O Terreiro do Paço em Lisboa recebe, esta quinta-feira, um espectáculo que revisita o cancioneiro e os ideais de Abril através do cruzamento de artistas nacionais de diversas gerações. Pelo palco do “Mais Abril” passarão um total de 20 artistas, num espectáculo que percorrerá parte do cancioneiro de Zeca Afonso, José Mário Branco, Sérgio Godinho e Fausto (entre outros), da poesia de Sophia de Mello Breyner, Alexandre O’Neil ou Manuel Alegre, assim como temas mais recentes da música nacional.
Com início às 22h30, o evento integra as comemorações municipais dos 40 anos do 25 de Abril, contando ainda com um espectáculo de video mapping e uma criação pirotécnica.
MAIS ABRIL
22H30 . ACESSO LIVRE
TERREIRO DO PAÇO. LISBOA
22H30 . VIDEO MAPPING PROJETAR ABRIL
22H45 . CONCERTO
01h05 . ESPETÁCULO PIROTECNIA
Estarão presentes B Fachada, Camané, Capicua, Capitão Fausto, Carlos Guerreiro, o Coro Lisboa Cantat, Couple Coffee, Dead Combo, Flak, João Peste, JP Simões, Júlio Pereira, Linda Martini, Maria do Céu Guerra, Norberto Lobo, Stereosauro, Velha Gaiteira, Xana, You Can’t Win Charlie Brown e Zeca Medeiros.
O concerto, criado pelo MUSICBOX LISBOA (CTL – Cultural Trend Lisbon) a convite da CML e EGEAC, pretende ser reflexo da importância da palavra cantada e dita na discussão e disseminação de ideias, assim como um espaço de encontro entre diferentes gerações de artistas. O espectáculo promoverá, assim, diversas parcerias, de que são exemplo os encontros de Dead Combo com B Fachada numa abordagem a um tema de José Almada; You Can’t Win Charlie Brown com Zeca Medeiros e Norberto Lobo, em reinterpretações de temas de José Afonso; Capitão Fausto com Júlio Pereira e JP Simões, numa viagem a “Marcolino” de Fausto; Linda Martini com Capicua e com Xana e Flak dos Rádio Macau; e ainda, Camané com os Dead Combo para a “Inquietação” de José Mário Branco.
O espectáculo integra ainda curtos filmes alusivos a temas e figuras da História de Abril, realizados por Paulo Abreu, Jorge Gonçalves, Rui Simões e João Pedro Gomes.