Yesterday prepara-se para editar The Waiting – Album Teaser & Single Destruction

YESTERDAY é o projecto de música a solo de Pedro Miguel Gomes Augusto. Em 2006, foi vencedor do festival Termómetro Unplugged; participou na compilação Novos Talentos FNAC 2012 e, nesse mesmo ano, venceu também o prémio Jovens Criadores.

Embora a música tenha sempre existido, só a partir de 2001 é que começou a gravar duma forma mais séria, em casa. Até à data contam-se quatro álbuns nunca editados (WARning, Once Upon a Forest, Colder Hands, Eu Já Cá Estive Antes) e um álbum (You Are The Harvest) editado e disponibilizado gratuitamente pela netlabel MIMI Records, em 2012, e licenciado pela Creative Commons.

7 de Abril de 2014 é a data de lançamento online do seu sexto álbum, The Waiting. O download é gratuito, estando também disponível para pré-compra em http://project-yesterday.bandcamp.com, desde 24 de Fevereiro, data em que também foi disponibilizado o primero single Destruction. Através do site será também disponibilizada uma faixa bónus.

The Wating marca um período entre o Verão de 2012 e o início de 2014. Fala da esperança, constantemente renovada, da espera e, às vezes, da sua negação. Está de tal forma intricado na própria vida que se torna numa espécie de feitiço: como se, ao dizer uma palavra, o anseio por algo que nunca virá, pudesse, de alguma maneira, ser quebrado. De alguma forma, com o álbum terminado, chega também a esperança de que a espera também termine.

Este álbum, como os anteriores, é o resultado de um longo processo, no qual as músicas nascem, crescem e são depois registadas na altura em que se destacam como unidades. Este registo não está dependente, por isso, de orçamentos ou disponibilidade de estúdios. Respeita as pausas e acelerações inerentes ao nascer de algo e é, assim, a gravação intensa de sons de acordo com a tecnologia que tenho disponível e do seu sempre-limitado domínio da mesma. Porém, “considero-me um músico de estúdio, mas não um músico indie: o meu “regresso” aos espaços intimistas não nasce na contra-cultura do mercado discográfico – para mim, o registar de temas musicais é uma paixão só comparável à minha colecção de coisas antigas e abandonadas. É por isso que, no meu projecto, as apresentações “ao vivo” não fazem grande sentido – não há nada daquela paixão de gravar que persista nas apresentações fora de casa. É também por isso que deixa de fazer sentido a distinção entre autor e produtor; indie ou profissional; fraca e boa qualidade.

Mas isto não é um manifesto, porque não pretende ser nenhuma lição. É apenas a forma como eu sinto a Música. E, nesta medida, o lançamento deste álbum teria que ser online com a possibilidade de ser gratuito. As próprias capas foram concebidas de forma a poderem ser impressas e feitas em casa. É como partilhar algo de que se gosta muito, sem qualquer jogo de interesse, sabendo que, mesmo que não haja um público que ouça, a música continuará sempre a manifestar-se em mim… a música não precisa de um público para existir. A situação de alguém sozinho em casa que, de repente, canta como excesso de felicidade ou para espantar os seus demónios, é disso a imagem mais fiel.”

YESTERDAY

http://projectyesterday.wordpress.com | http://project-yesterday.bandcamp.com

facebook: The Waiting, New Album by Yesterday

twitter: http://twitter.com/proj_yesterday

vimeo: http://vimeo.com/projectyesterday

soundcloud: http://soundcloud.com/project_yesterday

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide