venda na loja da PAD e continuará disponível nos concertos futuros.

A primeira actuação acontece na Galeria Zé dos Bois, em Lisboa, já no próximo dia 15. Seguem-se, durante as próximas semanas: Coimbra, Vila do Conde, Guimarães, São João da Madeira e Porto.

Ficha Artística e Técnica

Produzido por Filipe Azevedo e João Moreira;

Gravado e misturado por João Moreira;

Masterizado por Matt Colton;

Participação de André Simão, Pedro Oliveira e Luís Fernandes;

Artwork por André Covas.

1. Nikopol

2. Manuel

3. AFG

4. Sob Evariste Dibo

5. Paulo Firmino

6. Ulrike

7. Maria Rosa

8. Lima

Sensible Soccers

Os Sensible Soccers são um quarteto formado por Hugo Alfredo Gomes, Filipe Azevedo, Manuel Justo e Emanuel Botelho. Editaram o seu primeiro EP em 2011, ano em que também se estrearam nas actuações ao vivo. Desde então a banda deu mais de 50 concertos, que os levaram a palcos de todos os tipos, desde bares e associações culturais a eventos de projecção internacional, como o Primavera Club (Guimarães), Festival Paredes de Coura ou a primeira edição portuguesa do Boiler Room, tendo conquistado um público variado em número sempre crescente. Além do primeiro EP editaram também Fornelo Tapes Vol.1 e o single Sofrendo Por Você, e encontram-se prestes a lançar um novo disco, editado em conjunto por duas editoras de referência do panorama nacional, PAD e Groovement.

A sonoridade da banda não é fácil de compartimentar, uma vez que abordam estéticas muito variadas em diferentes temas, com o psicadelismo como denominador comum. Sem esconderem o gosto pelas melodias pop, na construção dos seus temas fogem ao formato tradicional de canção, optando maioritariamente por estruturas e arranjos em progressão. Nos espectáculos ao vivo a sua música ganha uma energia extra, que a torna surpreendente até para o público que melhor conhece o trabalho da banda.

Discografia

Sensible Soccers (2011), Fornelo Tapes (2012), Sofrendo Por Você (2013), 8 (2014)

AGENDA

15.Fev – ZDB, Lisboa – 22h00

22.Fev – Salão Brazil, Coimbra – 22h00

1.Mar – Teatro Municipal de Vila do Conde – 21h30

8.Mar – Centro Cultural Vila Flor, Guimarães – 00h00

15.Mar – São João da Madeira – Party Sleep Repeat

22.Mar – Passos Manuel, Porto – 23h00 

Bandcamp | www.sensiblesoccers.bandcamp.com

Facebook | www.facebook.com/sensiblesoccers 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide